Benefícios da Cebola Branca

Benefícios da Cebola Branca

A cebola branca tem sabor intenso. Não é tão fácil encontra-la como a cebola amarela e a cebola roxa. A cebola branca é mais recomendada para receitas que vão no fogo, como é o caso de molhos, por exemplo. A cebola tem ação anti-inflamatória em nosso organismo. Além de ter ação antibacteriana, pois ajuda a prevenir que bactérias se proliferem em nosso organismo. E a cebola branca também faz bem para a saúde do coração.

A cebola é um dos alimentos mais usados na culinária brasileira. Ela consegue se adaptar à praticamente todos os pratos saldados. Como se não bastasse ser um alimento muito saboroso, ela também oferece importantes propriedades medicinais.

Nutrientes Presentes na Cebola Branca

A água é considerada como um dos principais componentes da cebola. Ela representa 90% da composição total da cebola. Os 10% que sobram são compostos de vários nutrientes. Confira abaixo:

  • Vitaminas do complexo B: elas são importantes para manter o bom funcionamento do nosso sistema nervoso e o imunológico. Tem também vitaminas C e E, que agem como antioxidantes em nosso organismo.
  • Óleos essenciais: são eles os responsáveis por grande parte das propriedades da cebola, assim como pela ação que nos faz lacrimejar quando picamos a cebola.
  • Oligoelementos e minerais: como o magnésio, potássio, o cálcio, fósforo, sódio, enxofre, e etc.

Propriedades da Cebola

A cebola tem ação diurética, pois é rica em água e em fibras. É uma importante aliada no tratamento de tosse, de resfriado, de dor de garganta, bronquite e também de outras doenças do aparelho respiratório. É um alimento com baixo teor de açúcar e de gordura, o que o torna ainda mais ideal para a dieta. A cebola também é contribui para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides. E muito mais…

Benefícios da Cebola Branca

Vejamos abaixo a relação dos principais benefícios que a cebola oferece para a nossa saúde. Acompanhe:

  • Ajuda a combater a anemia: pois a cebola tem nutrientes importantes que ajudam no combate à anemia, como o ferro, vitaminas C e E e o fósforo.
  • Melhora a circulação: a cebola é rica em quercetina, elemento importante para aumentar o fluxo sanguíneo. Isso ajuda a reduzir as chances de varizes e trombose.
  • Controle da hipertensão: o potássio presente na cebola ajuda a reduzir o líquido retido. Consumir a cebola crua ajuda a controlar a pressão arterial.
  • Melhora a imunidade: a vitamina C presente na cebola ajuda a aumentar a imunidade do nosso corpo, criando uma espécie de barreira contra vírus e doenças que podem afetar o nosso organismo.
  • Ajuda a regular o sistema nervoso: a cebola contém magnésia, que ajuda no relaxamento do sistema nervoso. Além de vitamina B e potássio, que melhoram os impulsos nervosos e a sua transmissão.
  • Ajuda a aliviar a dor de cabeça: outra função da quercetina é que ela age como uma espécie de analgésico, aliviando a dor de cabeça e demais problemas que estejam relacionados com a tensão.
  • Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce: os antioxidantes da cebola, assim como os compostos sulforosos e flavonoides, que juntos ajudam a reduzir os danos provocados pelas toxinas ao nosso organismo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *