Culinária Chilena

Com traços marcantes de sua colonização, a culinária chilena baseia-se no forte tempero espanhol e também se caracteriza por ser uma das mais saborosas e fartas do Cone sul.

Um dos mais rotineiros costumes dos chilenos é iniciar seu dia com o que ele chamam de desjejum com torradas, acompanhadas de geléia de frutas ou manteiga, para beber, não são tão acostumados com café, tendo preferência pelo chá.

Pratos da cozinha chilena

Culinária Chilena

Culinária Chilena

Devido à grande variedade de pratos, a dificuldade maior é quanto à escolha por onde começar a degustação, aconselhando ao turista que escolha inicialmente peixe ou frutos do mar, pela grande costa que o cerca, a variedade e qualidade deste tipo de prato é indiscutível.

Quanto aos pratos, podemos destacar o chupe, prato típico de mariscos acompanhado com um característico molho picante ideal para ser degustado com pão. Outros pratos de destaque na culinária pesqueira são o Pulmay e o Curanto, idênticos nos ingredientes, mas diferenciados no preparo.

Ambos são compostos de Mariscos, carnes de ave ou de porco, cebolas, batatas e chapeletes, que são omeletes preparados à brasa, cozinhando num buraco em meio ao chão com folhas de nalca no caso do Curanto ou a mesma mistura cozinhada numa panela, no caso do Pulmay. Outras delícias de mariscos são a Sopa de Mariscos, a Cazuela e a Sopa de Peixe.

Carnes

Comidas

Comidas

Se há um lugar no mundo onde a carne é bem servida de temperos este local é o Chile. A variedade de maneiras com que a carne é preparada também é demasiado variada, principalmente por carnes cozidas, como o Aijaco com Cebolas, que consiste na carne cozida com cebolas, batatas, pão, suco de limão e laranja. Outra carne bastante consumida é a cazuela, de origem espanhola, que é um cozido com pedaços grandes de carne acompanhada de abóbora, batatas e milho, não importando se a carne seja de vaca, de frango ou de porco.

Temos ainda na mesma linha da Cazuela a Carbonada, que é uma carne frita acompanhada de muitas qualidades de verduras e o Charquicán, que é um típico prato chileno, provavelmente de origem indígena que consiste num charque preparado com verduras e escabeche.

Prato recomendado é o Al Palo, que é um cordeiro aberto assando no ar livre, com o auxílio de uma forquilha e uma valeta no chão, acompanha-se salada à chilena, que como pertences contém cebola, tomates, cilantro e alguns outros temperos que variam de região à região.

Preferência nacional

Típica

Típica

Um dos pratos que é imperdoável se você viajar para o Chile e não experimentar é a empada chilena, preferência nacional há mais de 300 anos e que consiste num salgado embrulhado em massa com recheio de cebola picada, carne, azeitonas, ovos e uva passas. Para os que não apreciam carne vermelha há o pequén, que consiste no mesmo tira-gosto, só com a ausência da carne.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>