Escondidinho: Um Prato Simples e Delicioso

Escondidinho de Mandioca

O tradicional prato escondidinho, que normalmente consiste em uma base de purê de batatas com a base e a cobertura de um molho, pode ganhar um toque novo e diferente se feito com um purê de mandioca!

Substitua As Batatas Por Mandioca

Substitua As Batatas Por Mandioca

Para fazer o prato, você vai precisar de:

  • 1 kg de carne moída
  • Uma cebola grande picada
  • Um tomate maduro picado sem casca e sem sementes
  • Duas colheres de sopa de óleo
  • 1 dente de alho bem amassado
  • Meio copo de molho de tomate e sal à gosto

Para o purê de mandioca, você vai precisar de:

  • 1 kg de mandioca descascada e bem cozinha (quanto mais molinha ela estiver, mais fácil de fazer o purê)
  • 4 xícaras de leite
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • Meia lata de creme de leite
  • Sal à gosto

Modo de preparar:

Primeiro, para preparar o purê: coloque as mandiocas em um espremedor de batatas ou então bata no liquidificador com um pouquinho de leite, até que ela fique cremosa, sem pedaços inteiros. Coloque a mandioca já bem batida em uma panela e leve ao fogo brando, acrescentando aos poucos a margarina e o sal até dar tempero, junto com os demais temperos para dar o sabor. Deixe cozinhar, até que tenha formado um creme bem consistente. Desligue o fogo e então junte o creme com o creme de leite, misturando bem. Reserve.

Para fazer o molho do recheio, doure a cebola e o alho em uma panela com as duas colheres de sopa de óleo. Acrescente o tomate bem picado e deixe secar, até que o molho esteja fritando. Coloque a carne moída e deixe refogar bem, até que ela esteja completamente frita. Acrescente o sal aos poucos, para que o molho não fique salgado demais.

Coloque meio copo de água e deixe cozinhar por alguns minutos, para que a carne possa pegar o sabor do tempero. Confira se o molho está bom de sal e acrescente o molho de tomates, mexendo sempre. Deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Depois do molho pronto, pegue um prato refratário de tamanho médio e unte seu fundo e bordas com margarina. Em seguida, coloque uma camada generosa de purê de mandioca no fundo, colocando o molho de carne moída em cima. Cubra mais uma vez com uma camada grossa do purê de mandioca.

Antes de levar ao forno, você pode cobrir essa delícia com requeijão e polvilhar com queijo ralado, para dar um toque especial. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos e o escondidinho está pronto para servir!

Imagem de Amostra do You Tube

Escondidinho de Frango

Adicione Frango e Deixe o Escondidinho Ainda Mais Delicioso

Adicione Frango e Deixe o Escondidinho Ainda Mais Delicioso

Para fazer o escondidinho, você vai precisar de:

  • 1 kg de batatas
  • 3 gemas de ovo
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 1 copo de leite
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 1 kg de filé de frango
  • 1 cebola grande picada
  • 1 copo de requeijão
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 xícara de chá de maionese
  • 100 gramas de queijo ralado
  • 3 tomates maduros, descascados e sem semente
  • 3 dentes de alho bem amassados
  • 1 xícara de caldo de galinha
  • 2 colheres de sopa de azeite

Modo de preparar:

Primeiro, para fazer o purê de batatas que será a base do escondidinho: Cozinhe bem as batatas, até que elas estejam em um ponto que fiquem bem molinhas para serem, então, passadas no espremedor de batatas. Caso não tenha um espremedor, amasse bem as batatas, até que nenhuma parte delas esteja inteira, formando um creme grosso. Depois de as batatas amassadas, coloque as gemas, o sal, o leite e a margarina aos poucos, misturando muito bem, até que a consistência da massa seja a de um purê firme – cuide com o leite, para não acrescentar demais, e deixar o purê muito mole. Reserve o purê.

Para preparar o frango, você deve temperá-lo na hora de cozinhar, com sal e temperos a gosto. Cozinhe o frango, desfiando-o bem fininho. Coloque em uma panela as duas colheres de sopa de azeite e doure nelas o alho e a cebola. Acrescente o tomate, deixe que fique bem molinho, e então coloque o frango. Deixe refogar bem, para que os ingredientes temperem bem o frango. Por fim, coloque o caldo de galinha na mistura, deixe ferver alguns minutos, para que o tempero pegue bem na carne.

Pegue um refratário de tamanho médio e unte-o com margarina. Coloque uma camada generosa do purê de batatas sobre o refratário. Em seguida, acrescente o molho de frango, e cubra, por fim, também com purê, escondendo bem o frango.

Sobre esta última camada de purê, coloque o requeijão e polvilhe o queijo ralado a gosto. Leve ao forno por alguns minutos até o queijo dourar por cima do requeijão e sirva acompanhado de arroz ou salada!

Imagem de Amostra do You Tube

Acompanhamentos para Escondidinho

Quando se trata de pratos mais pesados, sejam eles massas, molhos ou receitas com legumes mais encorpados, os acompanhamentos sempre devem ser leves, e no caso de um escondidinho não é diferente.

Seja ele feito tradicionalmente, com purê de batatas e carne moída, ou mesmo pratos mais diferentes, como escondidinho com camarão e purê de mandioca, ou escondidinho com bacalhau e batatas, os acompanhamentos têm de ser leves e constituídos de comidas mais frias, para que a refeição não fique pesada demais.

Arroz Branco

À parte as saladas, o que pode acompanhar o escondidinho é um arroz branco, sem muitos temperos, um arroz simples. Uma boa dica para fazer deste arroz algo mais saboroso, sem que ele fique pesado e acabe roubando o lugar de prato principal do escondidinho, é fazê-lo refogado com alho.

Aqueça óleo em uma panela (duas colheres de sopa está bom) e então acrescente um dente de alho picado e bem amassado. Deixe o alho dourar completamente, e então coloque duas xícaras de arroz para fritar com o alho. Acrescente o sal aos poucos e então a água, deixando cozinhar normalmente.

Este tipo de arroz não perde a leveza, mas ganha um novo toque ao paladar, pelo acréscimo do alho. O único cuidado com este tipo de acompanhamento é pegar um pouquinho mais leve no alho da receita do escondidinho, para que o sabor do alho não fique mais forte que o da carne.

Salada

Além do arroz branco, uma boa salada é o melhor acompanhamento para todos os tipos de escondidinho. Uma salada mais básica, com tomates e alface, por exemplo, acompanha bem os escondidinhos mais elaborados. Já algo mais requintado ou cheio, como uma salada bem feita de alface, rúcula com bacon e pepinos, é uma boa pedida para dar um toque a mais em um escondidinho mais simples, como o clássico de carne moída com purê de batatas.

O importante na hora de escolher o acompanhamento é equilibrar bem o tipo de alimento que será combinado: Quanto mais elaborada for a receita do escondidinho, mais simples a salada deve ser, para que ela não fique com mais força do que o prato principal.

Capriche bastante na apresentação do prato, usando decorações simples, e uma louça bonita. Não vai ter como errar! Em caso de dúvidas sobre qual acompanhamento vai melhor com qual escondidinho – se uma salada ou arroz – faça os dois, optando por complementos simples, que certamente irão bem com tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>