Knorr

A marca de alimentos Knorr tem origem alemã e pertence ao portfólio de marcas da gigante companhia anglo-holandesa Unilever desde o ano de 2000 quando esta comprou a Best Foods. Dentre os seus produtos estão caldos, condimentos e misturas para sopas desidratadas. Uma curiosidade a respeito dessa marca é que o único país do mundo em que a Unilever não tem direitos sobre a marca Knorr é no Japão em que o controle é da Ajinomoto.

O nome usado para vender esses produtos na Austrália é Continental e na Indonésia o nome é Royco. A fundação da marca foi em 1838 por Carl Heinrich Theodor Knorr e a sede da empresa está localizada em Heilbronn na Alemanha. Para se ter uma ideia as vendas da marca superam os 3 bilhões de euros. Dentre todas as marcas da Unilever, a Knorr, é a que mais vende.

A História da Knorr

No começo do século XIX ainda não existia geladeira ou freezer para poder conservar os alimentos. Não existia nem mesmo supermercados, as compras eram feitas em feiras e mercearias. Em geral a refeição a seguir dependia de ter alimentos frescos, com isso entendemos porque existia grande apreensão em relação à possibilidade de passar fome na Europa uma vez que uma simples mudança do tempo podia acabar com os alimentos.

O grande desafio dessa fase era encontrar uma maneira de conservar os alimentos garantindo que eles fossem preservados para além da época de colheita. Nesse contexto o alemão Carl Heinrich Theodor Knorr que tinha uma mercearia começou a realizar experiências junto com estudiosos de nutrição e química para conseguir secar vegetais e temperos.

The Knorr Company

No ano de 1838 finalmente Carl Heinrich Theodor Knorr fundou a sua empresa que chamou de The Knorr Company. Foi aberta a sua primeira fábrica com o objetivo de produzir chicória desidratada para fornecer a indústria de café. Em 1839 a fábrica precisou ser aumentada para que fosse possível atender a demanda do mercado. Em paralelo ainda eram realizadas experiências e pesquisas a respeito do ressecamento de vegetais e temperos com o objetivo de manter o seu sabor e o seu valor nutritivo.

Foi no ano de 1873 que a empresa conseguiu oferecer ao mercado da Europa os seus primeiros produtos com misturas secas de vegetais, legumes além de temperos para fazer sopas prontas que eram vendidas em embalagens de saquinhos. A empresa continuou sob o comando dos filhos do fundados Alfred e Carl Eduard.

Novidades

Os herdeiros então passaram a investir em produtos como os vegetais desidratados e em pó que podiam ser colocados na água para se transformar em sopa. A possibilidade de conservar os legumes através de desidratação tornou possível que o homem concentrasse os alimentos em volumes pequenos.

Longo Caminho

A Knorr atualmente é um símbolo de uma cozinha prática, contudo, para chegar a essa imagem precisou percorreu um longo caminho. Foi necessário ir em busca de tecnologias inovadoras, pensar com criatividade e estar sempre observando os desejos das pessoas. Hoje em dia a empresa oferece temperos, tem bases culinárias e também pratos prontos.

Internacionalização

A internacionalização da Knorr começou no ano de 1885 quando foram construídas as fábricas da Suíça e da Áustria. Nessa fase a empresa tinha linhas de produtos bem diversificadas como farinha, sopas em pó e em tabletes, comida para bebê entre outros. Como os produtos da empresa eram muito utilizados pelas Forças Armadas da Alemanha ela acabou sendo controlada pelo Estado em 1899.

Caldo de Carne em Cubo

No ano de 1912 a empresa foi responsável por mais uma revolução no mercado de produtos alimentícios com o primeiro caldo de carne em forma de cubo. Esse produto teve uma importância tão grande pelo fato de que a partir dele as famílias podiam finalmente preparar as suas refeições sem precisar fazer o seu caldo caseiro. Atualmente, é muito comum as pessoas chamarem qualquer caldo de carne em cubo de Knorr porque a marca é muito representativa.

Queda Alemã

A Primeira Guerra Mundial representou uma queda de faturamento para a empresa que já estava presente em países como Itália e França. A empresa só voltaria a ter um bom desempenho no começo da década de 1920 devido a uma inteligente forma de administrar os negócios. No começo da década de 1930 as sopas da Knorr começaram a ser exportadas para os Estados Unidos.

Novamente uma guerra – a Segunda Guerra Mundial – afetou os negócios da empresa que mesmo tendo um aumento considerável de demanda viu a sua qualidade decair muito devido às restrições impostas pelo conflito. A Knorr quase foi a falência e algumas fábricas foram destruídas devido aos bombardeios. Nessa época sobraram somente as fábricas da Suíça e da Áustria que passaram a ter função chave de fornecimento de alimentos na Europa.

Retorno da Família Knorr

Depois que a Segunda Guerra terminou a família Knorr voltou a controlar a empresa, houve a expansão das fábricas e um bom investimento no desenvolvimento de tecnologia. Numa década apenas os alimentos desidratados passaram a ser usados no mundo todo.

Um grande ganho foi o fato de que no ano de 1948 o tempo de preparo das sopas desidratadas foi diminuído para 5 a 10 minutos. Além disso, as sopas eram vendidas em saquinhos feitos de alumínio que eram fechados hermeticamente de maneira a proteger contra a umidade.

Ampliação

A variedade de produtos Knorr aumentou bastante na década de 1950, foram criadas novas opções de molhos, sopas, caldos em cubos e temperos. No ano de 1957 os produtos da marca podiam ser encontrados em oito países do mundo. Em 1958 a empresa foi vendida para a empresa norte-americana CPC (Corn Products Company) a precursora da Bestfoods.

Novas Fronteiras

Com essa venda a Knorr passou a ter mais força para se estabelecer em outros países. No ano de 1962 aconteceu a fundação do instituto de pesquisa e desenvolvimento em Heilbronn que consiste num centro culinário que tem como objetivo realizar testes de receitas novas. Adiante a Knorr apenas fez crescer de maneira que no ano de 2000 despertou o desejo de compra da gigante Unilever se tornando então uma marca ainda mais globalizada.

A Knorr tem o intuito de dar às pessoas, sabores maravilhosos aos bons alimentos a qualquer hora do dia, e também em todos os dias. Ela acredita que os bons alimentos são extremamente importantes. Assim, dando um sabor mais delicioso às refeições diárias, deixando-as tão mágicas quanto as refeições feitas em ocasiões especiais.O tempero Knorr foi fundado no ano de 1983, quando Carl Heinrich Knorr, o fundador, conduziu experiências pioneiras ao secar vegetais e temperos para preservar seus valores nutricionais e sabores.

A partir daí a Knorr tornou-se uma marca internacional, que oferece aos consumidores uma ampla gama de caldos, temperos e sopas, disponíveis por todo o mercado.O gosto e o sabor dos produtos da Knorr devem às habilidades culinárias dos chefs da empresa. Em 1993 a Unilever incorporou a Cica, assim, o extrato de tomate de elefante, as polpas e molhos de tomates passarem a fazer parte da linha Knorr Cica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *