Culinária Mexicana

De tantos misturados sabores a culinária mexicana é uma das que são mais difíceis de descobrir a origem, disse certa vez um mestre literário. O certo é que a comida mexicana tem riqueza de variedades, elaborada e muito forte em matéria de sabores. É muito miscigenada com a comida espanhola, embora o sotaque da mexicana é que é pesada em temperos e ervas, provenientes dos indígenas. Baseado na adoração dos indígenas pelo milho, no chili, que é uma espécie de pimentão picante e símbolo do país,  e o feijão, dão uma cara toda especial aos pratos mexicanos.

Comida

Costumes

Os mexicanos tem um lema para ter saúde: Desjejue como um rei (coma muito bem), almoce como um príncipe (coma normalmente) e Jante como um pobre (coma pouco) para Ter uma vida longínqüa e com saúde. O desjejum mexicano é farto e acontece geralmente cedo, por volta das sete da manhã, e pode-se comer tanto o tradicional café da manhã com chá ou café com leite como também alguns pratos servidos na panela (!). Antes do almoço é comum em quase todos os lugarejos tomar um aperitivo, que pode ser cerveja ou alguma bebida acompanhada de petiscos como a tapa espanhola. O almoço para muitos é a melhor parte do dia e é composto da guarnição a que eles chama de soupa, um outro prato, que pode ser peixe, frango ou carne e ainda para finalizar o café com bolinho de milho.

Gastronomia

Pratos Tradicionais

Com pedaços de carne  e chili roxo, ornamentado com cebolas e alho é um dos prato mais tradicionais da ala norte do país, que também se destaca pelo consumo de tacos de frango, de porco e de carne. Outro prato conhecidíssimo é o Frango à Pepian, que se parece muito com o mole, só que é uma pasta composta principalmente do gergelim. O acompanhamento mais típico desta região é o molho de pepino, que é par constante dos romeritos, das herbas de cheiro e da torta de camarão com milho. Ao estilo veracruz, há o huachinango, cozido de peixe e mariscos e há também o cebiche, que são troços de peixe e os mariscos no limão, paixão dos mexicanos por todo o país.

Clinária Mexicana

Tempero

No caso de ficar receoso com a comida mexicana por causa da fama de muito tempero, ou se ainda é adepto de beliscar ao invés de comer, então pode ficar tranquilo, por que a variedade que irá encontrar é grande e deliciosa, como as pamonhas de carne, que são embrulhadas na folha do milho, os famosos burritos, que para quem não conhece é um enrolado de omelete com os mais variados tipos de recheio, as flautas, que são iguias aos burritos, mais são fatiados. Outra especialidade é o peculiar queijo Oaxaca, só encontrado no México, os chouriços que são aqui conhecidos como linguiça, uma torta deliciosa coberta com vários ingredientes do tipo “limpeza de geladeira” chamada memela. Enfim, uma culinária, rica, condimentada e muito variada é o que o mexicano oferece, experimente quando for viajar por lá, não irá se arrepender!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mexicana

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • da hora amei

    barbara 30 de abril de 2014 0:42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *