Mocotó, Comida Típica Gaúcha

Há quem diga que não come mocotó depois que sabe do que ele é feito, mas se prova com certeza vai se apaixonar, pois o sabor é irresistível, com muitas calorias, mas nada que um bom vinho não ajude na hora de queimar as calorias.

Mocotó, Comida Típica Gaúcha

Mocotó, Comida Típica Gaúcha

O mocotó é uma comida feita com miúdos de boi, para ser mais preciso ele é feito do buxo do animal, que depois de lavado e limpo ele fica bem branquinho sem odor vai para a panela de pressão para cozinhar e junto com ele vão as patas que também passam pelo mesmo processo de limpeza e são cortadas em tiras bem pequenas para que quando forem cozidas deixem sair do seu interior o tutano que da sabor e para dar consistência vai também o feijão branco.

Depois que os ingredientes estiverem todos cozidos eles serão colocados em uma panela para ferverem juntos e é acrescentado todos os temperos necessários para dar mais sabor ao mocotó e por fim é colocado no prato servido azeitonas verdes, ovo cozido picado e tempero verde. Esse prato geralmente é servido em grandes encontros e festas e geralmente no inverno, pois é uma comida quente e muito calórica e deve ser ingerida com moderação.

Tradicional

Tradicional

Esse é um prato que faz muito sucesso na culinária gaúcha ele veio dês de o tempo dos tropeiros que precisavam de uma comida quente para poder se aquecer nos dias e noites frias de inverno que quando sopra o vento sul chamado Minuano é de “renguear cusco” e haja comida para esquentar durante o inverno gaúcho.

O povo gaúcho é um povo que tem uma cultura muito forte principalmente na culinária que vai passando de geração em geração, varias festas são elaboradas durante o ano e não pode faltar o mocotó como principal prato e os turistas adoram provar esse delicioso prato típico.

Alimento calórico

Pratos

Pratos

Por ser um alimento muito calórico o mocotó não deve ser consumido com muita freqüência principalmente por pessoas que já tenham um histórico de colesterol ou problemas cardíacos, mas nada impede que a pessoa possa consumir um prato.

Dizem as lendas que o mocotó é um prato de levantar defunto, por suas propriedades energéticas, pois um parto de mocotó equivale a uma refeição bem farta com vários nutrientes e legumes.

Para pessoas que fazem dieta também não é aconselhável comer o mocotó, pois se trata de um alimento forte e pode até fazer mal diante de uma dieta em que o sistema digestivo está acostumado á comer pouco alimento e de baixa caloria. Mas existe um momento em que o ser humano deve deixar de lado pelo menos uma vez por ano e se entregar as delicias da culinária brasileira.

3 comentários

  1. eu queiro ver as comidas tipica me mostra agora

  2. dobradinha é do buxo do boi. O mocotó é do pé!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>