Ovo De Avestruz Frito

A culinária sempre fez parte do cotidiano humano, não é verdade? Pois é. Só que, nesse sentido, faz relativamente pouco tempo que o ser humano conseguiu ter um acesso mais maciço a alguns tipos de técnicas para poderem cozinhar com maior praticidade e, também com um maior charme.

Os mais renomados historiadores, arqueólogos e pesquisadores dizem que, há milhares de anos, quando os nossos ancestrais começaram a surgir por aqui, não se falava em nada além de sobrevivência: ou seja, o ser humano trabalhava apenas para poder sobreviver, criando técnicas de defesa, bem como, também, de caça, para poder conseguir chegar à caça de diversos tipos de animais, de pequeno e de grande porte.

O Fogo

Com o passar do tempo, alguns elementos naturais foram conhecidos, tendo sido cruciais para fazer com que o ser humano começasse a ter novas técnicas para poder ter um maior aproveitamento do que ele tinha à sua disposição. O fogo é um belo exemplo disso, pois ele teve inúmeras aplicações durante a história.

Assim que o ser humano conseguiu ter acesso ao fogo, ele passou a manipulá-lo a seu favor. Utilizando madeiras e pedras, o ser humano conseguiu reproduzir o elemento que passou a protege-lo dos predadores, bem como, também, a se esquentar em períodos frios.

Só que a sua aplicação na alimentação das pessoas teve um grande resultado: antes do fogo, os seres humanos consumiam as carnes e os alimentos de maneira crua, principalmente as carnes, o que fazia com que diversas doenças presentes na carne crua, como a cisticercose, adoecessem e também fizesse vir a óbito um grande número de pessoas. Em resumo, o fogo ajudou que os seres humanos passassem a ter uma maior perspectiva de sobrevivência.

Ilustração Sobre o Fogo e a Alimentação na História

Ilustração Sobre o Fogo e a Alimentação na História

Além da carne, o ser humano também aproveitava diversos outros tipos de alimentos, tais como os ovos de aves, já que se sabe que eles contém um grande número de proteínas, o que faz com que a saúde seja fortalecida.

E, no nosso artigo de hoje, iremos falar sobre uma ave que está presente no imaginário das pessoas como sendo uma ave “engraçada” mas, ao mesmo tempo, bastante curiosa: o avestruz. Além disso, iremos falar um pouco de sua historia e de como preparar um delicioso ovo de avestruz frito. Vamos lá?

O Avestruz

Foto de Dois Avestruzes

Foto de Dois Avestruzes

O avestruz nada mais é do que uma ave que está presente no nosso planeta desde os tempos mais remotos. Além de ser bastante antiga, o avestruz também é uma ave bastante peculiar, por conta de seu tamanho, que pode chegar  a mais de dois metros de altura, isso sem contar a sua envergadura, que pode ser bem mais do que o dobro disso. As suas características não param por aí: em se tratando de velocidade, o avestruz pode atingir velocidades bastante incríveis para o seu tamanho, assim como o leopardo, que é o animal mais veloz da natureza.

É bastante encontrada em locais com clima mais amenos e também tropicais, estando presente nos territórios brasileiros, africanos, na Ásia, entre outros lugares. Em suma, o avestruz pode ser encontrado em, praticamente, todos os locais, exceto na Antártida, o local mais frio do planeta (assim como no polo norte também, logicamente).

A ave começou a ser alvo de estudo a partir do século XVIII, quando um pesquisador de renome na comunidade acadêmica da época decidiu estudar um pouco mais sobre as grandes aves que não tinham a capacidade de voar. Isso é uma característica do avestruz: apesar de contar com um par de asas bastante grande, o seu peso é muito mais alto, o que não permite que ela levante voo, fazendo com que ela fique confinada no meio terrestre. Isso não impede, por exemplo, que os avestruzes selvagens consigam planar por alguns instantes no ar. Isso acontece, basicamente, com as galinhas também.

Como já dito inicialmente, os avestruzes são exímios corredores, fazendo com que possam alcançar incríveis 80 quilômetros por hora. O mais inacreditável nisso tudo é  fazer com que o animal consiga alcançar essa capacidade, já que o seu tamanho seria um grande empecilho, bem como também o seu peso, que pode chegar, em avestruzes adultos, a 150 quilogramas.

A Reprodução Dos Avestruzes

Os avestruzes se reproduzem, basicamente, como as diversas aves existentes no planeta hoje, só que levam um pouco mais de tempo para atingirem a maturidade sexual: a partir dos quatro anos de idade é que elas começam a ter uma pretensão maior para poderem adquirir para si uma maturidade sexual que é esperada para uma espécie desse jeito. Os avestruzes do sexo masculino amadurecem mais tarde do que as avestruzes fêmeas, sendo que ela tem um amadurecimento de cerca de seis meses de adianto em relação ao macho.

Reprodução Dos Avestruzes

Reprodução Dos Avestruzes

Quando as aves vão para o momento de acasalamento, o macho começa a fazer o ritual, que consiste em assobiar, sendo que esse assobio pode fazer com que as fêmeas interessadas em acasalamento possam se aproximar do macho. Lembrando que, quando o macho começa a assobiar, ele não atrai somente uma fêmea, mas sim, um harém, que pode conter mais de cinco fêmeas.

Quando há dois machos disputando o mesmo harém, pode acontecer diversos conflitos que faz com que os machos saiam bastante feridos. Porém, quando um vence,  ele tem o direito de se acasalar com todas as fêmeas do ambiente, fazendo com que uma delas se sobressaia perante as outras, sendo chamada de a “fêmea dominante”. O coito, para acontecer, necessita que a fêmea se abaixe para que o macho possa “empoleirar” sobre ela.

O Ovo de Avestruz

Homem Segurando Um Ovo de Avestruz

Homem Segurando Um Ovo de Avestruz

O ovo de avestruz é um dos mais estranhos, digamos assim. Isso porque num mundo onde se está acostumado com ovos de tamanhos mais diminutos, tais como o de galinha, por ser mais cômodo comercialmente, um ovo que costuma ter o tamanho de 10 ovos de galinha (ou mais) pode causar um certo espanto.

Mas, ao contrário do que muita gente acredita, o ovo de avestruz pode ser tranquilamente comestível. No entanto, existe a dificuldade de fazer com que ele seja aberto, sendo necessário utilizar diversas ferramentas para tal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *