Por Que a Cebola Faz Chorar?

Tem coisa mais chata do que ter que cortar cebola e desandar a chorar? Mesmo que não seja você quem esteja cortando a cebola pode acontecer de derramar algumas lágrimas por estar perto de quem o está fazendo. Mas, afinal por que será que as pessoas choram ao cortar uma inocente cebola?

Se você tem essa curiosidade continue lendo e descubra, da próxima vez que for cortar uma cebola vai lembrar disso em meio as suas lágrimas.

Cebola – Por Que nos Faz Chorar?

De início é importante dizer que o que nos faz chorar são os gases liberados pela cebola quando alguém corta o vegetal. Quando esses gases entram em contato com a água presente nos nossos olhos causam uma reação que forma um ácido. Por sua vez esse ácido irrita o globo ocular. O organismo então procura uma forma de se livrar daquilo que o está incomodando e então começam as lágrimas.

Dicas Para Evitar o ‘Chororô’

Pode ser interessante cortar cebola próximo a um ventilador que ajuda a dispersas os gases antes que eles possam chegar perto dos olhos. Outra forma de evitar a choradeira provocada pelo corte das cebolas é cortá-las em água corrente.

Ainda é interessante utilizar uma faca que esteja bem afiada, procure também deixar as cebolas por um bom tempo dentro da geladeira antes de cortá-las. Essas medidas são bem interessantes para que a liberação do gás seja reduzida.

Você pode ainda molhar as suas mãos antes de cortar a cebola assim as substâncias responsáveis por criar o ácido irão encontrar água antes de chegar aos seus olhos. Coloque a cebola em água quente por uns cinco minutos para que as suas enzimas sejam desnaturadas. O grande problema aparece mesmo quando a cebola vai ser usada numa salada.

Ajuda da Ciência

Derramar lágrimas ao cortar cebola é um verdadeiro martírio para muitas pessoas e pensando em por fim nesse problema os cientistas empreenderam um estudo em 2002 no qual descobriram qual é o gás da cebola que causa essa irritação toda nos olhos. Agora os cientistas têm trabalhado com a possibilidade de produzir uma cebola que seja modificada geneticamente e que não tenha essa enzima.

O Passo a Passo do Mar de Lágrimas

Cortando a Cebola

Assim que uma pessoa corta a cebola algumas células desse vegetal são rompidas e com isso liberam vários compostos. Um deles tem como principal componente o enxofre que é o responsável por começar a queda de lágrimas.

O Gás

O composto feito de enxofre acaba virando gás quando em contato com a atmosfera e assim acaba se espalhando pelo ambiente. Assim que ele entra em contato com a água presente nos nossos olhos se converte num tipo de ácido sulfúrico (H2SO4) que é muito irritativo para os nosso olhos.

Chorando

O organismo tenta se livrar desse gás através das lágrimas. Para isso as glândulas lacrimais são estimuladas e produzem as lágrimas que acabam lavando o globo ocular. Assim que o choro tem fim o olho fica novamente limpo.

Livrando-se do Cheiro de Cebola

Outra questão bem delicada em relação as cebolas é que elas deixam um cheiro forte nas mãos. Uma forma de se livrar desse odor é deixar as mãos embaixo de água corrente esfregando uma na outra. Apenas a queda da água deverá limpar o sumo da cebola que ficou na sua mão.

Dicas Para se Livrar de Mau Hálito Causado por Cebola

Além de causar as lágrimas ao ser cortada a cebola causa mau hálito quando ingerida assim como o alho. Contudo, muita gente adora pratos que são carregados desse vegetal e não devem deixar de atender o seu gosto somente devido a esse contratempo. Vamos te dar algumas dicas de como acabar com o mau hálito causando pelo vegetal e pelo alho também. Não se prive do que gosta, aprenda a se livrar do mau hálito.

Comidas e Bebidas Que Amenizam o Mau Hálito

Existem alguns alimentos e bebidas que podem ajuda a neutralizar o mau hálito causado pela cebola. Uma boa aposta é a mostarda, para isso pegue uma colher de chá de mostarda e bocheche com a mesma por um minuto e depois cuspa. Na sequência pegue meia colher de chá de mostarda e ingira. A mostarda que chegar ao seu estômago irá terminar de eliminar o cheiro desagradável deixado pelo vegetal.

Outra dica boa é comer alimentos mentolados para conseguir refrescar o seu hálito. Dentre as boas opções estão hortelã e salsinha. Por exemplo, chá de hortelã é excelente para remover o cheiro ruim que o alho e a cebola deixam. Você ainda pode apostar em gomas de mascar que contenham  xilitol que refrescam bem o hálito.

O Poder dos Vegetais

Dentre os alimentos que ajudam a acabar com o mau odor deixado pela cebola e pelo alho aparecem em destaque os vegetais. Sendo assim inclua na sua refeição limões, purê de batata, cogumelos e cenouras. Os alimentos que indicamos podem ser usados como acompanhamento de pratos que sejam muito carregados de alho e cebola.

Carboidratos

Se puder coma uma fatia de pão depois dessa refeição com muito alho ou cebola, pois a falta de carboidratos pode ajudar o mau hálito a se instalar. Você pode comer o pão na refeição seguinte.

Líquidos

Boas opções de líquidos nessa situação são o chá verde, água e limonada que ajudam a remover o odor da sua boca. Uma curiosidade é que beber uma dose de vodka também pode ser útil já que o álcool mata as bactérias que estão presentes na boca o que põe fim no mau hálito. A vodka é a melhor opção porque não tem um sabor que seja persistente.

Higiene Bucal

Obviamente nada é melhor e mais efetivo do que manter uma boa higiene bucal. Tenha com você uma escova de dentes e um creme dental portáteis. Assim você conseguirá limpar os seus dentes e deixar o seu hálito mais agradável. Ter uma embalagem pequena de enxaguatório bucal também é válido, bocheche por uns 30 segundos para deixar o seu hálito renovado.

Limpador de Língua

Uma das causas do mau hálito é que os filamentos da língua fazem a retenção de partículas minúsculas e também de bactérias. Usando um limpador de língua com frequência você conseguirá evitar o mau hálito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *