Quantidade De Proteína No Ovo De Avestruz

A nossa alimentação está, cada dia mais, sob constante vigilância. Isso porque, os casos de obesidade e de doenças relacionadas com a má alimentação mais que dobraram. Muitos acreditam que isso só aconteceu por conta  da conscientização que passou a ser maior depois da ascensão da internet, período onde a democratização da informação foi bem maior e fez com que muitas pessoas, que antes não tinha acesso a tais informações, pudessem pesquisar acerca de vários assuntos, como, por exemplo, o de alimentação saudável. É ilógico pensar que, com o passar do tempo, o consumo de alimentos declaradamente não saudáveis, como refrigerantes, não iria decair com o acesso cada vez mais rápido à informação.

Um movimento que têm ganhado força ultimamente é o da busca pelo corpo saudável, que impulsionou o fenômeno das academias: locais que antes eram frequentados somente por esportistas, passaram a ser ponto de encontro das pessoas que desejavam ter um corpo mais saudável. Com isso, uma grande tendência foi a abertura de várias academias pelo mundo, em sistemas de franquias, que possibilitou que muitas pessoas, por um preço acessível, pudessem utilizar das instalações para poderem se exercitar.

E, quando se fala de academia, não podemos nos descuidar da nossa alimentação, já que ela é muito importante para que possamos ter, realmente, os resultados que esperamos. Lembrando que não adianta suar na academia e depois sair comendo tudo pela frente. É preciso buscar um equilíbrio, evitando, assim, um ganho de peso que pode ser prejudicial para o seu projeto saudável.

Os “marombeiros”, como costumam ser conhecidos os frequentadores de academia, geralmente, tem uma dieta bastante restrita, baseando-se, principalmente, no filé de frango e na batata doce. Esses dois alimentos sempre fazem parte da alimentação desses atletas por conta da possibilidade de fornecerem energia suficiente para poder fazer os exercícios que são necessários nos treinos. A banana, além de dar energia rapidamente, também ajuda a prevenir câimbras, que muito acontecem durante os treinos. A batata doce já tem uma função mais primordial, que é a de fornecer energia suficiente para um treino, mas ter poucas calorias. Muitos preferem, inclusive, ingerir a batata doce  no lugar de outros alimentos, com o pão de sal e o arroz na hora do almoço. É uma ótima maneira para poder perder uns quilinhos e fazer jus aos exercícios físicos.

Mas, um outro alimento também faz muito sucesso, que é o caso do ovo. Ele é considerado por muitos atletas como um suplemento vital para o organismo, e perfeito para aqueles que buscam massa muscular em um período de tempo não muito longo. O ovo utilizado é o qual já estamos familiarizados, que é o ovo de galinha. No entanto, alguns atletas questionam se o ovo de outras aves, como o de avestruz, também podem ser utilizados como fonte de proteína. Melhor: quanta proteína está presente no ovo de avestruz?

O Avestruz

O avestruz é uma ave não voadora que, com certeza, você já deve ter visto andando por aí. A sua origem é africana, e ela pode chegar a medir mais de 2,7 metros de altura, pesando algo em torno de 90 a 130 quilos, nos quais os machos são sempre maiores do que a fêmea.  São animais que apresentam o diformismo sexual, cuja nomeação significa a não observância de traços marcantes para poder identificar se o animal é macho ou fêmea.

Como é uma ave não voante, é natural que as suas asas não sejam desenvolvidas a ponto de fazê-las levantar voo. No entanto, os avestruzes machos utilizam da asa para poder chamar a atenção da fêmea, quando do período de acasalamento. Por conta da sua incapacidade de voar, ela pode ser considerada como uma ave não-migratória, podendo se estabelecer bem em qualquer ambiente, menos o gelado, tanto é que muitos criadores de avestruz existem no Brasil, por conta da sua carne, da sua plumagem e dos seus ovos. Além de poderem viver em desertos, os avestruzes também podem viver na savanas, em colinas, etc. É uma espécie cuja a capacidade de se adaptar é muito bem-vinda.

Os avestruzes são bastante antigos no planeta, tendo descendido da maior ave que já passou pela Terra, conhecida como “ave- elefante”. Ela levava esse nome por conta do seu tamanho, que podia ultrapassar facilmente os três metros de altura, podendo pesar nada mais nada menos do que meia tonelada. Outros parentes dessa ave e do avestruz são as emas, por exemplo, que são encontradas naturalmente por aqui.

Os avestruzes, apesar de serem aves não migratórias, costumam viver em bandos que contém de 7 a 50 animais iguais a eles, costumando viver em harmonia com os animais ruminantes, tais como a zebra e os antílopes. Vale ressaltar que eles costumam procurar locais com água e bastante verde, para poderem se alimentar. No entanto, costumam ingerir pequenos animais (como gafanhotos) e, também, podem passar grandes períodos sem beber água, sendo que esse consumo, em grande parte, vem da alimentação das próprias plantas. Apesar de conviver bem com a falta de água, o avestruz é um animal conhecido, justamente, por ser um grande apreciador de banhos, não hesitando em tomar um banho quando é possível.

É um dos animais que mais possuí desenvolvida a visão e a audição, podendo detectar a presença de predadores há quilômetros de distância. O avestruz é um animal conhecido por esconder a cabeça embaixo da terra quando há algum perigo por perto, sempre associado como um símbolo de medo.

Os seus ovos podem chegar a ser 160 vezes maiores do que um ovo de galinha comum. Para poder descobrir se um ovo de avestruz tem mais proteína que um ovo de galinha, basta fazermos contas simples. Um ovo de galinha pesa, normalmente, 63 gramas. O ovo de um avestruz pode chegar a pesar 1510 gramas, em média.

Diferença do Tamanho do Ovo de Avestruz e o de Galinha

Diferença do Tamanho do Ovo de Avestruz e o de Galinha

Fazendo a razão entre o ovo do avestruz e o ovo da galinha, podemos chegar à conclusão que as proteínas presentes no ovo de avestruz é 24 vezes maior do que a quantidade de proteína presente no ovo de galinha. Ou seja, o consumo de um ovo de avestruz já nutre e ainda sobra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *