Sobremesas Natalinas

E como a festas de Natal tem todos os anos, quanto mais receita você tiver no seu livro ficará mais fácil de inovar e encantar os seus convidados nessa data tão especial. Do tradicional, a pequenas novidades, confira algumas sobremesas natalinas que separamos pra você e aprenda como fazer.

https://www.youtube.com/watch?v=2vG7mrsW2vE

A Rabanada É Tradicional Na Festa De Natal

Simples, fácil de fazer e uma delícia, a rabanada não pode faltar entre as sobremesas natalinas. A seguir uma receita deliciosa, tome nota dos ingredientes e aprenda como fazer:

Ingredientes para fazer 7 rabanadas:

  • 1 xícara e meia (de chá) de leite

  • 1/4 xícaras (de

  • chá) de açúcar

  • 1 pedaço pequeno de casca de limão

  • 7 fatias (rodelas de média espessura) de pão francês não fresco

  • 3 ovos inteiros

  • 2 colheres (de sopa) de canela em pó

Vamos aprender como preparar essas tradicionais e deliciosas rabanadas:

1- Coloque em uma panela todo o leite da receita com a casca de limão e acrescente o açúcar. Mexa bem para misturar os ingredientes e em seguida, leve ao fogo. A mistura deverá ficar no fogo até que comece a ferver.

2- Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e uma a uma, vá pegando cada fatia de pão cortada e a encharque na mistura. Depois use uma peneira para escorrer o excesso do líquido.

3- Em outra vasilha bata os 3 ovos e quando estiverem prontos, pegue uma a uma as fatias de pão que já foram no outro líquido e passe nos ovos. Não esqueça de molhar as laterais com os ovos também.

4- Depois é só aquecer o óleo e fritar cada fatia de pão em fogo baixo. O momento de retirar da panela é quando ela alcança um tom dourado.

5- Retire do fogo e escorra para tirar o excesso de óleo em papel toalha.

6- Em um prato misture um pouco de açúcar com canela, o suficiente para passar as rodelas de pão.

Agora é só servir.

O Panetone Não Pode Faltar Na Mesa Das Sobremesas Natalinas

Se a rabanada não pode faltar, o que dizer do panetone. Outra delícia que tem estar entre as sobremesas natalinas. Sabemos que os supermercados, nesta época do ano, estão cheios dessa delícia, mas se dá para fazer em casa. Por quê não tentar ?

Veja quais são os ingredientes necessários para fazer panetone de frutas secas e o passo a passo:

Para fazer um panetone será preciso:

  • 4 copos de 300ml cada de farinha de trigo (peneirada)

  • meia colher (de sopa) de fermento biológico ou 6 gramas

  • 240ml de leite – colocar na temperatura morna na hora de usar

  • 4 colheres (de sopa) de óleo vegetal

  • 2 ovos inteiros

  • meia colher (de chá) de sal

  • 1 colher (de sopa) de açúcar

  • 40 gotas de essência para panetone

  • Frutas secas, meia xícara (de chá) de cada: uvas passas sem sementes, ameixa seca picadinha, damasco picadinho, frutas cristalizadas diversas

  • Manteiga sem sal derretida será usada para pincelar

Veja como preparar um delicioso panetone de frutas secas!

Tempo: 40 minutos para o preparo, 45 minutos para o cozimento, 2 horas para a massa descansar, tempo total de duração da receita é de 3 horas e 25 minutos.

1- Coloque em uma tigela, o fermento e mais 3 colheres de sopa de farinha de trigo, acrescente o leite e misture bem. Espere até que o fermento se dissolva completamente.

2- Quando o fermento estiver completamente dissolvido, acrescente, os ovos, o sal, o óleo, a essência para panetone e o resto da farinha de trigo da receita. É necessário sovar a massa e reservar.

3- A massa deverá dobrar de tamanho, o que leva em média 1 hora para acontecer. Ela deverá ficar em lugar limpo, fresco e coberta com um pano de prato.

4- Depois que passar 1 hora e você verificar que a massa dobrou de tamanho, se isso não aconteceu é porque alguma coisa deu errado, é hora de juntar as frutas cristalizadas e secas. Coloque toda a quantidade da receita e misture bem até dá a forma de um panetone. Reserve e espere que cresça novamente, em média, vai demorar entre 40 minutos e uma hora.

5- Quando a massa do panetone estiver crescido, faça um “X” no topo com a ajuda de uma faca. Derreta a manteiga e com a ajuda de um pincel, passe por toda a dimensão do panetone.

6- O panetone deverá ser assado em forno preaquecido com temperatura a 180 graus.

7- Quando ficar dourado é hora de retirar e o panetone está pronto. Se quiser, depois de frio, ele poderá ser decorado a seu gosto.

Surpreenda Com Uma Torta De Nozes

A família e os convidados vão esperar rabanadas e panetone entre as sobremesas natalinas, mas uma deliciosa torta de nozes, com certeza, será uma surpresa muito agradável e de dar água na boca.

Aprenda a fazer e anote os ingredientes necessários:

Os ingredientes a seguir fazem uma torta que serve 15 pessoas:

Para fazer a massa:

  • 250 gramas de açúcar refinado

  • 500 gramas de nozes moída sem casca

  • 3 colheres (de sopa) de farinha de rosca

  • 6 ovos inteiros

Para preparar o recheio:

  • 1 lata de leite condensado

  • meia xícara (de chá) de nozes moídas

Para preparar o glacê:

  • 1 colher (de chá) de raspas de casca de limão

  • 3 colheres (de sopa) de açúcar

  • 3 claras

  • 12 nozes inteiras

Preparo tempo: 40 minutos, para assar – 40 minutos, fica pronto em 1hora e 20 minutos.

1- Vamos fazer a massa: comece batendo as claras em neve, quando estiver pronta, coloque as gemas, uma a uma e por último acrescente o açúcar.

2- Retire da batedeira e coloque as nozes e misture bem, por último, coloque a farinha de rosca.

3- Prepare a assadeira com margarina e farinha de trigo e coloque a massa, que deverá assar em formo preaquecido, médio, durante cerca de 40 minutos ou quando estiver pronto. Depois de assado, espere esfriar e retire da forma, divida ao meio. Reserve.

4- Vamos fazer o recheio: a lata de leite condensado deverá ser cozida em panela de pressão por 30 minutos. Lembre-se que ela só poderá ser aberta quando estiver completamente fria. Abra, retire o doce que foi formado e coloque as nozes moídas.

5- Vamos fazer o glacê: bata as clares em neve e acrescente o açúcar quando estiver bem firme, em seguida, acrescente a casca de limão ralada.

Agora é só montar a torta. Coloque o recheio entre as duas partes que foram cortadas e os pedaços de nozes. Monte novamente, uma parte sobre a outra e cubra com o glacê.

Alguns doces se tornam clássicos em certas épocas do ano, e nenhum doce representa mais a época do Natal do que uma deliciosa rabanada! O prato tipicamente português que já faz parte das tradições natalinas do nosso país, não é difícil de fazer e garante uma ótima sobremesa para o jantar ou almoço de Natal!

Você vai precisar de pão para rabanada, que pode ser encontrado em qualquer padaria na época do ano próxima ao Natal; um litro de leite – o suficiente para molhar os pães; 4 ovos; óleo para fritar as rabanadas já prontas – aproximadamente uma garrafa de óleo; açúcar fino e canela.

Corte na diagonal o pão para rabanada em fatias não muito finas. Cuide para que as fatias também não sejam muito espessas, para que a rabanada não fique mole nem muito seca. Em uma vasilha, coloque o leite, adicione açúcar e misture até que ele fique doce, mas o suficiente para não ficar enjoativo. Em outra vasilha, quebre os 4 ovos, fure as suas gemas e misture bem, sem bater muito. Você deve apenas misturar a gema com a clara e não fazer uma batida dos dois. Deixe também uma frigideira grande, com óleo suficiente para alcançar até metade das fatias do pão de rabanada, já prontas no fogão – conforme as rabanadas forem ficando prontas, você já pode ir fritando. Ligue o fogo enquanto prepara as rabanadas.

Coloque a fatia do pão no leite, espere alguns segundos e vire, deixando o mesmo tempo neste lado. Deixe o pão escorrer por alguns segundos, para que o excesso de leite saia, e coloque-o na vasilha com o ovo, fazendo o mesmo processo. Complete o processo levando esta fatia à frigideira, com o óleo já quente, deixando fritar bem de um lado – até que a rabanada esteja douradinha –, e então virando do outro. Não se esqueça de que o segundo lado provavelmente fritará mais rápido, para que ele não queime! Quando retirar a rabanada, deixe escorrer por alguns segundos em um papel toalha, para que o excesso de óleo possa sair do pão.

Você pode fazer este processo com 2 até 4 rabanadas ao mesmo tempo, dependendo do tamanho das vasilhas para leite e ovos, e também da sua frigideira.

Para finalizar, prepare em um prato grande uma mistura do açúcar fino e da canela e passe a rabanada já frita pelo prato, ou então polvilhe a rabanada com a mistura. Você pode fazer isso em conjunto, mas uma a uma, a garantia de a cobertura ficar mais espessa e mais gostosa é maior.

Prontinho! É só servir as rabanadas depois do jantar e almoço de Natal e ter uma deliciosa sobremesa para esta refeição tão especial!


Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *