Sobremesas Natalinas

Alguns doces se tornam clássicos em certas épocas do ano, e nenhum doce representa mais a época do Natal do que uma deliciosa rabanada! O prato tipicamente português que já faz parte das tradições natalinas do nosso país, não é difícil de fazer e garante uma ótima sobremesa para o jantar ou almoço de Natal!

Delicias de Natal

Delicias de Natal

Você vai precisar de pão para rabanada, que pode ser encontrado em qualquer padaria na época do ano próxima ao Natal; um litro de leite – o suficiente para molhar os pães; 4 ovos; óleo para fritar as rabanadas já prontas – aproximadamente uma garrafa de óleo; açúcar fino e canela.

Corte na diagonal o pão para rabanada em fatias não muito finas. Cuide para que as fatias também não sejam muito espessas, para que a rabanada não fique mole nem muito seca. Em uma vasilha, coloque o leite, adicione açúcar e misture até que ele fique doce, mas o suficiente para não ficar enjoativo. Em outra vasilha, quebre os 4 ovos, fure as suas gemas e misture bem, sem bater muito. Você deve apenas misturar a gema com a clara e não fazer uma batida dos dois. Deixe também uma frigideira grande, com óleo suficiente para alcançar até metade das fatias do pão de rabanada, já prontas no fogão – conforme as rabanadas forem ficando prontas, você já pode ir fritando. Ligue o fogo enquanto prepara as rabanadas.

Coloque a fatia do pão no leite, espere alguns segundos e vire, deixando o mesmo tempo neste lado. Deixe o pão escorrer por alguns segundos, para que o excesso de leite saia, e coloque-o na vasilha com o ovo, fazendo o mesmo processo. Complete o processo levando esta fatia à frigideira, com o óleo já quente, deixando fritar bem de um lado – até que a rabanada esteja douradinha –, e então virando do outro. Não se esqueça de que o segundo lado provavelmente fritará mais rápido, para que ele não queime! Quando retirar a rabanada, deixe escorrer por alguns segundos em um papel toalha, para que o excesso de óleo possa sair do pão.

Você pode fazer este processo com 2 até 4 rabanadas ao mesmo tempo, dependendo do tamanho das vasilhas para leite e ovos, e também da sua frigideira.

Para finalizar, prepare em um prato grande uma mistura do açúcar fino e da canela e passe a rabanada já frita pelo prato, ou então polvilhe a rabanada com a mistura. Você pode fazer isso em conjunto, mas uma a uma, a garantia de a cobertura ficar mais espessa e mais gostosa é maior.

Prontinho! É só servir as rabanadas depois do jantar e almoço de Natal e ter uma deliciosa sobremesa para esta refeição tão especial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>