A Tradição da Culinária Grega

A Grécia, país localizado entre a parte meridional dos Bálcãs, partilha da tradicional cultura mediterrânea com os mais diferentes, saudáveis e perfumados pratos originários de outras regiões próximas como a Itália, a Turquia e o Oriente Médio em geral. Em sua antiguidade e até hoje os gregos prezam os quatro contributos essências na culinária: a criação e o freqüentar habitual do mercado, o estatuto especial atribuído ao cozinheiro, a frugalidade e o inúmero receituário destinado a posteridade. Os alimentos utilizados na cozinha grega estão presentes em uma diversidade absurda, dando assim origem aos mais criativos tipos de comida, pratos coloridos e bem distribuídos caloricamente que enriquecem os restaurantes e chamam a atenção da maior parte do turistas, fãs da culinária grega. Dentre todos os alimentos tradicionais da Grécia merece destaque o azeite, produzido a partir da vasta plantação das oliveiras, ele enriquece os mais refinados pratos salgados, com um toque único e realmente indispensável a todos os gregos.

Arroz de Forno

Mezes, o Ritual Grego

Os gregos além de manterem a perfeição com todo o ritual da alimentação incluíram desde muito tempo em suas refeições o famoso mezes, ou seja, a entrada, ou prato de primeira degustação, o qual é servido antes do menu principal. Entre essas entradas têm-se a presença de pão, doses de vinho ou licor, queijos, azeitonas, entre outros tipos clássicos dessa culinária. A nomenclatura decorrente desses pratos são marcas da cultura grega em seu modo de apresentação dos alimentos em ordem classificatória, de acordo com sua qualidade e preferência, dando assim organização a escolha do consumidor e contribuindo para a boa alimentação. Pode-se observar entre as entradas a minuciosa perfeição na definição de todos os pratos, chamados por eles de dips, como a Fava: um purê de a ervilhas secas; as vezes feito com favas (κουκκιά em grego) , as saladas conhecidas mundialmente como ‘grega’ ,chamada de “salada aldeã”, ou “camponesa” (Horiátiki saláta), geralmente feita de  tomate e pepinos, queijo feta e azeitonas pretas, temperada com sal e azeite, entre muitos outros típicos mezes gregos.

A Tradição da Culinária Grega

A Moderna Cozinha Grega

O que já não era novidade para os gregos desde a antiguidade se solidifica hoje em sua culinária com o principal objetivo da alimentação: comer bem e simplesmente visar à tradição na preparação dos alimentos saudáveis e saborosos. Atualmente a cozinha grega baseia-se em pratos frescos, com carnes e peixes apenas grelhados e com acompanhamento da bebida alcoólica, o vinho, servido apenas nas refeições ou em pequenos petiscos, jamais sozinho. E é a partir dessas características particulares que nota-se a profunda preocupação da cultura grega com a sagrada refeição, tornado-se um hábito que inclui horas no cotidiano de cada pessoa, tanto no almoço quanto no jantar.

Comida

Doce

Do lado doce grego, as sobremesas não poderiam deixar de dar o acabamento final a todo esse ritual da alimentação. A maioria feita a partir da cevada, do mel, do açúcar e  da canela , como as loukoumádes (bolinhos tipo sonhos, fritos, com mel e canela) enriquecem a mesa grega ao final das refeições. Já as frutas também utilizadas nos doces são parte de uma obediência às estações, e dependem principalmente do mês de Agosto para ser o principal item nas sobremesas gregas, que por sua vez prezam o figo e as uvas como frutas indispensáveis em sua culinária.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Típica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *