Costela Gaúcha Assada

Os gaúchos são conhecidos pelo tradicional churrasco, que já se tornou um prato típico da região. Muitas pessoas assam as carnes em churrasqueiras portáteis, elétricas, improvisadas, mas a original costela gaúcha deve ser assada na brasa, assim como os vaqueiros que habitavam os pampas faziam antigamente.

Costela Gaúcha Assada

Costela Gaúcha Assada

Para se fazer uma deliciosa costela assada, existem alguns segredinhos durante a preparação que fazem toda a diferença no resultado final. Como por exemplo, temperar a carne um dia antes de assá-la para que o tempero a penetre por completo e também envolvê-la em papel alumínio antes de assar. Existem diversas maneiras de se fazer a costela, por isso separamos algumas receitas para você escolher a que preferir, de acordo com o grau de dificuldade ou ingredientes.

Costela Gaúcha Assada Com Sal Grosso

Receita

Receita

Para iniciar a receita você precisará apenas de uma costela mindinha inteira e sal grosso. Muitas pessoas preferem usar apenas o sal grosso como tempero para que o gosto característico da carne seja mantido.

Comece temperando a carne com o sal grosso, mas sem esfregar, enrole em papel especial para assados umas dez vezes, e por último, enrole em papel alumínio, tudo isso para que a carne asse na própria gordura. Coloque em uma assadeira de modo que os ossos fiquem posicionados para baixo e asse em fogo baixo por cerca de quatro horas.

Para incrementar mais a receita você pode usar molho inglês ou mostarda. Pode ser feita também em churrasqueiras, acompanhada de maionese, vinagrete e arroz branco.

Costela Gaúcha Especial

Preparo

Preparo

Esta é uma receita um pouco mais elaborada, com temperos especiais que deixarão a costela extremamente saborosa.

Para iniciar o preparo, você irá precisar de

1 quilo e meio de costela gaúcha
Uma cebola picadinha
2 dentes de alho
Duas colheres (sopa) de óleo
Pimenta do reino
Tempero Baiano
Sal
Meio quilo de batatas miúdas

Inicie o preparo com até 24 horas antes de assar, comece lavando bem a costela. Amasse bem os dois dentes de alho e junte com o óleo, a cebola e os outros temperos ao seu gosto, misture tudo muito bem e espalhe o tempero sobre a carne. Coloque-a em uma vasilha coberta e leve à geladeira.

Depois de passado as 24 horas, coloque a costela na panela de pressão e cozinhe por uns 40 minutos, quando ela estiver praticamente se desmanchando, disponha a costela em uma forma juntamente com o caldo da panela e leve para assar por meia hora.

Enquanto a carne estiver assando, cozinhe as batatas, mas não deixe que se desmanchem. Quando estiver faltando 10 minutos para a carne assar por completo, adicione as batatas na forma para grelhar. Para servir pode ser acompanhada com arroz branco, salada e purê de batatas.

Por Heloisa Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>