Culinária Portuguesa

Quando referimo-nos a culinária portuguesa pensamos como um país de tão pequena extensão adotou através do tempo e manteve-se com uma comida particular, única. A famosa comida mediterrânea sempre foi o forte de Portugal, especialmente por ser umas das mais ricas e saudáveis de todo mundo. Assim a base portuguesa estende-se até hoje com a presença de alimentos de muita tradição, como o vinho, o peixe, principalmente o bacalhau, as azeitonas e o trigo, utilizado nos pães e massas. A expansão marítima contribuiu ainda mais para a conservação dos alimentos com muito sal ou açúcar, o que ainda hoje é observado com as carnes e doce respectivamente. Vale lembrar que por ser um país de muitas diferenças regionais, o uso de alimentos também se torna diverso, com uma enorme generalização culinária.

Comidas Típicas

As Famosas Sopas e Cozidos

Nada melhor que uma sopa ou um caldo cozido como chamam os portugueses em época de inverno rigoroso. Caldos verdes e gaspachos são pratos muito procurados por turistas e habitantes para uma satisfação de tomar uma boa sopa, irresistível em sua composição, já que são utilizados alimentos de muito tempero, como azeite, couve, espinafre, orégano, entre outros. O mais famoso caldo é o cozido à portuguesa, que cozido em muita água acompanha a presença de legumes muito nutritivos, batatas, tomates e lentilhas são os principais pedidos nos muitos restaurantes dedicados a sopas e caldos nos jantares. Nessa ocasião de degustação de caldos, sempre são acompanhantes de ótima preferência uma boa taça de vinho, pão integral e até mesmo petiscos com carne de porco ou galinha.

Culinária Portuguesa

As Sobremesas – Um Toque de Doçura

Portugal compõe em sua cozinha a preparação dos mais deliciosos doces na área de confeitaria e decoração. Os bolos, pudins e pastéis são marcas de doçura e requinte na culinária portuguesa, que usufrui em grande escala de derivados do leite e também ovos.Toda essa fascinação por doces está desde os primórdios na produção em grande escala de alimentos a base de muita gema, a mesma que os mantinha conservados por mais tempo, e também em seguida a colocação excessiva de açúcar para mesmo fim.Exemplos de sobremesas típicas portuguesas é o pão-de- ló, os pastéis de Belém, na região dos Mosteiros dos Jerônimos. Já na região conhecida por ilha da Graciosa há uma imensa produção de queijadinhas, as mesmas feitas a partir de muita gema e açúcar.

Restaurante

Gastronomias Regionais

Há receitas lusitanas que nunca perderão posição nas regiões, principalmente os pratos compostos de bacalhau e frutos do mar. As regiões da ilha de açores e Madeiras certamente compõem o chamado ponto da culinária portuguesa, são fonte de enorme produção de oliveiras, que posteriormente resultarão na produção dos melhores azeites do mundo, e também de consagrados caldos e outros tipos salgados.A gastronomia portuguesa pode ser assim definida como particular em suas várias regiões, marcada por um traço forte de produção e especialização em um tipo de comida; aumentando o vasto turismo por regiões diferentes, fazendo de um país vários, em seu meio e modo gastronômico.

Por: Patrícia Contiero

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>