Tipos De Obesidade, Classificação E Graus: Como Identificar E Saber

A obesidade é uma das doenças que mais se encontram em alta hoje em dia, devido à grande proporção de alcance que se é possível observar da mesma em todo o planeta. Ela é caracterizada por ser uma doença crônica, e que geralmente acontece por fatores que envolvem a falta da prática de exercícios e também um déficit na rotina alimentar dos indivíduos.

Existem, porém, algumas informações que acabam não sendo tão divulgadas sobre essa doença e que podem ser consideras de extrema importância para seu melhor conhecimento e também seu combate.

O acúmulo de gordura na região corporal é  principal sintoma do desenvolvimento dessa doença, e que leva também a uma situação de problemas na área da saúde do indivíduo, que em alguns casos, pode levá-lo até a morte.

O diagnostico dessa doença acaba acontecendo geralmente pelo cálculo de um índice considerado muito importante, chamado de Índice de Massa Corporal, mais conhecido como IMC. Para a realização desse cálculo tão importante, o peso total em quilos do individuo será divido pela sua altura, e logo após, elevado ao quadrado. O resultado seguirá então uma normal padrão definida pela Organização Mundial da Saúde, que classifica pessoas consideradas com peso normal entre 18,5 até 24,9. Resultado analisados acima ou abaixo desses valores poderão ser considerados então casos de obesidade ou um processo de desnutrição, respectivamente.

Ainda analisando os resultados referentes ao processo do cálculo do Índice de Massa Corporal, quando os números avaliados atingem mais de 30, o paciente entrará em um novo processo de classificação da obesidade, que poderá ser dividida entre moderada, mórbida e também grave.

A classificação desse índice é considerada de extrema importância, já que os resultados irão influenciar de forma muito importante no processo de tratamento e recuperação dessa doença.

A obesidade é considerada uma das doenças que mais oferecem risco de saúde para os indivíduos, já que a partir do aparecimento da mesma no corpo de um paciente, será possível desenvolver outras doenças de caráter respiratório, também relacionados a hipertensão, diabetes e até mesmo o desenvolvimento de tumores.

Além disso, essa doença acaba também desenvolvendo em certos pacientes doenças referentes a sua saúde psicológica, especialmente em pacientes mais jovens, como depressão e ansiedade.

As causas do aparecimento dessa doença podem ser consideradas diversas, observadas desde processos genéticos, que podem então classificar uma pessoa como pré dispostas ao desenvolvimento dessa doença. Além disso, fatores como os hábitos alimentares errôneos e também disfunções hormonais e endócrinas podem acabar fazendo com que a obesidade seja uma doença com maiores disposições de desenvolvimento em certos indivíduos.

Por conta desses fatores, é muito importante que assim que uma pessoa decidir combatê-la, ou verificar se seu organismo apresenta essas disposições, procure um médico especialista, para que o mesmo possa analisar de forma devida cada caso, e assim ,escolher o melhor tratamento para o mesmo.

O tratamento dessa doença pode ocorrer de várias formas, e os médicos então poderão de certa forma utilizar de informações referentes a fortes de risco de outras doenças para que o tratamento da obesidade ocorra de forma positiva.

A obesidade é uma doença que ganhou bastante proporção nos últimos anos, que a criação de uma lei acabou sendo desenvolvida para que essa doença seja combatida, o dia onze de outubro. Na verdade, essa data já havia sido criada cerca de dez anos atrás, mas apenas no ano de mil novecentos e noventa e nove acabou sendo devidamente reconhecida pelo Governo Federal.

A prevenção dessa doença é realizada basicamente pelo processo de conscientização dos benefícios da boa alimentação e também da atividade física, e como elas podem auxiliar na melhora dos sintomas e outras doenças que acabam ocorrendo a partir do desenvolvimento da obesidade.

Pessoas que geralmente acabam desenvolvendo um estilo de vida mais sedentário, e uma alimentação que não oferecem tantas variedades em legumes e verduras e compensam nos açúcares e alimentos industrializados acabam sendo consideradas mais propicias nessa doença.

Um dos fatores considerados mais negativos nessa doença, além do processo de degradação da saúde física do individuo tem relação com a saúde mental dos mesmos. Geralmente, os relacionamentos amorosos e sociais de pessoas obesas ocorrem de forma mais difícil fazendo com que os romances de pessoas obesas ocorram em menores proporções, devido a sua vergonha de se relacionar com outras pessoas.

É possível ainda, que após o relacionamento amoroso realmente existir, o indivíduo acabe também passando por dificuldades de se relacionar de forma sexual, devido a vergonha por seu corpo e outros transtornos que podem acontecer. Os homens considerados obesos podem ainda desenvolver reduções em sua taxas de libido devido ao avanço da obesidade, já que sua testosterona será afetada com o avanço da obesidade. As mulheres por sua vez, sofrerão com reduções hormonais em seu corpo e aumento dos hormônios classificados como masculinos.

Além do Índice de Massa Corporal, a classificação da obesidade pode ocorrer de outras formas, como por exemplo por acúmulo de gordura e regiões específicas do corpo do paciente ou a partir de resultados de alguns exames.

Quais São Os Tipos De Obesidade?

Como já descrito acima, existem outras classificações que podem auxiliar no processo de classificação e descoberta da obesidade, e que não se relacionam apenas com a quantidade de massa presente no corpo do indivíduo. Assim, as formas de descobertas dessa doença acabam se apresentando de diversas maneiras, facilitando o trabalho de médicos e especialistas, e tornando o processo mais rápido para os pacientes.

Dessa forma, com o avanço da doença e o crescimento nos casos diagnosticados, acabou-se percebendo uma necessidade de dividir a obesidade entre diversos tipos de graus, para que os tratamentos possam ser realizados de formas diferentes, e com maior eficácia para os indivíduos, classificando então a obesidade em tipos: obesidade abdominal, obesidade periférica entre outras.

Obesidade Abdominal

Como o nome mesma acaba sugerindo, a obesidade abdominal é a clássica “barriguinha de chopp”, que é classificada pelo acúmulo de gordura corpórea na região do abdômen do paciente.

Além disso, essa gordura acaba se depositando também em outras áreas do corpo como a região do rosto, da cintura, glúteos e também na cintura do indivíduo. A obesidade chamada de obesidade abdominal é conhecida popularmente como a obesidade em forma de maça, já que o corpo do individuo acaba se emoldurando de uma forma diferente a considerada usual.

Essa é uma obesidade considerada mais comum entre os homens, do que nas mulheres, mas isso não impede que  doença acabe se desenvolvendo em seu corpo também. A obesidade classificada como abdominal oferece riscos à saúde do paciente que podem influenciar em suas taxas de colesterol, doenças do coração e também o infarto. Apesar de ser menos comum, a obesidade abdominal pode fazer também com que diabetes e tromboses sejam desenvolvidas no corpo do paciente.

Obesidade Periférica

Obesidade Periférica

Obesidade Periférica

Esse tipo de obesidade acaba sendo desenvolvida na maioria das vezes no corpo feminino, já que o acúmulo da gordura acaba ocorrendo na maioria das vezes na área da coxa, nádegas e também no quadril, regiões mais favoráveis ao desenvolvimento de gordura em mulheres.

Geralmente essa doença acaba se desenvolvendo no corpo das mulheres devido a fatores que influenciam de forma negativa em sua circulação sanguínea, varizes e sobrecargas nas áreas da articulação dos corpos das mesmas.

Obesidade Homogênea

Obesidade Homogênea

Obesidade Homogênea

A obesidade homogênea é também uma das variações dessa doença que acabam sendo mais vistas no nosso dia a dia, e é caracterizada pelo aparecimento de gordura em diversas regiões corporais, de forma distribuída. Esse acaba sendo um dos maiores perigos dessa doença, já que as pessoas tendem a se comportar de forma mais relaxada a partir da distribuição da gordura em diversas áreas do corpo, fazendo com que ela acabe se desenvolvendo de forma mais rápida, e atinja assim o corpo da mesma de forma mais forte.

Principais Sintomas Do Aparecimento E Desenvolvimento Da Obesidade

Geralmente, as pessoas que acabam sendo acometidas do desenvolvimento dessa doença em seu organismo, apresentam alguns sintomas que não fazem relação direta com o aparecimento de maiores taxas de gordura em seu corpo. Porem, a partir desse tipo de problema, será possível perceber que outros sintomas considerados desconfortáveis no corpo do indivíduo, que iremos agora entender.

  • A falta de ar causa no paciente sintomas que dificultam o processo de respiração de seu corpo, já que a pressão exercida sobre sua massa corpórea da área abdominal poderá afetar os pulmões do mesmo.
  • Desconfortos por todo o corpo são também características desse tipo de doença, devido a forca que os membros acabam exercendo para que o paciente possa realizar sua movimentação, além dos pesos do seu cotidiano.
  • Com isso, o mesmo poderá apresentar certas dificuldades para realizar alguns movimentos básicos, como andar ou realizar maiores caminhas. Esse tipo de sintoma acaba se agravando cada vez mais com o avanço da obesidade, já que quanto maior o peso do paciente, mais esforço demandara de seu corpo para que as atividades possam ser realizadas, e assim, maiores serão os desconfortos sentido pelo mesmo.
  • A impotência sexual e também a infertilidade no casos das mulheres acaba sendo um sintoma muito sentido em grande parte das pessoas obesas. Esse tipo de sintoma é acarretado devido a problemas que acontecem na quantidade de hormônio distribuído no corpo do mesmo, devido o avanço da obesidade.
  • Roncos noturnos são um dos sintomas que mais incomodam grande parte das pessoas obesas, já que pode ser considerado um obstáculo para grande parte dos mesmos na hora de se relacionar com diversas pessoas. Esse tipo de sintoma é perceptível em pessoas obesas, devido a taxa de gordura presente no corpo dos mesmos.
  • A ansiedade e também a depressão são sintomas outras doenças que podem estar presente na vida de pessoas obesas, já que a insatisfação com sua imagem física muitas vezes pode gerar um desconforto mental na vida do paciente de forma muito prolongada e forte.

Além disso, o aparecimento dessa doença acaba também sendo um dos fatores que mais influenciam no desenvolvimento de doenças classificadas como vasculares, diabetes e também alo colesterol e pressão alta.

A obesidade pode ser causada por diversos fatores e também ocorrer em diferentes faixas etárias, e no Brasil, é possível observar que a cada dia a quantidade de obesos está aumentando, um fator muito preocupante para a saúde do país. Isso acontece devido a diferentes tipos de fatores, como o problema da alimentação de grande parte da população, que muitas vezes apresenta grandes quantidades de alimentos altos em calorias, como é o caso de pães e massas, além de também a falta de exercício físico de grande parte dos brasileiros.

Um dos fatores que muitas vezes acabam não sendo considerados no desenvolvimento da obesidade no corpo do indivíduo é relacionado a distúrbios das taxas hormonais, principalmente nas mulheres e adolescentes, e também os problemas de caráter emocional, como ansiedade e depressão.

Obesa Depressiva

Obesa Depressiva

Um tipo de obesidade muito importante que infelizmente acaba sendo cada vez mais desenvolvido no mundo, é a obesidade infantil. A obesidade infantil atinge crianças, e é um reflexo do comportamento dos pais perante a alimentação de seus filhos, permitindo muitas vezes que o consumo de grandes quantidades de doces, refrigerantes e pouca atividade física no cotidiano da mesma.

Isso porque, a criança, de certa forma reflete apenas o comportamento de seus pais e familiares próximos, fazendo então com que em um ambiente familiar onde o consumo desses alimentos sejam considerados corriqueiros, a criança desenvolva com grandes taxas essa doença.

Como Identificar A Obesidade

A principal maneira de realizar a descoberta dessa doença, é através da realização do cálculo do índice de massa corporal do indivíduo, mas que também poderá ser identificada a partir dos locais onde a gordura corporal será encontrada.

  • As pregas cutâneas de pessoas que são consideras obesas na maioria das vezes acabam apresentando maiores taxas de gordura, o que está diretamente relacionado com as altas taxas de gorduras encontradas no corpo do indivíduo.
  • Bioimpedância é um exame que pode fazer com que a partir de uma análise da constituição corporal do indivíduo, e a presença de músculos no mesmo. Porém, essa é uma técnica que acaba sendo muito discutida por grande parte dos médicos, fazendo com que alguns deles acabem não considerando esse tipo de técnica um processo tão satisfatório para o descobrimento e classificação da obesidade.

A obesidade é também divida em graus, que serão analisados a partir do desenvolvimento da doença, e resultados de certos exames que poderão ser requisitados pelo médico. Apesar do índice de massa corporal ser utilizado em grande parte para o processo de descobrimento dessa doença, alguns médicos defendem que nem sempre essa pode ser considerada uma análise segura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *