Alimentação Viva

Conheça o Tipo de Alimentação Popular

A alimentação viva é um tipo de alimentação no qual não são consumidos alimentos cozidos, mas sim crus e somente de origem orgânica. Os alimentos ingeridos pelos praticantes desta dieta são frescos, como frutos, grãos germinados e outros alimentos todos crus. Existe a lista de alimentos proibidos pelos praticantes: farinha branca, carne (tanto branca quanto vermelha), leite, açúcar e ovo. Segundo os praticantes estes alimentos possuem toxinas que tornam a ingestão difícil e pouco saudável. Esta dieta também conhecida como crudivorismo ganhou vários adeptos no ultimo ano, e algumas pessoas a consideram como uma vertente mais agressiva do vegetarianismo, que proíbe o consumo de alimentos de carne, mas permite o cozimento dos alimentos ingerido.

Os Problemas da Alimentação Viva

Todas as dietas baseadas na proibição de determinados tipos de alimentos ou fontes de alimentos perde o equilíbrio nutricional, e com a alimentação viva não é diferente. Por não consumir alimentos cozidos ou carnes, o adepto da dieta perde uma importante fonte de ferro – as carnes vermelhas e os grãos cozidos, como feijão. Além do ferro outras proteínas são perdidas, e até a quantidade diária mínima de calorias é afetada. Como o corpo precisa de uma quantidade mínima de calorias para trabalhar de maneira satisfatória, o adepto precisa tomar bastante cuidado para não ficar com insuficiência calórica e vitamínica, o que pode levar a doenças sérias. Por isso, é importante visitar nutricionistas que indicarão vitaminas que evitem danos ao organismo causados pela falta de vitaminas essenciais.

As Vantagens da Alimentação Viva

Como a dieta permite apenas o consumo de alimentos orgânicos, os alimentos industrializados também ficam de fora da dieta, o que evita excesso de gorduras ruins, colesterol e sódio, que são componentes presentes na maioria dos alimentos processados industrialmente. Segundo os adeptos a vantagem da alimentação viva está no fato de que os alimentos ingeridos possuem menos toxinas já que não possuem origem animal, e também não perdem os nutrientes devido ao cozimento.

Repercussão no Brasil

No Brasil o número de adeptos não para de crescer, influenciados pela novidade da dieta, pela eficiência e também inspirados em artistas que revelam seguir a alimentação viva. Um dos responsáveis pelo grande interesse popular na dieta é o médico Alberto Gonzáles, que apresentou os conceitos do crudivorismo por aqui. Outra médica, Maria Luiza Nogueira, desenvolveu um programa chamado Terrapia na Escola Nacional de Saúde Pública, situada no Rio de Janeiro. Este programa divulga e incentiva a alimentação viva como alternativa para a alimentação praticada atualmente. No entanto muitas pessoas que até acham a idéia boa não praticam por acharem trabalhoso seguir à risca a alimentação proposta pelo movimento. Além disso, abdicar do conforto da comida industrializada não é fácil.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vegetariana

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *