Pão Italiano Integral

Tem coisa mais gostosa do que um bom sanduíche feito com fatias de pão italiano? Pensando nesse sabor único e na sua textura diferenciada fica difícil imaginar essa delícia numa versão integral? Pois, saiba que é perfeitamente possível fazer um maravilhoso pão italiano integral sem perder a fofura do miolo.

Curiosidade – Tem um Pão Italiano Oficial?

Antes de partirmos para a receita de pão italiano integral é interessante entender melhor a definição desse tipo de pão. Na realidade não podemos dizer que existe um verdadeiro pão italiano haja vista que as receitas diferem de uma região para outra. Esse tipo de pão em geral é aquele que fica entre o francês e o sovado. De maneira geral os pães rotulados como italianos são aqueles que têm uma casca mais grossa e crocante com um miolo bastante fofo.

Receita de Pão Italiano Integral

Ingredientes

  • 160 gramas de farinha trigo integral
  • 215 gramas de farinha de trigo normal para pães
  • 225 gramas de água (deve estar na temperatura morna)
  • 3 gramas de fermento ativo seco instantâneo
  • 2 gramas de açúcar do tipo cristal orgânico
  • 7 gramas de sal

Como Fazer

Dando o Ponto na Massa

Comece misturando o açúcar, o fermento e a água morna até que comecem a aparecer bolhas. Os demais ingredientes deverão ser adicionados. Numa superfície previamente polvilhada com pouca farinha comece a sovar a massa. Observe que a massa deverá ficar lisa e sem bolhas para que esteja perfeita. O ponto certo é aquele em que a massa deixa de grudar nas mãos. Em seguida a massa deverá ser batida na batedeira com gancho por 8 minutos mantendo na velocidade 2.

Descanso da Massa

A massa deverá então ser amassada na forma de uma bola que não tenha fendas, deixe que a massa fique fermentando numa tigela que não precisa estar previamente untada ou enfarinhada. Use um pano para cobrir a sua massa enquanto ela descansa, num dia quente com temperatura acima de 25°C o tempo de descanso ideal é de 1h30, porém, em dias com temperaturas inferior a 25°C o recomendado é que a massa descanse por cerca de 2h.

Depois desse período de descanso você deverá voltar a trabalhar a massa afundando-a com os seus punhos levando as pontas para dentro e transformando de novo numa bola. Após esse processo aguarde o descanso de mais 5 minutos. A massa deverá ser aberta criando uma forma retangular com cerca de 30 cm de comprimento. Na sequência role a massa como se fosse um rocambole e sele para que não fique com fendas com pontas arredondadas.

Como Assar

Para assar coloque a massa numa assadeira previamente untada com farinha de milho e aguarde enquanto a massa dobra de tamanho. A massa deverá ser pincelada com água e para dar a ela o visual de pão italiano faça cortes diagonalmente. Leve para assar em forno pré-aquecido a uma temperatura de 220°C durante mais ou menos 30 minutos. Uma dica importante é deixar fervendo na prateleira de baixo do forno.

Receita de Pão Italiano Integral Caseiro

Ingredientes para Esponja

  • 10 gramas de fermento biológico do tipo instantâneo
  • 50 gramas de farinha de trigo
  • ½ xícara de água morna
  • ½ colher de chá de sal

Ingredientes para Massa do Pão

  • 250 gramas de farinha de trigo
  • 250 gramas de farinha do tipo integral
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • ½ colher de sopa de açúcar
  • ½ xícara de leite
  • 1 ovo

Como Fazer

A primeira etapa da preparação é a esponja, num recipiente misture farinha de trigo, sal, fermento e água morna. Leve para aquecer em fogo baixo, cubra e deixe descansar por cerca de meia hora. Noutro recipiente coloque as farinhas juntamente com a margarina, o açúcar e os ovos batidos levemente, leite e a esponja que preparamos no começo.

Você deverá mexer bem usando as mãos para que todos os ingredientes se integrem. Se perceber que a massa está muito mole você deverá adicionar mais farinha, do tipo que você preferir. Prepare uma superfície com farinha para começar a sovar a massa até deixa-la lisa. Você deverá moldar a massa na forma de bola e leve numa assadeira previamente untada com farinha de trigo.

Aguarde até que a massa dobre de volume, mais ou menos 30 minutos e leve para assar no forno que deverá estar pré-aquecido a 160°C num período entre 15 e 20 minutos. Aumente a temperatura para 200°C e deixe assando por mais 20 a 30 minutos.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pão

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *