Chá de Hortelã é Bom para Cólica Intestinal?

Muitos dos adeptos de um chazinho diário adoram o sabor refrescante do chá de hortelã, a bebida que tem um sabor único se destaca também por oferecer uma série de benefícios para a saúde. Quem tem cólicas intestinais com alguma frequência pode encontrar nessa bebida um grande alívio e ainda deixar o seu hálito mais refrescante. Conheça um pouco mais sobre os benefícios que essa bebida oferece para a sua saúde e encontre uma solução para problemas que pareciam difíceis de resolver.

Principais Benefícios do Chá de Hortelã

Alívio de dores de estômago e náuseas

O chá de hortelã tem se mostrado uma bebida muito eficaz para reduzir episódios de náuseas e enjoos durante viagens de carros. Algumas pessoas sentem o estômago mareado ao embarcar em qualquer veículo por algum tempo. A hortelã possui propriedades antiespasmódicas que evitam o vômito e dão fim a sensação de enjoo. A bebida ainda tem propriedades analgésicas que acalmam e reduzem as dores estomacais.

Combate problemas digestivos

Um dos motivos que tornou o chá de hortelã reconhecido como um aliado contra cólicas intestinais é sua atuação refrescante e calmante no trato digestivo. A bebida ajuda a fazer com que os gases se movam pelo estômago especialmente após uma refeição evitando que se acumulem causando desconforto e dores. Muitas culturas tem o costume de servir chá de hortelã logo após as refeições para impulsionar o fluxo de bile facilitando a digestão.

Alívio do estresse

O chá de hortelã ajuda a combater o estresse e dessa forma pode ser um aliado para quem sofre de insônia. A bebida atua como um verdadeiro calmante para reduzir a sensação de aceleração.

Aliado contra problemas de estômago

Pessoas que sofrem da Síndrome do Intestino Irritável encontram no chá de hortelã um pouco de alívio para os constantes mal-estares. A hortelã possui propriedades que atuam reduzindo sintomas como diarreias, náuseas, prisão de ventre e dores estomacais. Vale a ressalva de que a melhor opção é o chá de hortelã sem açúcar uma vez que produtos como balas de hortelã, por exemplo, podem irritar mais o estomago exatamente por serem doces.

Redução do mau hálito

Quem sofre com o mau hálito pode encontrar no chá de hortelã algum alívio, a sua refrescância contribui para reduzir o efeito desagradável dos odores. Porém, é importante procurar um médico, pois o mau hálito pode ser resultante de problemas graves de saúde.

Melhora do sistema imunológico

Esse chá pode ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico devido ao fato de conter em sua composição vitamina B, potássio e cálcio. Contudo, é válido ressaltar que beber chá de hortelã todos os dias somente terá efeito positivo quando combinado com outras práticas de cuidado com o seu bem-estar como realizar atividades físicas e ter uma alimentação balanceada.

Atenção com as Precauções e Efeitos Colaterais

É importante estar a par dos possíveis efeitos colaterais que o chá de hortelã pode ter no organismo antes de incluí-lo em sua rotina.

Não beba o chá se você tem refluxo ácido

O chá de hortelã pode ser prejudicial para quem sofre de refluxo gastroesofágico pelo fato de relaxar os músculos do esfíncter e do estômago. O ácido do estômago pode ser encaminhado para o esôfago e piorar os sintomas já existentes.

Não é indicado para gestantes ou lactantes

A bebida não é recomendada para gestantes pela sua ação relaxante sobre os músculos do útero, algo que pode facilitar um aborto espontâneo. Embora não haja evidências científicas da ligação do chá de hortelã com abortos é melhor se abster durante a gestação e enquanto se está tentando engravidar. Lactantes não devem beber esse chá, pois pode ser perigoso para o bebê.

Atenção com possíveis interações entre o chá e medicamentos

O chá de hortelã pode interagir negativamente com medicamentos de uso contínuo, sendo assim é fundamental perguntar ao seu médico sobre o risco. Esse cuidado se deve especialmente para quem está pensando em usar o chá como um complemento de saúde.

Overdose de chá de hortelã

Nada em excesso é bom, beber uma quantidade muito elevada de chá de hortelã pode gerar efeitos colaterais bastante sérios como dores musculares, cólicas, tremores, sonolência, diarreia entre outros. O recomendado é tomar entre 2 e 3 xícaras de chá de hortelã por dia, mais do que isso pode gerar efeitos adversos.

Como Fazer Chá de Hortelã?

Leve uma panela ao fogo com 1 e ½ litro de água, acrescente folhas de hortelã e deixe ferver entre 5 e 10 minutos. Desligue o fogo e aguarde esfriar. Coe e então beba. Se desejar adoçar pode usar mel como alternativa mais natural que o açúcar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bebidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *