Curiosidades Sobre o Café

Para muitas pessoas o dia só começa quando se bebe uma xícara de café, a bebida de sabor bem particular está na mesa de milhões mundo a fora. Você está no time de viciados num cafezinho? Já parou para pensar que essa bebida pode ser bastante curiosa? A seguir listamos algumas curiosidades bem interessantes sobre o café, então que tal saborear uma xícara dessa bebida enquanto lê?

Curiosidades Sobre o Café

Curiosidades Sobre o Café

Curiosidades Sobre o Café

Quando ele foi descoberto?

Tudo indica que o café foi descoberto no século IX quando um pastor de ovelhas observou que o comportamento dos animais mudava quando eles comiam bagas vermelhas de uma árvore. Esse homem levou as bagas para um santo muçulmano que elaborou uma forma de transformá-las em bebida, o nosso delicioso café dos dias atuais.

Quase tão popular quanto água…

O café é a segunda bebida mais consumida no planeta, fica atrás somente da água.

Qual a origem da palavra café?

Primeiramente o nome científico do café é Coffea arábica e seu nome deriva de uma palavra árabe “qahwah” que tem relação com o vinho. O nome turco para designar café é kahve e tem relação com a palavra em árabe.

Cultivo de café

O cultivo do café ocorre preferencialmente em países quentes em especial aqueles das Américas, África e Ásia.

Comércio de café

Hoje em dia é muito comum ir a um café, contudo, na história o primeiro estabelecimento a comercializar a bebida ficava em Constantinopla (atualmente Istambul) que foi inaugurada no ano de 1475. Nos dias de hoje o café é o segundo elementos mais comercializado, fica atrás somente do petróleo.

Café ajuda o cérebro

Pesquisas científicas demonstraram que o café é excelente para o cérebro contribuindo para reduzir o declínio cognitivo e ajuda a evitar o aparecimento de doenças degenerativas. Os turcos inclusive se referem às cafeterias como sendo templos de sábios.

Xícara de Café Preto

Xícara de Café Preto

Café na Europa

O café chegou a Europa através da conquista de mudas pelos holandeses no ano de 1616. Porém, a bebida se tornou sinônimo da realeza e de abundância quando o rei francês Luís XIV ter recebido a mesma de presente do embaixador da Turquia Suleiman Aga.

Café no Brasil

Se hoje é comum beber uma xícara de café com leite e pão com manteiga há alguns séculos somente podia se dar a esse luxo quem tinha dinheiro para pagar o alto preço desses produtos. Por aqui o café era acompanhado geralmente por bolo de fubá, tapiocas e biscoitos de polvilho.

Café contrabandeado

De acordo com algumas lendas acredita-se que o café chegou ao Brasil através de contrabando feito pelo português Francisco de Mello Palheta que obteve os grãos na Ilha da Martinica (território francês) conquistando para isso a esposa do governador local.

Café-com-leite

O termo no Brasil Colônia era usado para definir os mulatos que não eram nem negros e nem brancos. Era uma forma de dizer que se tratava de pessoas sem relevância na sociedade. Contudo, no Brasil Oligárquico (1894 a 1930) esse termo passou a designar um acordo político em que o poder era dividido entre o estado de São Paulo (café) e o de Minas Gerais (leite).

Queima de café

No ano de 1929 o mundo viveu a sua pior crise econômica e o Brasil também foi afetado. Para tentar fugir da crise Getúlio Vargas ordenou que fossem queimadas mais de 80 milhões de sacas de café que não teriam saída.

Brasil produtor de café

Nosso país é responsável por aproximadamente 25% de todo o café consumido no planeta. Para alguns historiadores a produção dos grãos atrasou o processo de industrialização do país enquanto outros acreditam que foi e é muito importante para o país esse espaço como um grande produtor.

Café alcóolico

A receita do café alcóolico vem da Etiópia onde o suco de café era fermentado para essa finalidade. Além disso, os etíopes por vezes se alimentavam da polpa doce macerada junto com banha, uma verdadeira refeição.

Cota de café

Para os etíopes o café é algo muito importante tanto que de acordo com a legislação do país as esposas podem pedir o divórcio caso os maridos não consigam prover a quantidade mínima da bebida para a família.

Água no café

O consumo de café é tão intenso na América do Norte que um estudo demonstrou que 30% da água consumida era usada para o preparo da bebida.

Tipos de Café

Quem ama café sabe que nem todo café é igual, na verdade existe mais de 25 tipos sendo que os dois mais apreciados são: a Robusta que possui teor de cafeína elevado e a Arábica que é mais suave.

Diferentes preparos

Para quem pensa que a forma de preparar café é universal temos que dizer que não é. Na França, por exemplo, o café é misturado a chicória enquanto que no Japão é uma bebida gelada. No Oriente Médio assim como na África o café recebe uma adição de canela ou gengibre. Para os alemães o café precisa de um pouco de chantilly ou leite condensado para ficar doce enquanto para os gregos ele é servido junto a um copo de água gelada.

Bebida proibida

Como tudo o que é bom, o café, já foi proibido ao longo da história, a proibição partiu do governador Khair Begem em 1511 e do sultão Murad III (1574-1595) que chegou a alegar que essa era a bebida do diabo. Por ser o café produzido no Oriente foi também demonizado pela Igreja Católica.

Bebida cristã

Se alguns demonizaram o café outros queriam torna-la bebida santa, foi o caso do Papa Clemente VIII que chegou até a propor que a bebida negra fosse batizada tornando-se assim cristã.

Café expresso

A criação dessa bebida data de 1906 por um empresário da Guatemala que se chamava George Washington, igual ao presidente dos Estados Unidos, mas sem ter nenhuma relação com ele.

Cappuccino e Capuchinhos

O surgimento do cappuccino se deu no século XVI e o seu nome faz referência a Ordem dos Capuchinhos que são bastante associados a ideia de capuzes que em italiano se chamam cappuccinos.

Café antidepressão

Você já pensou que beber café pode te salvar de ficar deprimido? Isso é verdade, um estudo realizado no ano de 2011 concluiu que as mulheres que bebiam 3 xícaras da bebida por dia apresentavam 30% menos possibilidades de desenvolver a doença. Já quem bebia apenas 1 xícara ainda tinha grandes chances de apresentar esse problema.

Bebida da inteligência

Desde que foi descoberta essa bebida esteve associada a pessoas inteligentes e a ideia de energia.

Cafemancia

A arte de adivinhar o futuro através do café é chamada de cafemancia.

Algumas Vantagens do Café que Estão em Estudo:

  • Algumas propriedades do café estimulam o sistema nervoso, aumentado o nível de concentração.
  • Colabora com a redução do risco de algumas doenças, por possuir propriedades antioxidantes.
  • Pode ajudar a diminuir as dores musculares pós-atividade física.
  • Ajuda a acelerar o metabolismo, contribuindo para facilitar a redução do peso.
  • No entanto, outros aspectos do café estão sendo estudados também – os efeitos colaterais da bebida, como:
  • Pode provocar insônia ou agravar o problema em quem já sofre do mal, por causa da cafeína.
  • Pode estimular excessivamente a pessoa.
  • Desconforto intestinal pode ser sentido por alguns consumidores da bebida.
  • Ajuda a piorar quadros de gastrite.
  • O café pode dificultar a absorção de nutrientes pelo organismo, pois possui fitato e tanino. Ou seja, a ingestão exagerada de café pode agravar problemas de desnutrição e anemia.
  • Pode provocar taquicardia já que acelera o metabolismo – o ideal é não tomar grandes quantidades antes da prática de esportes.

Além das pesquisas mais gerais, que visam apenas a estabelecer os benefícios e malefícios da bebida, existem também pesquisas mais especificas que pretendem provar que o uso do café pode melhorar ou piorar determinado aspecto fisiológico.

Café pode auxiliar a combater doenças no fígado

Tomar uma xícara por dia de café pode ajudar a proteger o fígado de algumas doenças como cirrose e câncer – o café se mostrou ainda mais eficiente se a causa dos problemas for o consumo excessivo de álcool.

Os pesquisadores do instituto Mario Negri, na Itália, analisaram 100 pessoas durante dois meses. Os resultados indicaram que o grupo que bebeu a partir de quatro xícaras de café por dia teve as chances de contrair cirrose até cinco vezes menor do que as pessoas do grupo que não bebeu.

O mesmo efeito foi observado com relação ao câncer de fígado – o grupo que tomou café ficou menos propenso à doença.

A ideia é utilizar o as propriedades que inibem as doenças isoladamente – pois o excesso de café pode acarretar problemas.

Tomando sem exageros, o café é uma bebida saborosa e funcional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bebidas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • oiiiiiiiiiii odiei pois eu quero e saber sobre a culinaria e nao a saude que o cafe nos tras

    Nomefranciele 30 de abril de 2013 22:51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *