Como Fazer Bolos Diferentes de Aniversário: Coberturas

O bolo de aniversário é a parte mais esperada da festa e para garantir que a comemoração seja inesquecível é interessante buscar um toque diferente para surpreender os seus convidados. Pensando nisso vamos te dar algumas dicas de como fazer bolos de aniversário diferentes. Que tal colocar em prática essas dicas?

Toque Especial na Cobertura

Uma forma simples de deixar o bolo de aniversário diferente é investir em coberturas especiais, a seguir vamos ensinar a fazer algumas dessas coberturas para deixar os seus bolos sensacionais.

Creme de Manteiga

O creme de manteiga é também conhecido como buttercream, ele é bastante utilizado para enfeitar cupcakes. Em países da Europa e nos Estados Unidos essa cobertura é um clássico das coberturas de bolo. Trata-se de um creme feito a partir da mistura da manteiga e açúcar de confeiteiro, os dois bem misturados. É possível misturar a mão, contudo, com uma batedeira você obterá um resultado melhor.

Uma dica interessante para fazer essa cobertura é utilizar gordura vegetal hidrogenada para fazer a mistura. A coloração do creme deve ser feita com corantes que são encontrados na forma de pasta e são vendidos em lojas especializadas em bolos e doces. Nossa dica é que você tome cuidado com os corantes líquidos uma vez que eles podem acabar deixando a cobertura muito mole se você usar demais. É bom equilibrar com a quantidade de leite.

Para que a cobertura tenha uma consistência mais firme é interessante que antes de começar a decorar você dê uma primeira mão fina de creme de manteiga no bolo para garantir que a camada irá ficar bem fixa. A primeira camada ainda tornará mais fácil arrumar as irregularidades que surjam na superfície do bolo deixando-o mais firme. Para que o creme se espalhe com mais facilidade use uma espátula de metal que seja estreita e fina. A decoração pode ser feita com o saco de confeitar e bicos diferentes.

Receita de Creme de Manteiga

Ingredientes 

  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 1/2 xícara de gordura vegetal hidrogenada
  • 1/2 xícara manteiga em temperatura ambiente
  • 4 xícaras de açúcar de confeiteiro

Como Fazer

Passo 1: A gordura deverá ser batida com a manteiga de maneira a formar picos. Na sequência adicione a baunilha e o açúcar. Faça isso aos poucos. Uma dica é ir raspando os lados da vasilha aos poucos para garantir que no final fique tudo bem agregado.

Passo 2: A mistura deverá resultar numa massa seca, adicione leite e bata novamente até que a massa adquira uma consistência leve e cremosa.

Passo 3: Quem for usar corante deverá adicionar o mesmo enquanto bate a massa. Quem deseja que a cobertura tenha uma consistência mais líquida deve acrescentar duas colheres extras de leite.

Essa receita rende 3 xícaras de creme de manteiga.

Creme de Manteiga com Chocolate

Esse creme é ideal para fazer a cobertura de um bolo que precise de um acabamento marrom. Por exemplo, quem deseja fazer um bolo com um formato específico como um cofre de tesouro de piratas pode usar essa cobertura. Trata-se de um creme bastante versátil e com muito sabor. Devido a isso esse creme pode ser usado também para fazer o recheio de bolos.

Receita de Creme de Manteiga com Chocolate

Ingredientes

  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 3 a 4 colheres de sopa de leite
  • 1/2 xícara de gordura vegetal hidrogenada
  • 1/2 xícara de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
  • 3/4 de xícara de cacau em pó sem açúcar
  • 4 xícaras de açúcar de confeiteiro

Como Fazer

Passo 1: Comece batendo a gordura vegetal junto com a manteiga até perceber que formaram picos. Depois disso adicione a baunilha, o cacau e o açucara, acrescente pouco a pouco. Vale a mesma dica de ir raspando os lados da vasilha para que tudo fique bem misturado.

Passo 2: A massa obtida deverá ser seca. Adicione então o leite e bata novamente até obter uma massa que fique leve e cremosa. Se desejar que a massa fique com um tom mais escuro acrescente ¼ a mais de xícara de cacau. Você pode substituir o cacau extra por 30 gramas de chocolate meio-amargo derretido. Coloque mais uma colher de leite.

Passo 3: Por fim tampe o creme usando um pano úmido e deixe coberto até o momento de utilizá-lo. Se quiser você poderá guardar na geladeira por até duas semanas num recipiente que deverá estar bem fechado.

Glacê Real

A dica para quem deseja uma cobertura de glacê real é ter atenção ao fato de que ela seca com muita rapidez de maneira é bom deixá-la sempre coberta mesmo enquanto você trabalha no bolo.

Receita de Glacê Real

Ingredientes

  • 3 xícaras de açúcar de confeiteiro bem peneirado
  • 2 claras de ovos grandes
  • 2 colheres de chá de suco de limão

Como Fazer

Passo 1: Coloque na batedeira o suco de limão junto com as claras e bata até perceber que se misturaram bem, é importante ficar atento que não é para bater em ponto de neve.

Passo 2: Adicione aos poucos o açúcar, faça isso em baixa velocidade até perceber que ele ficou bem misturado as claras. No caso de achar que ficou muito líquido você pode acrescentar mais um pouco de açúcar para conseguir uma consistência mais grossa.

Dica – Como destacamos acima é essencial usar o glacê imediatamente, caso contrário transfira o mesmo para um recipiente que fique bem fechado já que ele seca e endurece com muita facilidade. Cubra o recipiente usando um filme de PVC durante o período em que confeita o bolo.

Pasta Americana

A massa conhecida como pasta americana é uma massa que torna possível modelar diversas formas. Quando usada sobre o bolo essa pasta fica bem lisa. A aplicação dessa pasta exige uma técnica mais complexa e um pouco de experiência. Quem deseja começar a trabalhar mais ativamente com essa massa pode procurar um curso profissionalizante.

É possível encontrar versões dessa pasta que são vendidas prontas, para começar a usar a pasta é interessante que você use pouca quantidade apenas para fazer detalhes de decoração no bolo. A pasta americana é bastante parecida em textura com uma massa de modelar e dessa forma para abri-la você precisará de um rolo. Para fazer as esculturas com essa massa use cortadores de biscoito para chegar a novos formatos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bolo

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *