Avoante Assada – Receita

Todos nos conhecemos o valor imprescindível de uma boa comida. Não é à toa que, no planeta, multiplicam- se os restaurantes especializados nas comidas mais típicas de cada região. E o nosso país, o Brasil, é um dos mais privilegiados nesse sentido. Isso porque, como a maioria das pessoas sabem, o país foi uma rota de colonização, durante os anos de colônia os posteriores depois da independência da Coroa Portuguesa, que ocorreu no ano de 1822.

Com essa maciça vinda de pessoas de vários lados do planeta, é natural que a cultura do país passasse a ser cada vez mais miscigenada, aplicando em sua cultura cada particularidade dos imigrantes das diversas partes do mundo. Podemos destacar, por exemplo, a imigração em massa dos japoneses para cá, que ocorreram no início do século XX. Eles vieram para cá em busca de emprego e renda, além de estabelecer, também, um pedaço do Japão no continente americano.

Como sabemos, o Brasil é grande, mas muito grande. Suas dimensões físicas permitem fazer uma comparação: o Brasil é considerado um país continental. Para se ter noção de sua grandeza, é possível que a Europa pudesse caber dentro do território Brasileiro, sobrando, ainda, espaço. Além disso, a divisão dos estados brasileiros faz com que muitos estados possam ter a dimensão de um país da Europa. Mina Gerais possui o tamanho da França, e a Paraíba é somente poucos quilômetros quadrados menor que a Croácia. Com essa grande divisão, a Cultura, como se pode imaginar, já é bastante variada.

E, uma parte cultural que é a mais procurada pelas pessoas, é, sem dúvida, a culinária. O Brasil é privilegiado nesse sentido também, por apresentar uma diversidade alimentar enorme. Um dos estados mais famosos por conta de sua comida é Minas Gerais.  Quem não gosta de comer um bom feijão tropeiro e, no café da tarde, saborear um delicioso pão de queijo, não é mesmo?

Como já estamos adentrando o campo mais gostoso da cultura, não poderíamos deixar de apresentar uma receita deliciosa para que você possa fazem em sua casa.

O Que é Avoante?

Muitos podem acabar se assustado com esse nome, porque ele não e muito utilizado para se definir as aves que fazem parte desse seleto hall. Mas, em outras palavras, estamos falando das Rolinhas, que nada mais são do que aves de pequeno porte que estão presentes em grande parte do território brasileiro.

A rolinha, para começo de conversa, é uma ave que pertence à família Columbidae, sendo que existem várias outras espécies como ela espalhados pelo planeta. No Brasil, é observada a presença da rolinha vaqueira, além da já conhecida rolinha de penagem roxa. Em resumo, no Brasil, ambas as aves não costumam ser diferenciadas, sendo todas comumente conhecidas por rolinhas.

As rolinhas são passarinhos que, muitas vezes, acabam sendo confundidas com os conhecidos “pardais”, em uma primeira olhada, o que denuncia este erro se olharmos o pássaro mais uma vez com um pouco de atenção.

Como já dito anteriormente, a espécie é bastante comum no país, estando presente em, praticamente, 100% do território. É uma ave de porte pequeno, com pelagem que varia do roxo para o marrom mais escuro e que se destacou no mundo das aves por conta de sua grande flexibilidade em se adaptar a novos cenários: é a ave que mais soube se adaptar ao urbanismo provocado pelo homem.

Embora seja uma ave com grande presença no território brasileiro, ela é um espécime que está sendo protegida pela polícia ambiental, sendo que, portanto, sua caça é considerada crime. Várias são as notícias de caçadores dessas aves, por apreciar a sua carne, foram pegos e presos, tendo que cumprir pena na cadeia e, ainda, pagar uma multa considerável aos órgãos responsáveis.

Por conta disso, a receita que será mostrada a seguir é a de um galeto assado ao forno. Confira:

Galeto Assado Ao Forno Fácil

Como todos devem saber, o galeto nada mais é do que um frango diminuto, que não chega a pesar mais do que seiscentos gramas, tendo uma carne mais firme e com menos gordura, se comparada à uma carne de um frango comum. E, por conta de seu tamanho, não compensa muito cozinha-lo na panela, preferindo assá-lo ao forno.

Para preparar essa receita, você vai precisar de duas unidades de galeto, duas unidades de batata, duas unidades de limão, uma pitada de pimenta do reino, duas folhas de louro, uma pitada de sal, uma pitada de tomilho (ou alecrim), uma pitada de pimenta do reino, um fio de azeite de oliva e dois dentes de alho.

A primeira coisa a se fazer é limpar os galetos, tomando cuidado ao retirar as entranhas, pois é necessário deixar a carne firme.  Depois disso, corte as batatas e os limões em rodelas bem grossas, aproveitando, também, para deixar o alho sem a pele. Para temperar os galetos, é necessário utilizar o limão, esfregando a fruta pela parte de fora. Depois disso, é hora de inserir na parte interior do galeto o alho e as ervas aromáticas que foram reunidas para a receita. Por dentro e por fora do galeto, é necessário temperar com muito sal e pimenta. Preste atenção, no entanto, se não restrições alimentares por causa de saúde, pois muitas pessoas não podem ingerir pimentas ou sal em excesso, o que pode fazer com que esse prato seja uma verdadeira armadilha.

Depois de os frangos já estarem temperados, é hora de levar para assar. Coloque em uma forma, juntamente com as batatas com sal e pimenta, regando todo o conteúdo com o azeite de oliva.

Feito isso, coloque os galetos no forno, cujo o mesmo deve estar com uma temperatura pré-aquecida de 200 graus. Deixar no forno por, pelo menos, 40 minutos. Mas, preste atenção para virar o galeto de posição quando completar 20 minutos de assado, adicionando ainda mais azeite, se for necessário e se mostrar que está ficando ressecado.

Para verificar se o galeto está assado, veja se a pele está dourada e crocante. Se estiver, os galetos estão prontos para serem servidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *