Carne de Capivara

Para quem está acostumado a apenas comer ou ouvir falar de carnes comuns como a carne de porco, de boi, frango e peixe, fica meio intrigado quando se ouve falar no aumento do consumo de carne de capivara. Mas, atualmente, para as pessoas de paladar mais exótico e para os gastrônomos mais excêntricos, a carne de capivara já virou uma excelente opção de escolha. Para nós, acostumados com carnes mais comuns, alguns detalhes tanto no preparo quanto na degustação desse tipo de carne podem ser notados.

Corte

Características da Carne de Capivara:

Um dos principais pontos característicos da carne de capivara é que ela já vem sendo elogiada pelo baixo nível de gordura. Não é diferente, que o lombo e o pernil sejam as partes nobres desse animal. Para os adeptos de seu consumo, eles garantem que a carne é muito saborosa, além de muito macia. Apenas para recursos de comparação, há quem diga que a textura da carne de capivara seja parecida com a textura da carne de porco. O sabor também é parecido com os suínos, mas com a diferença de ser muito mais magra.

Receitas Com Carne de Capivara:

Antes, gostaria de falar sobre algumas dicas de preparo, pois estamos acostumados com as facilidades das outras carnes, então, o mau preparo pode causar danos na carne, como rigidez, gosto forte, etc.

  • Para evitar que a carne fique com um gosto muito forte, característico do animal, deixe a carne de molho dentro da geladeira em uma mistura de água com bicabornato.
  • O corte é de extrema importância. Se cortada de maneira incorreta, a carne pode demorar mais para ficar pronta, sem contar que ficará rija. Como essa carne só é vendida em alguns locais por ser ainda exótica (e por isso ter um preço meio salgado), peça para a pessoa do local cortar a carne para você, de acordo com a receita que irá fazer.

Consumo

Capivara na Caçarola

Ingredientes: 2 kg de carne pernil de capivara em pedaços médios, 3 cebolas, tempero alho/sal, folha de louro, óleo, bacon em cubinhos (300 a 500 g), colorau e outros temperos a gosto. Água.

Modo de preparo: Assim como em qualquer carne de panela, coloque o óleo e o bacon e deixe fritar. Acrescente o colorau e a cebola picadinha até dourar. Coloque o tempero. Coloque os pedaços de carne e deixe-os fritar em todos os lados. Após isso, coloque uma folha de louro, e água até cobrir a carne. Tampe e deixe cozinhar. Se for à panela de pressão, deixe por 40 minutos e só depois abra. Em uma caçarola normal, vá abrindo de 15 em 15 minutos para virar a carne e verificar seu cozimento. Se a água secar, vá pingando água aos poucos até estar totalmente macia.

Carne de Capivara

Dica: Há quem sirva a carne com cenouras e batatas cozidas, que devem ser colocadas dentro da panela nos últimos minutos de cozimento da carne. O mesmo pode ser feito levando-se a carne ao forno, em um refratário. O tempo de cozimento será maior.

A carne de capivara também pode ser frita em bifes, ser servida como patê e lingüiça de carne de capivara. Também é possível fazer carne seca de capivara.

Por Carol C.

Um comentário

  1. Gostaria de saber qual a medidas de água e a quantidade de bicarbonato?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>