Fígado de Porco – Benefícios

Fígado de Porco – Benefícios

Muita gente não sabe, mas o fígado de porco possui vários benefícios a nossa saúde. A maior parte desses benefícios provêm do ferro e da vitamina A encontrados nele. Esses dois elementos são muito importantes para o nosso desenvolvimento celular e para a saúde de nossos olhos, além de ajudarem nos níveis de energia de nosso corpo. Em sua composição, também estão presentes proteínas, lipídeos, outras vitaminas e também minerais.

Embora o fígado de porco apresente todos esses importantes nutrientes para a nossa saúde, não é recomendável ingerir constantemente. O ideal é comer de forma esporádica. Ele contém níveis elevados de colesterol, e não é uma boa fonte de fibras. Mulheres grávidas devem evitar o seu consumo, devido a vitamina A que ele possui. Essa vitamina pode trazer problemas para a gestação.

O fígado de porco também contém vitamina C, vitamina B5 (ácido pantotênico), vitamina B9 (ácido fólico), vitamina B1 (tiamina), vitamina B6 (piridoxina), carboidratos, selênio, cobre, zinco, fósforo e manganês. Os nutrientes presentes no fígado de porco são essenciais para a nossa saúde.

Benefícios dos Nutrientes Encontrados no Fígado de Porco

Vamos conhecer um pouco mais sobre a importância de cada componente presente no fígado de porco.

  • Ferro: O alto teor de ferro presente no fígado pode contribuir para a prevenção de anemia, provocada pela carência do mesmo. O ferro é essencial para que tenhamos uma vida saudável. Alguns dos outros benefícios para a saúde são: acelera a cicatrização de feridas, dá mais brilho para a pele, evita a queda de cabelo, alivia os sintomas pré-menstruais, contribui para uma gravidez saudável, aumenta a nossa imunidade, melhora o apetite, aumenta a energia do corpo, ajuda no desenvolvimento do cérebro e melhora a função muscular.
  • Vitamina A: os benefícios da vitamina A para o organismo vão desde o metabolismo ósseo até a síntese de hemoglobina, além da ação antioxidante, capaz de proteger o corpo dos radicais livres. Além dos seus benefícios já muito conhecidos. Veja seus principais benefícios: promove a saúde ocular, tem efeito antioxidante, confere mais imunidade ao nosso organismo, previne doenças cardiovasculares, combate os sinais de envelhecimento, contribui para a nossa saúde nervosa e óssea, ajuda no ganho de massa muscular, é excelente para a saúde masculina e para a síntese de hemoglobina. A falta de vitamina A pode causar cegueira noturna, favorece o surgimento de catarata e o glaucoma, osteoporose e muito mais. 
  • Vitamina C: a vitamina C ajuda a produzir e nutrir o colágeno, que contribui para a manutenção das cartilagens, ossos e dentes saudáveis. É uma vitamina essencial para o nosso organismo. Ela evita doenças cardiovasculares, combate gripe e resfriado comum, aumenta a nossa imunidade, previne o AVC, reduz a hipertensão, evita doenças cardiovasculares, previne o escorbuto, combate ao câncer, ajuda na beleza da pele, promove a saúde dos olhos, melhora o nosso humor e muito mais.
  • Vitaminas do Complexo B: são essenciais para manter o bom funcionamento do nosso corpo. Elas agem como que convertendo os alimentos que ingerimos em combustíveis para o nosso organismo. Cada uma das vitaminas do complexo B possui as suas particularidades e importância para o nosso organismo.
  • Vitamina B1 (Tiamina): contribui para que o nosso corpo produza novas células saudáveis. Protege o sistema imunológico e ajudam a quebrar os carboidratos simples.
  • Vitamina B5 (Ácido Pantotênico): quebra os carboidratos e gorduras para energia, e produzem hormônios responsáveis ao estresse e ao sexo, como a testosterona. Além de manter a pele mais saudável, pois reduz os sinais de envelhecimento, como manchas e vermelhidão. 
  • Vitamina B6 (Piridoxina): em conjunto com as vitaminas B12 e B9, ela contribui para a regulação dos níveis de aminoácido homocisteína, que está associado com doença cardíaca. Alguns estudos indicam a importância da vitamina B6 em diminuir inflamação em pessoas que apresentam artrite reumática.
  • Vitamina B9 (Ácido Fólico): é muito importante para gestantes, pois ela evita problemas neurológicos no feto. Seu uso deve iniciar cerca de três meses antes de iniciar as tentativas de engravidar.
  • Carboidrato: são importantes fontes de energia para o nosso corpo. Sem o carboidrato, não teríamos energia para falar, respirar, caminhar, e nem mesmo para os batimentos do nosso coração. Ajudam também na melhora da digestão, na saúde do cérebro, é um importante aliado do coração, contribui para o nosso humor e sensação de bem estar, atua no controle do peso, e muito mais. Mas é importante escolher a forma mais saudável de consumir o carboidrato, para que não se torne um vilão para a sua saúde.
  • Selênio: em grandes quantidades, o selênio é um elemento tóxico, mas muito importante para o nosso corpo em quantidades pequenas. Ele atua na prevenção do câncer, no combate aos radicais livres, na regulação do sistema endócrino, ajuda a aumentar a imunidade, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, ajuda no ganho de massa muscular, na perda de peso, dentre outros. 
  • Cobre: é importante para ajudar corpo a crescer de uma maneira apropriada, além de prevenir o envelhecimento precoce, contribui para o aumento da produção energética, aumenta a taxa de produção de células vermelhas, diminui os sintomas da artrite, reduz o índice de colesterol, cuida da pele, regula a produção de melanina, estimula o cérebro, contribui para a absorção de ferro e açúcar, melhora a saúde da tireoide, dentre outros.
  • Zinco: possui vários benefícios como aumento da imunidade, equilíbrio hormonal, tem ação antioxidante, combate a diabetes, contribui para a saúde do coração, previne a diarreia, ajuda no crescimento muscular, contribui para a saúde do fígado, ajuda no crescimento e reparação capilar, ajuda na absorção de nutrientes e na digestão, etc.
  • Fósforo: são enormes os benefícios do fósforo para a nossa saúde. Assim como o cálcio, ele é muito importante para os nossos dentes e ossos. Contribui para a manutenção do ph normal do corpo, além de gerar e utilizar a energia. Mais benefícios: melhora a digestão, promove o crescimento dos ossos, reduz a fraqueza do corpo, contribui para a saúde renal, contribui para o desenvolvimento cognitivo, contribui para o reparo celular, estimula o metabolismo de proteínas, facilita a absorção dos nutrientes, dentre outros. 
  • Manganês: é muito importante para manter o bom funcionamento das enzimas, cicatrização de feridas, desenvolvimento dos ossos, absorção de nutrientes. Também age combatendo os radicais livres, contribui para o bom funcionamento da glândula tireoide, regula os níveis de açúcar, alivia os sintomas da TPM, e muito mais.

Como vimos, o fígado de porco possui diversos componentes essenciais para o nosso organismo. Porém, a maior concentração é de ferro e vitamina A. Mas reiteramos a importância de consumi-lo de uma forma moderada. Ele deve ser mantido na dieta das pessoas em uma porção mais reduzida, para evitar problemas para a saúde. Também é importante lembrar que mulheres grávidas não devem consumi-lo por causa da vitamina A.

Ele pode ser preparado de diversas formas, como a refeição principal, em forma de iscas, em forma de bifes acebolados, e muito mais. De qualquer forma, ele vai ficar uma delícia!


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *