Lagarto Assado

A clássica receita de lagarto assado faz parte dos almoços e jantares de muitas famílias, mas principalmente famílias brasileiras. É uma receita muito reproduzida em todo o território nacional e muito saborosa. Com certeza você já presenciou, ou mesmo passou pela situação em que ao falarem que o prato principal seria a famosa carne de lagarto, as crianças ficarem duvidosas em come-la, por acreditar que a carne é realmente advinda do réptil lagarto, e não bovina. O consumo de carne de lagarto é proibido pelo IBAMA, e não é recomendado por causar nos humanos vários tipos de doenças. Então crianças, fiquem tranquilas!

Na verdade, a carne de lagarto é a parte posterior do boi, fica entre o coxão duro e o mole, e é uma carne rica em proteína, com muitas fibras, gordura, e extremamente saborosa.

Essa carne não é considerada muito suculenta, então sempre que possível, ao servi-la recomenda-se o uso de molhos, ou o monitoramento da carne para que não fique muito seca.

Existem várias receitas que ensinam a preparar a carne de lagarto assado. Essas receitas servem tanto para um almoço de domingo, ou para ocasiões consideradas mais especiais. A carne de lagarto assada pode ser simplesmente temperada e levada ao forno, ser incrementada com vinhos e cervejas, e até mesmo recheada com legumes. Vamos agora aprender como fazer três tipos de receita de lagarto assado.

Receita Clássica De Lagarto Assado

O preparo da carne deve ser iniciado cerca de duas horas antes, para que o tempero preparado seja aderido na parte interna da carne, saboreando-a assim por inteira.

Ingredientes Para O Preparo Da Receita Clássica De Lagarto Assado:

  • Um kg de uma peça de carne de lagarto;
  • Um limão partido ao meio;
  • Três dentes de alho picados;
  • Sal a gosto;
  • Meia xícara de azeite;
  • Pimenta do reino a gosto;

Como Preparar A Carne De Lagarto

Primeiramente faca o tempero da carne utilizando o alho, sal, e pimenta do reino. Misture o sal e o alho, e adicione então a pimenta do reino. Caso você não tenha pimenta e prefira utilizar outro ingrediente, fique à vontade.

Espalhe sobre a carne então o tempero por ambos os lados e deixe-a descansar por duas horas em uma geladeira, isso fará com que o tempero se agregue a carne, deixando-a mais saborosa. Após o descanso da carne pegue uma forma grande e derrame sobre ela um fio de azeite. Deposite em cima do azeite uma folha de papel alumínio. Em cima da folha também deposite um fio de azeite. Leve a carne até a forma e feche a folha em volta da carne, de forma a cobri-la por completo. Nesse momento pode-se acrescentar outros tipos de temperos que você desejar como pimenta, salsinha, etc.

Leve ao forno já preaquecido em cerca de duzentos graus e monitore o processo de preparo da carne por cerca de uma hora e meia. Após esse período verifique se a carne já está pronta. Caso ela ainda esteja crua e dê para perceber que está um pouco seca, é indicado derramar uma pitada de água sobre a carne. Assim que estiver pronta, sirva-a. Essa carne é ideal para ser servida em um almoço familiar, acompanhada do clássico arroz branco e fritas.

Ingredientes Para Carne de Lagarto Assado Com Cerveja Preta

Caso você esteja procurando por uma receita mais elaborada, afim de impressionar seus convidados o lagarto assado com cerveja preta é muito indicado. O uso da cerveja na receita facilita o cozimento da carne, deixando-a mais macia e saborosa. Para essa receita além da cerveja preta é necessário:

  • Um quilo de carne de lagarto;
  • Uma lata de cerveja preta;
  • Cinco dentes de alho;
  • Sal a gosto;
  • Pitadas de pimenta calabresa;
  • Cem ml de água;
  • Duas colheres de sopa de óleo ou azeite;
  • Como a carne de lagarto é considerada gordurosa, é indicado que a parte da carne que leva a maior parte de gordura seja colocada para cima. Isso fará que ao longo do período em que ela estiver no forno, a gordura se espalhe por toda a carne e realce seu sabor.

Modo De Preparo Da Receita

Para o preparo dessa receita a carne de lagarto pode ser cortada em fatias, ou servida como peça inteira.

Misture o sal, o alho e espalhe sobre a carne. Coloque a carne dentro de um saco plástico e adicione a cerveja e a água. Reserve a carne na geladeira por cerca de 3 horas ou mais.

Não faça furos na carne afim de que a cerveja penetre nela; ao fazer furos sobre ela, fibras podem ser cortadas e a consistência da sua carne pode ser alterada. A cerveja já fará o papel de amaciante da carne. Após retira-la da geladeira leve ao forno já aquecido e sobre uma forma deposite-a. Reserve o molho para mais tarde.

Conforme a carne for assando, acrescente na mesma o resto do molho, aos poucos. O tempo de forno pode variar, mas geralmente será cerca de duas horas, em fogo médio. Não se esqueça de monitorar com está o aspecto da carne, para que ela não fique muito seca.

Após retirar do forno sirva-a, como acompanhamento ou mesmo prato principal.

Existem ainda receitas de lagarto assado que incrementam a carne com legumes, outras carnes e queijo. Para isso é necessário:

Legumes já lavados e cortados de sua preferência. Após temperar a carne e reserva-la afim de melhorar o sabor da mesma, leve-a até um refratário e corte a carne. Geralmente o lagarto é uma peça redonda e para que o queijo seja adicionado no centro é necessário que seja feito um furo. Após isso coloque o queijo parmesão, ou de sua preferência na carne e feche-a.

Caso você prefira, corte a carne em rodelas e ao dispô-la o refratário que irá ao forno intercale a carne e o legume, ou o que você preferir adicionar a sua receita.

Alguns molhos podem ser adicionados na carne após a retirada do forno, ou na sua reta final. O mais usado com a carne de alagarto assada é o molho madeira.

Para o preparo do mesmo são necessários quarenta e cinco gramas de farinha de trigo, 3 colheres de manteiga, dois tablets de caldo de carne, uma pitada de sal e se você preferir sessenta ml de vinho tinto. Em uma panela misture a farinha, a manteiga e o caldo de carne. Mexa até que toda a mistura doure. Adicione o vinho tinto e sirva.

A receita de lagarto assado faz muito sucesso, e apesar do nome poder assustar de primeira quem nunca ouvir falar de uma receita assim, assim que estiver pronta e com o acompanhamento de deliciosos molhos, legumes ou queijos essa receita certamente irá conquistar o coração e o paladar de seus familiares, convidados ou amigos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • esse lagarto e de da agua na boca

    fernan 10 de agosto de 2011 20:25
  • …coloque dentro da panela de pressão, acrescente apenas óleo e nada mais. Ligue o forno e deixe a carne dourar de todos os lados…
    a forma de preparar esta muito mau explicada. do jeito queesta explicando é como se eu tivesse que colocar a panela de pressao dentro do forno… rsrsrrsr

    Bim 25 de maio de 2012 21:21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *