Lagarto Assado

Para você que gosta de cozinhar e quer expandir seus conhecimentos na área gastronômica, a dica da vez é apostar no lagarto assado.
Um prato sofisticado e deveras apetitoso. Pode conquistar o amor da sua vida, ou até mesmo sua sogra, basta convidá-los para um jantar que tenha como prato principal o lagarto assado.

Se seu caso não é conquistar ninguém, não tem problema, pois o lagarto assado é um prato muito apetitoso e que todos deveriam aprender a fazer, desde um simples almoço em casa a uma janta sofisticada.

Ingredientes para fazer um lagarto assado

Separe dois quilos de lagarto, pimenta do reino (ou a pimenta malagueta, fica a seu critério), uma xícara de vinho branco seco, uma cebola ralada, cheiro verde picado (a gosto),

Carne

sal (também a gosto, de preferência pouco), meio xícara de óleo, três tomates sem pele e sem sementes, uma xícara de suco de laranja, um tablete de caldo de carne (dissolva em meio litro de água), 150 gramas de mussarela fatiada, queijo parmesão (ralado), uma lata ou caixinha de creme de leite, uma colher de sopa de molho inglês, uma colher de sopa de maisena, e batata palha a gosto.

Como preparar o lagarto em seis “passos”

Primeiro passo é limpar todo lagarto, depois de limpo deve temperá-lo com pimenta, vinho branco seco, cebola, cheiro verde e sal, não abuse dos temperos, siga esta receita a risca.

O segundo passo é deixar o lagarto descansando no tempero durante algumas horas para que o tempero penetre bem na carne. Passada as horas retire a carne da mistura de temperos e a coloque dentro da panela de pressão, acrescente apenas óleo e nada mais. Ligue o forno e deixe a carne dourar de todos os lados. Agora sim, acrescente tomates, suco de laranja, a mistura dos temperos (que ficará um caldo) onde a carne ficou parada descansando.

Agora o terceiro passo é tampar a panela de pressão e deixar o lagarto cozinhar (em fogo baixo, não deixa nunca no alto) por aproximadamente 50 minutos, ou até o momento que notar que a carne está bem cozida. Estando então a carne pronta, retire ela da panela e reserve o molho. Espero o lagarto esfriar e logo o corte em fatias finas e em cada corte coloque uma fatia de queijo mussarela.

Cortar

Quarto passo, pegue o molho que ficou na panela de pressão e o coloque dentro do liquidificador, bata-o na velocidade média, logo o coloque de novo em uma panela, acrescente então maisena (dissolvida em meia xícara de água).
Esse molho ficará bastante grosso, então agora chegou o momento de colocar o creme de leite e o molho inglês.

O quinto passo é pegar um refratário (de vidro), colocar a carne e despejar o molho (ainda quente) por cima.
Agora vem a parte que dá o toque final neste “prato”, pegue queijo parmesão ralado e polvilhe por cima da carne com o molho.

Molho

E por último o sexto passo que é como iremos finalizar essa deliciosa receita. Pegue o refratário e leve ao forno para gratinar o queijo, espere um pouco, tire-o, acrescente batata-palha e pronto, seu maravilhoso lagarto assado está pronto.

Por Luiziane Acunha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • esse lagarto e de da agua na boca

    fernan 10 de agosto de 2011 20:25
  • …coloque dentro da panela de pressão, acrescente apenas óleo e nada mais. Ligue o forno e deixe a carne dourar de todos os lados…
    a forma de preparar esta muito mau explicada. do jeito queesta explicando é como se eu tivesse que colocar a panela de pressao dentro do forno… rsrsrrsr

    Bim 25 de maio de 2012 21:21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *