Receita de Rolinha Frita

As rolinhas são pássaros populares e bastante conhecidos, foram um dos primeiros pássaros a se adaptar ao meio urbano. Como são animais que são encontrados em grandes cidades, geralmente no alto de prédios e construções, se alimentam de grãos encontrados no chão e pequenas frutas de árvores. São animais considerados agressivos entre si, disputam o território próprio e seus alimentos, mas com outras espécies e com os seres humanos não oferecem nenhum risco. As rolinhas são aves consideradas de porte pequeno, medem cerca de 18cm e não ultrapassam 58 gramas. São facilmente vistas em toda zona a territorial do Brasil, mas também é possível observar essas aves no México, Peru, Paraguai e Uruguai.

Mesmo sendo uma ave que pode ser vista em todo o país, pode-se perceber uma certa quantidade maior delas em lugares como Sudeste e Centro-Oeste brasileiro. É bem provável que por essa grande incidência da mesma nesses locais, o consumo da carne de rolinha tenha sido iniciado por lá. Sua menor incidência pode ser observada nas grandes matas fechadas da Amazônia. São uma espécie que apresentam variadas colorações e subespécies; isso acabou levando a uma denominação das mesmas quanto a sua cor e características especiais.

Por exemplo; a rolinha marrom, que é a mais comum no Brasil e encontrada em quase todos os estados, as roxas, que também são fáceis de se encontrar, amareladas e vermelhas, que tem sua cor mais tendenciosa ao grená. No Nordeste também é possível encontrar a rolinha caldo de feijão. A cor da penugem dessas aves também tem a função de identificar o sexo de cada uma delas. É usual no Brasil, que haja caças dessas aves para consumo próprio, e até mesmo alguns restaurantes acabam por utilizar a carne de rolinha nos seus pratos, seja assada, cozida ou até mesmo frita.

Algumas pessoas acabam por confundir a Rolinha com a popular pombinha, isso porque elas são realmente parecidas, se diferenciando no tamanho, e em alguns casos, na sua cor.

Por ser uma ave com grande quantidade, popularmente acabou tornando-se um meio de alimento, em alguns estados. Apesar de soar estranho, para algumas pessoas, a carne de rolinha é muito consumida no brasil, e seu consumo iniciou-se de uma forma muito popular em casas de família, hoje já sendo possível encontra-la pratos de restaurantes que levam a carne de rolinha como seu ingrediente principal.

Há pessoas que chegam a comparar a carne de rolinha frita com o famoso” frango a passarinho”. No Sudeste é perceptível a maior ingestão dessa carne, sendo elas preparadas de várias formas, desde assadas, cozidas até mesmo fritas, variando claro o seu tempero de acordo com os costumes de cada região. O primeiro passo para se fazer uma receita de rolinha frita é a higienização da carne. Seguindo o mesmo passo que algumas pessoas usam para limpar outras aves, como frango. Pode-se até parecer estranho que pessoas realmente cacem esse bichinho para consumo. Mas isso é mesmo muito comum. Recomenda-se o uso de limões no processo de tempero das aves, juntamente com alguns dentes de alho e pitadas de sal.

Vamos lá a algumas formas de colocar essa receita em pratica:

Ingredientes Para O Preparo Da Rolinha Frita:

  • Cerca de cinco carnes de rolinha; (A quantidade de carne que pode ser utilizada é muito pessoal, por ser uma ave pequena, a receita as vezes necessita de mais de 10 aves);
  • Dois limões lavados e partidos ao meio;
  • Três dentes de alho picados;
  • Meia colher(chá) de páprica;
  • E sal a gosto.

Modo De Preparo Da Rolinha Frita:

  • Após a retirada das penas e lavagem interna e externa da carne, em um refratário deposite-a;
  • Tempere a carne com o uso de limões, pode-se espremer os mesmos em cima das aves (já depenadas e levadas), ou mesmo ir derramando aos poucos com o uso de um copo ou colher;
  • Após esse processo acrescente uma mistura homogênea de alho e sal, que pode ser espalhada sobre os pedaços da carne e assim deixada por cerca de 5 minutos, afim de ajudar no processo de adição de gosto do tempero da mesma.
  • Em uma panela, derramar um fio de óleo ou azeite de oliva e deixar esquentar
  • Após o óleo estar bem quente acrescentar a carne na panela em fogo médio e deixar a carne até que fique dourada.
  • Se preferir adicione um fio de molho o barbecue na carne enquanto ela ainda estiver dourando.

Existem algumas opções que podem deixar a carne da rolinha mais crocante, como empana-la. Para isto:

  • Quebre cerva de 2 ovos em um recipiente não muito pequeno, onde você possa manusear a carne;
  • Após tempera-la passe a carne nesse recipiente com os ovos;
  • Em um outro recipiente deposite 2 xícaras de farinha de trigo ou farinha de pão;
  • Após passar a carne no recipiente com ovos, coloque-a na farinha e vire de ambos os lados;
  • Leve-a a panela já quente com o óleo e frite-a até dourar.

Como em alguns restaurantes, a carne saborosa da rolinha pode até ser servida como petisco, e usualmente ao servi-la, acabam levando um molho como acompanhante. O molho pode ser madeira, molho branco, molho tártaro ou qualquer outro de sua preferência; porém hoje vamos aprender a como fazer um fácil e saboroso molho apimentado.

Ingredientes Para O Molho Acompanhante Da Carne De Rolinha Frita:

  • Duas colheres bem rasas (sopa) de creme de maionese;
  • Três colheres cheias (sopa) de creme de leite fresco, de preferência natural;
  • Uma colher e meia colher de (sopa) de pimenta tabasco (essa é uma pimenta geralmente considerada mais forte, quando comparada a outras e caso você prefira um sabor mais suave a pimenta biquinho é ideal para o preparo desse molho).
  • Coentro e salsinha picados a gosto.
  • Meia colher (chá) de orégano.

Modo De Preparo Do Molho Acompanhante Da Rolinha Frita:

  • Adicione a maionese e acrescente o soro fresco de creme de leite;
  • Após as ervas serem higienizadas e picadas, adicione a mistura; e por último a pimenta.

Por ser um molho que é constituído basicamente de maionese e também creme de leite, é extremamente recomendado que ele seja sempre preparado perto da hora que a carne for servida, para que esteja fresco, e conservado na geladeira por até 2 dias, no máximo.

Essa receita é muito realizada com a finalidade de tira a gosto, e com certeza vai agradar muitos dos seus convidados, que por ventura ainda não tenham experimentado a carne de rolinha frita. Pode ser servida também como acompanhamento de saladas, fritas, feijão e arroz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *