Receitas Com Linguiça Calabresa

Você já parou para pensar no potencial da linguiça calabresa? Ela tem um sabor marcante e basta muito pouco para fazer um prato delicioso com essa iguaria da culinária brasileira. A linguiça tanto vai bem como um dos aperitivos para oferecer aos amigos como também, para fazer deliciosos pratos para o almoço ou jantar de domingo, até mesmo para uma refeição simples.

https://www.youtube.com/watch?v=b-KDclXhZWE

Falando em linguiça calabresa é sempre bom saber um pouco mais sobre o ingrediente, ajuda na hora de escolher a receita que cai melhor. Vocês sabiam que a linguiça calabresa existe há mais de 4 mil anos e quem começou a preparar essa delícia foram os chineses?

No Brasil, ela só chegou quando os europeus começaram a vir para cá e claro, como sabemos a linguiça calabresa é só um dos tipos. Ela é feita com as mais diversas carnes e temperos e também de formas de processamento e formatos diferentes.

Parece que a linguiça calabresa, em especial, tenha sido criada pelos imigrante italianos que vieram para o Brasil, porém, ela não é igual no país europeu.

Sobre a Linguiça Calabresa

O nome da linguiça calabresa dá uma ideia do que iremos encontrar no seu “recheio”, a pimenta com o mesmo nome faz parte da sua composição. Assim que começou a ser produzida no nosso país a quantidade de pimenta era bem maior do que é agora. Com um tempo, essa quantidade foi diminuindo.

Além da pimenta calabresa na sua composição, a linguiça ainda leva gordura e carne suína, que pode ser picada ou moída, um pouco de sal, conservantes e especiarias. Depois de feita a mistura, ela é colocada dentro de um envoltório comestível, ou na maioria das vezes, dentro de tripas.

Em seguida, é usado um tratamento térmico e ela curada perde água e fica mais compacta. Ainda antes de chegarem aos supermercados, elas podem ser defumadas.

Depois é só pensar no que fazer com esse alimento de sabor e aroma tão marcante. A linguiça calabresa fica bem com ervilhas, feijões e lentilhas e pode ser usada na cobertura de pizzas ou pode ser o ingrediente de sopas, além de ficar ótimas com outras carnes e cozidos.

Vamos começar com uma receita básica com linguiça calabresa para o aperitivo!

1- Linguiça Calabresa Acebolada

  • 1 quilo de Linguiça calabresa
  • 3 Cebolas médias
  • 3 dentes de alho
  • 300 gramas de farinha de mandioca crua ou torrada (fica a sua escolha)

Veja como preparar a linguiça calabresa acebolada!

1- As linguiças calabresas deverão ser cortadas em rodelas com a espessura aproximada de 1cm ou um pouco mais fina, caso você consiga.

2- Leve uma panela grande e leve ao fogo para esquentá-la, em seguida, coloque os pedaços de linguiça calabresa. Coloque 100 ml de água e deixe a linguiça cozinhar. O fogo deve permanecer alto e fique de olho para retirar do fogo quando a água secar e a gordura da linguiça estiver derretendo.

3- A linguiça calabresa fritará na própria gordura depois de cozida.

4- Enquanto a linguiça estiver nesse processo vá mexendo para não queimar e quando estiver bem moreninha e reduzir de tamanho está pronta para receber a cebola picada.

5- Corte as cebolas em rodelas e acrescente na linguiça já frita, mexa bem até que elas fiquem douradas e pronto.

6- Reserve as cebolas com a linguiça calabresa e pegue os dentes de alho, amasse em uma outra panela. Coloque 3 colheres de sopa de azeite e leve ao fogo para doura, mexa um pouco e retire o alho para não queimar. Espere ele ficar dourado e perfumado.

7- Depois de tirar os dentes de alho, acrescente a farinha, veja se é necessário colocar sal, mexa um pouco e pronto. É só colocar na tigela e levar à mesa.

O Que Servir Para Acompanhar a Receita de Linguiça Calabresa Acebolada

É claro que a bebida ideal para acompanhar um prato é sempre a suas preferida, mas uma boa cerveja, com certeza, é uma das que mais combina com esse tipo de aperitivo.

Experimente, brindar com os seus convidados comendo a linguiça calabresa e degustando uma boa cerveja artesanal ou quem sabe uma escura, dessas com sabor bem marcante que fará contraste com o sabor da linguiça calabresa.

2- Linguiça Calabresa Com Batatas

Agora vamos apostar em uma receita com a linguiça calabresa que é bem fácil de fazer, é saborosa e pode ser uma opção para o almoço ou jantar da semana ou no domingo também. Anote os ingredientes.

  • 2 Linguiças calabresas cortadas em fatias grossas
  • Meio quilo de batata inglesa – que devem ser cortadas, cada uma delas em 4 partes
  • 3 Dentes de alho
  • 1 Cebola
  • 1 colher (de sopa) de extrato de tomate
  • Cebolinha e Salsinha a gosto
  • Pimenta-do-reino e Sal a gosto
  • 1 colher de azeite extravirgem

Acompanhe o passo a passo para fazer a linguiça calabresa com batata:

1- Comece usando a colher de azeite que deve ir ao fogo em uma panela grande e depois de aquecida, acrescente a cebola e o alho. O ponto será quando ambos ingredientes estiverem dourados.

2- Deixe em fogo baixo e coloque a linguiça que foi fatiada previamente, refogue bem na mistura de alho, óleo e cebola.

3- Em seguida, coloque o molho de tomate, mexa bem e acrescente as batatas, seguidas da pimenta-do-reino, e cebolinha e salsinha e por último o sal (quantidade aproximada para a quantidade), depois de colocar todos os ingredientes citados, cubra as batatas com água.

4- Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou confira se as batatas estão macias. Agora deverá estar quase seca, retire do fogo e na hora de servir salpique um pouco mais de salsinha picadinha para dar frescor a receita.

Essa receita pode ser saboreada com arroz branco e mais um bom prato de salada de folhas verdes. Se preferir, retire o arroz e coma somente com a salada mista com legumes além das folhas.

Você também pode deixar a água secar bem e colocar a linguiça calabresa junto com as batatas em um prato e servi-las como aperitivo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *