Receitas de Torresmo Pururuca

Procurando um acompanhamento igual ao de bar para servir em casa? Uma receita bacana e simples de fazer é o torresmo pururuca, que exige pouco conhecimento de culinária e você pode servir uma boa cervejinha gelada, uma boa quantidade de sucos e refrigerantes e não leva nem uma hora para ficar pronto mesmo marinando. Confira algumas dicas de modo de preparo a seguir.

Torresmo Pururuca de Rancho

Ingredientes:

  • um quilo de torresmo em cubos (panceta ou toicinho)
  • Sal a gosto
  • meio copo de óleo
Torresmo-Pururuca


Torresmo-Pururuca

Modo de Preparo da Receita:

Usando uma vasilha de tamanho médio, comece temperando seus torresmos com o sal e deixe descansar por uns 15 minutos para que o sabor apure. A este ato se chama marinar.

Depois coloque apenas pouco óleo na panela e quando estiver quente, coloque os cubos do torresmo e feche a panela para que não suje o fogão com eles pulando ou caindo . A partir dai use uma colher de pau para ir mexendo apenas para não grudar nem no fundo da panela e não queimar e nem um torresmo no outro. Eles vão soltar uma gordura ainda, que você deve guardar. Tire do fogo quando estiverem sem brilho (opacos) e fritos dos dois lados.  Deixe os torresmo esfriando na geladeira.

Quando os torresmos já estiverem frios, esquente a gordura na mesma panela ou em outra e coloque de volta os torresmos e vá mexendo até eles pururucarem. Retire tudo e bote em uma vasilha com papel toalha para ficarem menos gordurosos e sirva ainda frio. Você pode usar o extra da gordura para fazer o arroz como complemento.

Torresmo Pururuca Mineiro

Ingredientes:

  • duas mantas de barriga fresca (de cerca de 1,5 kg cada)
  • meia colher (sopa) de sal
  • dois litros de óleo virgem

Modo de Preparo da Receita:

Primeiro trabalhe com a carne em si, abrindo a manta da barriga e com uma faca ou facão (o que te faz agir mais rápido e mais agilmente) e tire toda a gordura ou ao menos uma parte dele. Lave a manta em água abundante e deixe escorrer. Você pode usar uma peneira para isso.

Corte a barriga me pedaços pequenos ou médios com riscos transversais, o que vai deixar a gordura largar mais rápido na panela. Depois é só colocar tudo em uma panela com cerca de 1 litro de óleo virgem. A panela deve ser média e você vai precisar de uma colher de pau ou de cabo bem grande de plástico para não se queimar. Deixe em fogo branco por ao menos 20 minutos e mexendo sempre até a banha que sobrou soltar toda mudar de cor e ficar com textura firme. Os torresmos devem ficar bem dourados desta forma.

Tempere com o sal a seu gosto ainda no fordo e espere que eles estourem, formando algumas bolhas brancas, o que deve levar mais vinte minutos. Com o fogo ligado para não encharcar, retire o torresmo com uma escumadeira e coloque-o em uma caixa plástica. Deixe o óleo no fogo por mais cinco minutos para evaporar toda a água.

Deixe esfriar o óleo e cubra o torresmo já separado em outra vasilha com este óleo que esfriou. Depois deixe a gordura escorrer em papel e sirva ainda quente.

Torresmo Pururuca Com Pimenta

Ingredientes:

  • um quilo de toicinho da barriga (o mais fino)
  • sal
  • alho
  • pimenta do reino
Humm

Humm

Modo de Preparo da Receita:

Comece com a carne,  abrindo com uma faca muito bem afiada ou facão (o que te faz agir mais rápido e mais agilmente) e tire uma boa parte da banha. Lave todo o torresmo em água abundante e deixe escorrer. Você pode usar uma peneira para isso.

Corte a banha em pedacinhos e frite e reserve a gordura para fritar os torresmos e guarde os torresminhos para farofa. Corte o toicinho com um dedo de espessura, tamanho considerado ideal. Depois corte pedaços regulares, tempere-o com sal, alho e pimenta do reino a seu gosto, mas com cuidado para não ficar muito forte.

Em seguida forre uma panela com a gordura e frite os torresmos com óleo abundante dos dois lados, até que a gordura solte bastante. Quando estiverem quase submersos pela gordura, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe os torresmos começarem a dourar, mexendo de vez em quando com uma colher de pau ou de cabo grande de plástico para poderem fritar ainda mais. depois de mais ou menos 10 minutos, tire os torresmos. Espere esfriar e frite-os de novo com a gordura que caiu deles e sirva ainda quente. Você pode usar arroz como acompanhamento e batatas fritas se quiser um clima de bar mesmo.

Torresmo Pururuca Na Panela de Pressão

Ingredientes:

  • um quilo de barriga de porco
  • dois dentes de alho
  • Sal a gosto

Modo de Preparo da Receita:

Em cima do seu balcão de cozinha, tempere bem a barriga de porco com alho e sal e deixe marinando por meia hora para o sabor apurar mais. Em seguida, já marinado, coloque a carne na panela de pressão untada com um fio de óleo.

Tampe a panela sem o pino, deixe ao menos por trinta minutos abrindo a panela a cada dez minutos para mexer e tire do fogo quando estiver pururuca. Depois sirva ainda quente. Se quiser, tire a gordura em excesso com um papel toalha e sirva.

 Torresmo Pururuca Fácil

Ingredientes:

  • um quilo de toucinho
  • sal
Modo de Preparo da Receita:

Usando uma bandeija e faca de corte, corte o toucinho em tiras de mais ou menos dois centímetros de largura por oito de comprimento, ou do tamanho que preferir, mas não muito pequenas. Depois coloque sal a seu gosto e mais temperos se preferir, deixando na geladeira para marinar por ao menos uma hora.

Em seguida coloque tudo em uma panela de tamanho mediano, deixando o toucinho para fritar sem acrescentar óleo. Ele deve fritar apenas em sua gordura. Depois deixe que ele amarele um pouco, retire do fogo e deixe esfriar bem. Mexa para separar os pedaços e deixe na panela até o dia seguinte.

Volte a mexer muito bem para que o torresmo se misture à banha. Coloque em sacos plásticos, separando em porções de, no máximo, meio quilo, cuidando para que os torresmos fiquem envolvidos por uma fina camada de banha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • nunca acerto fazer torresmo com essas dicas acho que vou acertar

    cleo 19 de outubro de 2013 12:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *