Cebola Roxa Fatiada em Conserva

Nós todos estamos de acordo que o século XXI é um dos mais frenéticos que a população mundial já viveu. Com o passar dos anos, fomos percebendo que o tempo é uma coisa que está ficando muito escassa ultimamente. Por causa disso, fazer algumas coisas, como cozinhar, fica fora de cogitação: tudo o que for mais prático e rápido é levado em conta, ao invés da saúde. É por conta disso que muitas pessoas estão ficando cada vez mais doentes e com problemas relacionados à obesidade, já que, nesses casos, a alimentação é bastante restrita: quem é que não resiste a um lanche ao invés de um prato de arroz e feijão, não é mesmo?

Pois é. É aí que reside o problema. Quando deixamos de nos alimentar de maneira correta, preterindo outros alimentos ao invés dos saudáveis, estamos colocando a nossa saúde em risco, com doenças como o diabetes, a obesidade e uma serie de outros malefícios. Por isso, é importante que, mesmo que não tenhamos uma rotina estabelecida, tentemos sempre manter a nossa alimentação em dia e equilibrada, para que possamos manter a nossa saúde no azul.

Um condimento que está sempre presente em nossa alimentação é a cebola. Como você já deve ter aprendido, ela é uma hortaliça que possuí diversas vantagens para o nosso organismo. O seu formato é bastante peculiar, com a formação de um bulbo que caracteriza essa planta. Ela é, como já foi descrita aqui anteriormente, utilizada e muito na alimentação como um tempero, mas, ultimamente, tem alcançado um patamar cada vez maior por conta dos seus inúmeros benefícios.

Um desses benefícios é, sem dúvida, cuidar da saúde do coração, já que a cebola possuí elementos que fortalecem esse que é o principal músculo do corpo. Além disso, ela contém uma série de nutrientes que faz bem para a pele e para o sangue, também. A maioria das pessoas consomem a cebola que é refogada juntamente com bifes, podendo ser bife de vaca, de porco ou um filé de frango. Não importa. A cebola é sempre uma parte muito importante da receita. Alguns locais inovaram e passaram a fazer receitas mais saborosas usando a cebola. Muitas pessoas não gostam de consumir a hortaliça por receio, já que, como o seu gosto é acentuadamente forte, ele pode deixar um cheiro não muito agradável na boca, mesmo depois de uma escovação profunda.  Mas, mesmo assim, o vegetal faz um grande sucesso, pelo menos na culinária em geral.

A cebola tem sua história findada na Ásia Central, já que ela é originária desse lugar, mas com um consumo em, praticamente, todos os lugares do globo.  As vitaminas e nutrientes presentes na cebola são, em maior quantidade, a vitamina C, do complexo B, e diversos sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo. É bastante eficaz contra gripes e resfriados, apesar de ainda não ser considerada uma fonte de alimentação muito nutritiva. Além da gripe, a hortaliça também é boa para poder atuar contra problemas provenientes da do estômago, além de ter o poder para ajudar a dissolver coágulos sanguíneos, entre outros.

Quando for comprar cebola, atente-se para os detalhes da casca: deve estar brilhosa, com um bulbo firme e sem sinais de “machucados” ou de mofo. Além de tempero, a cebola é o ingrediente principal em vários tipos de sopas, tortas, e os famosos anéis de cebola, que virou sensação de um dia para o outro. Os maiores produtores mundiais do vegetal se dividem entre a Índia, a China, Turquia, Rússia, Paquistão e Japão.

Alguns estudos sugerem que a cebola pode ser uma ótima opção para a proteção das casas das bactérias, já que, por causa do seu odor e seus nutrientes, a cebola consegue trazer para si as impurezas e os microrganismos, atuando como um verdadeiro filtro.

Você já deve ter percebido a importância da cebola para a saúde, não é mesmo? E, que tal se pudéssemos deixar que o consumo dela fosse mais rápido e simplificado, fazendo as cebolas roxas em conserva? Seria muito bom, não é mesmo? Então, aprenda a seguir uma receita sobre conserva de Cebola Roxa.

A Conserva de Cebola Roxa

Para você poder fazer a conserva, você vai precisar de quatro cebolas roxas de tamanho médio, uma xícara de chá de vinagre branco, três colheres de sopa de açúcar, quatro colheres de sopa de sal e água filtrada até cobrir as cebolas.

Depois disso, é hora de descascar as cebolas e lavá-las. Corte-as ao meio, em fatias não muito finas (mas também não muito grossas), colocando-as em um recipiente a parte as reservando. Em uma tigela, é hora de misturar o sal, o vinagre e o açúcar, mexendo para que possam se dissolver, colocando a mistura juntamente com a cebola. No recipiente onde a conserva for permanecer, coloque a cebola e a mistura, cobrindo com água filtrada até submergir todas as cebolas. Feche o recipiente e dê uma chacoalhada, para que a cebola possa ter para si um pouco da mistura que foi realizada. Depois disso, é só conservar na geladeira. Umas dicas para a sua conserva é que o melhor é deixa-la descansar na geladeira por, pelo menos, 24 horas antes de consumi-la, podendo ficar na geladeira por, no máximo, 15 dias.

Esse tipo de conserva é ideal para você que está sem tempo para poder cozinhar ou fritar a cebola para consumo, não perdendo em nada se comparado à cebola fresca. Mas você deve-se lembrar de manter sempre a tampa do recipiente fechada, pois a cebola, como já fora dito anteriormente, tem uma enorme capacidade de atrair para si microrganismos e diversos outras bactérias.  Em alguns locais, chegou a ser usada, inclusive, para pode ajudar vitimas da gripe espanhola, espalhando-se cebolas cortadas pelos quartos dos enfermos.

A cebola também faz bastante sucesso nas sopas, sendo que, tem a venda, diversas sopas e cremes que levam a cebola como ingrediente principal. Do creme, por exemplo, podem-se derivar diversos tipos de receitas, como tortas, molhos e condimentos especiais para carnes, entre muitas outras aplicações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Receitas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *