Como Fazer Paçoca Caseira

Aquelas pessoas que moram, já passaram ou de vez em quando vão ao interior já ouviram falar da paçoca, e não apenas estas pessoas, a paçoca se tornou uma comida tradicional do nordeste brasileiro.

A Paçoca Salgada

Para quem ainda não sabe a paçoca é uma comida de origem indígena, feita a base de farinha de mandioca e carne seca. No nordeste do brasil, a paçoca se tornou um prato típico, muito apreciado durante as festividades juninas. É obvio que a comida não se restringiu a apenas as festas juninas, hoje ele é apreciado diariamente em todos os cantos do país.

Imagem de Amostra do You Tube

A Lenda da Paçoca Doce

Porém não existe apenas a paçoca salgada, existe um doce feito da mistura de amendoim, açúcar e sal que formam a paçoca doce. Reza-se a lenda que a paçoca doce surgiu ainda na época das senzalas, uma das comidas liberadas para os negros que trabalhavam nas lavouras de cana-de-açúcar, era o amendoim, também muito comum nas fazendas, diante disso, os negros levavam grãos de amendoins para dentro das senzalas, uma vez um dos escravos esqueceu alguns grãos em seu bolso, estes por sua vez se esmagaram e misturaram com o açúcar produzido na lavoura.

Paçoca

Paçoca

Este escravo gostou do resultado da mistura e então nasceu a paçoca doce. O nome paçoca vem do tupi “po-çoc” que significa esmigalhar, e depois desta obra do destino um dos doces mais tradicionais e procurados do brasil se tornou conhecido, a paçoca doce é feita com uma base de amendoim, farinha de mandioca, açúcar e sal, um dos locais onde é mais consumida é no interior do estado de São Paulo.

Um Doce Tipicamente Brasileiro

A paçoca é 100% do Brasil, teve origem tupi-guarani, seu nome é oriundo da palavra tupi “po-çoc”, e significa esmigalhar, desfiar ou enfarinhar. A receita original é basicamente amendoim, açúcar e sal, algumas receitas apresentam ainda a mistura da farinha de mandioca. De sabor forte a paçoca doce nos apresenta uma mistura do doce e salgado, exaltando o sabor do amendoim.

Este doce é comido em qualquer época do ano, mas ele é muito mais difundido e espalhado durante o período das festas juninas e na Semana Santa. A tradição de fazer esta paçoca se tornou em algumas famílias um ritual de valorização do amor e da harmonia familiar.

Se você está pensando que este doce ficou restringido a apenas o período junino, se enganou, algumas empresas industrializaram o doce e vendem muito bem durante todo o ano, porém as mais gostosas são sem qualquer dúvida as feitas em casa. Deseja saber como faz e fazer este doce para a sua família? Siga a receita a seguir:

Paçoca Doce

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de amendoim torrados e sem casca
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • Sal a gosto
  • 2 xícaras de chá de farinha de mandioca torrada

Como Preparar:

Pegue o amendoim e moa, pode ser no liquidificador ou no processador, despois de totalmente esmigalhado, coloque-o em uma vasilha e comece a misturar os ingredientes que sobraram, misture tudo até que fique uma mistura homogênea.

Voltando A Falar da Paçoca Salgada

É importante salientar que a paçoca doce não é a única que faz sucesso, nos estados do Norte e Nordeste brasileiro, assim como alguns locais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde existe imigrantes de outras regiões do país, há também um grande consumo da paçoca, afinal este é um alimento totalmente brasileiro.

Como o nome paçoca significa esmigalhar, desfiar e/ou esfarinhar, já podemos saber que ela descreve bem o que é a paçoca, a salgada é feita normalmente de carne de sol ou carne seca e misturada a farinha de mandioca. A marca da paçoca é que a carne escolhida, pode ser a carne de sol, carne seca ou mesmo uma carne fresca, esta deve ser desfiada, moída ou picada, em seguida frita e refogada, em gordura bem quente, recebe um pouco de cebola e em seguida é socada com a farinha. Há alguns casos que a paçoca é feita com farinha de milho.

Essa mistura deliciosa é oriunda do sertão do Brasil, se espalhou devido as migrações que os nordestinos fizeram antigamente, essas viagens antigamente eram feitas em cima de um “pau de arara”, veículo com carroceria, que transporta pessoas de forma, normalmente, irregular. Como estas viagens, muitas vezes eram extremamente longas, algumas chegavam a durar 30 (trinta) dias, estes retirantes faziam a paçoca e armazenavam em recipientes, habitualmente latas de leite em pó, afinal eles não tinham dinheiro para comprar comida no decorrer da viagem, e foi desta forma que a paçoca se espalhou pelo Brasil.

A Verdadeira Paçoca de Carne de Sol Sertaneja

Se de pois de ler tudo isso você ficou com vontade de comer uma deliciosa paçoca, abaixo mostraremos uma receita típica da paçoca de carne de sol do sertão.

Veja Os Ingredientes:

  • 1quilo de carne de sol desfiada e dessalgada (cozinha a carne até que saia boa parte do sal);
  • 2 cebolas grandes roxas ou 3 médias cortadas em pedaços pequenos;
  • 2 xícaras de chá de manteiga de garrafa e
  • Farinha de mandioca fina de boa qualidade, a quantidade é você quem determina.
Paçoca de Carne de Sol

Paçoca de Carne de Sol

Modo de Fazer:

Em uma panela, coloque a carne de sol e faça o escalde, ferva a carne e troque de agua, pelo menos 2 (duas) vezes, esta operação é feita para que a carne não fique salgada. Se a carne que você escolheu, for a carne seca, o processo para dessalgar é bem similar.  Depois de feito este processo, você pode picar, moer ou desfiar a carne (isso fica a seu critério, mas os culinaristas afirmam que a carne desfiada dá um outro visual ao prato).

Com a carne pronta, pegue a manteiga de garrafa de boa qualidade e coloque em uma frigideira funda, em fogo brando, aquece-a e coloque a cebola, deixe fritar um pouco e em seguida acrescente a carne desfiada. Mexa para que a carne não fique pregada no fundo da panela, deixe a carne pegar gosto, cuidado para não queimar a cebola e ela não ficar amargando.

Vá acrescentando a farinha aos poucos, e mexendo sempre para que ela não fique empelotada. Lembre-se que a farinha deve ser de boa qualidade.

Agora que já viu as receitas de paçoca, você pode fazer as duas receitas e descobrir qual você e sua família prefere.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>