Pé de Moleque

Existem algumas receitas de doces que só de pensar nossa boca já se enche de água, e esse é o caso do pé de moleque. Um doce extremamente saboroso, e que se tornou tradição em diversas regiões do Brasil. Apesar de ser comercializado em diversas regiões, é possível encontrar com maior facilidade esse doce na região sudeste do estado de Minas Gerais, já que a cidade nacional do pé de moleque é encontrada nessa região, Piranguinho.

Piranguinho é uma cidade muito pequena, uma clássica cidade do interior de Minas Gerais, mas que oferece diversos tipos de lojas que comercializam esse doce, e fazem o seu preparo de forma caseira, fazendo com que ele fique ainda mais saboroso. Nessa cidade, existem diversas barraquinhas que comercializam esse doce na beira da estrada, e uma vez no ano existe a festa do pé de moleque, onde a prefeitura da cidade realiza uma ação onde sobre uma grande mesa é disponibilizado o doce em grande e extensa quantidade para a população e demais pessoas que fazem parte dessa comemoração.

Hoje, existem diversas variações no preparo desse doce, podendo ser encontrado o pé de moleque com o amendoim inteiro, o pé de moleque com amendoim triturado, para as pessoas que preferem não mastigar toda essa leguminosa. Além disso, existem ainda os pés de moleque que são feito com rapadura, chocolate, raspas de coco, e diversos outros tipos de ingredientes.

Você Sabe A Origem Do Nome Pé De Moleque?

Que esse doce leva um nome muito interessante todos nós sabemos, mas de onde surgiu esse costume de chamar o doce de pé de moleque?

Bom, essa é uma história realmente muito interessante, já que esse doce é uma tradição brasileira muito antiga. Com isso, nas feiras de alimentos antigas sempre houve um lugar onde existia a comercialização desse doce, onde na maioria das vezes acabava sendo vendido por mulheres.

As criancas mais carentes acabaram cirando o costume de roubar uma quantidade desse doce, para consumo. As mulheres percebendo essa situação, acabavam falando no meio de suas vendas “pede moleque, não precisa roubar” e por essa frase acabar sendo repetida diariamente pelas mesmas, algumas pessoas começaram a relacionar a frase com o nome do doce fazendo então com que hoje o mesmo seja conhecido apenas por pé de moleque.

O doce mais tradicional de pé de moleque é feito basicamente de amendoim e rapadura, um outro doce muito presente na cultura brasileira, especialmente nos interiores de alguns estados.

A Fabricação Do Pé De Moleque

Os doces que são comercializados geralmente são produzidos de maneira artesanal, fazendo com que exista um maior sabor e valor quanto a produção do mesmo. Geralmente quando os mesmos são produzidos de forma artesanal, acabam sendo compostos basicamente de amendoins torrados ou não, juntamente com amendoins torrados, e por último misturados com a rapadura, ainda em seu estado derretido.

Antigamente o doce de pé de moleque e popularmente chamado de quebra queixo, já que uma parte do processo de fabricação do mesmo é feito a partir da quebra da garapa, que aparentemente demonstra ter uma textura parecida com o açúcar cristal. Por isso, existem ainda algumas pessoas que ainda conhecem o pé de moleque por esse nome antigo de quebra queixo, ou até mesmo quebra dente.

No processo de fabricação artesanal do doce, a mistura desses ingredientes acaba sendo lentamente misturada ainda em fogo baixo, para que o ponto de melado do doce consiga ser atingido, e assim a quebra da cristalização do pé de moleque consiga ser realizada.

Após retirar a mistura do fogo, ela é rapidamente transferida para uma superfície lisa, como um balcão de granito, que além de tudo pode ser considerada uma superfície fria, o que ajuda muito no processo de finalização do doce. Para as pessoas que realizam a produção desse doce de forma industrial, geralmente é muito recomendável que exista em sua cozinha um tacho de cobre, já que isso facilitará muito o processo de cozimento da mistura dos ingredientes que darão como resultado, esse delicioso doce.

Por utilizar o processo de resfriamento do doce sobre uma pedra de lisa e fria, o mesmo acaba adquirindo uma certa consistência macia, que acaba sendo ocasionada pelo adicionamento de certos tipos de óleos que são feitos a partir do próprio amendoim ao doce. Algumas pessoas costumam ainda adicionar certos tipos de amendoins na mistura, para que o mesmo não fique tão duro como é de costume nesse processo.

Esse processo é classificado quanto a produção artesanal, mas existem algumas pessoas que acaba produzindo o doce de forma diferenciada, substituindo certos ingredientes e processos ao original e costumeiro processo de produção do pé de moleque. Geralmente essas pessoas acabam realizando a mistura de açúcar já derretido com os amendoins, torrados ou não, inteiros ou já triturados. Com isso, o pé de moleque acabará apresentando uma textura mais crocante e não tão duro, quanto o antigo quebra queixo. Com isso, as pessoas conseguem aumentar a facilitar o processo de produção do doce, fazendo com que sua comercialização acabe ficando mais viável.

A História Do Pé De Moleque

Algumas pessoas acreditam que o pé de moleque acabou sendo criado pelos árabes, por volta da idade média, e quando os mesmos acabaram realizando suas incursões pela Europa, levaram consigo o costume de produção e venda de seu doce. No Brasil, houve então uma adaptação do doce, utilizando como um de seus principais ingredientes a rapadura, mais conhecido na época como mel de cana.

O pé de moleque tem grande influência dentro do país, e é possível até mesmo encontrar uma das primeiras referencia do mesmo no livro Doceiro Nacional, onde acaba sendo encontrado duas variações no preparo do mesmo; uma receita onde seu ingrediente acaba sendo além do amendoim o açúcar e outra receita onde o açúcar acaba sendo substituído pela rapadura.

Apesar de ser um doce que acaba sendo consumido todo ano pela maioria dos brasileiros, na época de festa junina é ainda mais fácil encontrar os mesmos. Apesar de tradicionalmente a receita do pé de moleque levar apenas em maior quantidade o amendoim e a rapadura, existem algumas receitas que fazem com que esse doce possa ser realizado com diversos outros ingredientes, além das mais novas receitas de pé de moleque veganos.

Como início, iremos aprender a receita clássica do pé de moleque, para que você então possa reproduzir em sua casa, e até mesmo comercializar esse saboroso doce, que com certeza fará muito sucesso em sua cozinha.

Receita De Pé De Moleque Com Rapadura

Ingredientes Para O Preparo Da Receita Do Doce De Pé De Moleque Com Rapadura

  • O primeiro e principal ingrediente dessa receita será o amendoim. Para o preparo do doce de pé de moleque, é indicado que o mesmo seja utilizado já quando estiver torrado, e ele já pode ser comprado dessa forma. Caso você prefira torrá-lo em casa, esse é um processo muito rápido e simples, que poderá ser feito rapidamente em seu próprio forno. Na utilização dessa receita, um quilo de amendoim será suficiente. É indicado para que o processo de construção da receita seja feio de forma mais fácil, que o amendoim seja torrado.
  • Duzentos e cinquenta mililitros de leite integral
  • A rapadura é um doce muito fácil de ser encontrado em supermercados e até mesmo em mercados municipais. Um quilo da mesma será suficiente para dar andamento nessa receita.

Modo De Preparo Da Receita De Pé De Moleque Com Rapadura

Pé De Moleque Com Rapadura

Pé De Moleque Com Rapadura

Primeiramente você deverá cortar a rapadura. Para isso, ela deve ser cortada com pedaços com uma faca bem resistente, da mesma forma que cortamos algumas barras de chocolate.

Leve a rapadura para o fogo baixo, juntamente com o leite integral, e continue mexendo até que toda a mistura tenha sido completamente derretida. Continue mexendo até que a mistura então tenha chegado ao ponto de fervura. Quando a rapadura tiver chegado em um ponto onde terá sido completamente derretida, você poderá perceber que por cima da mistura, irá se formar uma camada de espuma sobre sua receita.

Ainda com o fogo aceso misture o amendoim em sua receita. Após esse processo, desligue o fogo e continue ainda batendo sua mistura, que deve estar de preferência em um tacho de cobre. Faça isso até que a mistura do doce comece a ficar mais fria e apresentar uma textura mais dura.

Após isso, em uma superfície limpa, que apresente uma textura fria e lisa, despeje sua mistura. Acerte a textura do doce até que ele fique firme com o auxílio de uma espátula. Após o doce estar frio, utilize essa mesma espátula para poder então cortar os pedações do pé de moleque.

Receita De Pé De Moleque Com Leite Condensado          

Essa acaba sendo uma receita mais fácil de produzir, já que o processo artesanal que acaba sendo realizado em diversas empresas familiares, como as barracas que comercializam o doce de pé de moleque em Piranguinho acabam fazendo-o em maior quantidade, e seu processo fica por fim muito automatizado.

A receita de pé de moleque com leite condensado acaba sendo muito mais fácil de ser prepara, pois os ingredientes que são utilizados na mesma são variações da receita clássica, que fazem com que o doce no seu reparo final apresente uma textura mais difícil de ser quebrada, e dura, na maioria dos casos.

Pé De Moleque Com Leite Condensado 

Pé De Moleque Com Leite Condensado

Ingredientes Para A Receita de Pé De Moleque Com Leite Condensado

  • O primeiro ingrediente que você irá necessitar para realizar o preparo da receita de pé de moleque com leite condensado será o amendoim. Diferentemente da receita ensinada anteriormente, agora iremos utilizar apenas quinhentas gramas do amendoim, já torrado e sem casca, de preferência.
  • Uma lata de leite condensado
  • Uma xícara e meia de açúcar cristal. Na maioria das receitas o açúcar cristal acaba sendo substituído pelo açúcar refinado, mas nesse caso temos uma receita onde grande parte do seu processo de construção acaba sendo no forno, em altas temperatura, fazendo então com que o doce fique ainda mais saboroso, e o açúcar derreta completamente.

Modo De Preparo Da Receita De Pé De Moleque Com Leite Condensado

Primeiramente leve o amendoim até uma panela, e em fogo baixo, adicione o açúcar, até que a mistura desses dois ingredientes se transforme em um caramelo em sua panela. Por fim, adicione todo o conteúdo da lata de leite de condensado na panela e mexa todo o conteúdo da panela até que no fundo da panela não haja nenhum resquício de amendoim, ou seja, até que tudo se desgrude da panela.

Por fim, leve sua mistura ainda quente até uma forma previamente untada com o auxílio de manteiga ou margarina, ou até mesmo óleo.

Espere ate que esfrie por completo, e com o auxílio de uma faca, cuidadosamente corte os pedaços do doce de pé de moleque.

Por ser uma receita que é tradição no Brasil, existem diversos públicos que acabaram não sendo atingidos pelo consumo do mesmo, como é o caso das pessoas que seguem um estilo de vida vegetariano ou vegano. Essas pessoas acabavam não consumindo esse doce, já que na maioria das vezes quando não falamos de produções de pé de moleque em grandes empresas, a produções artesanais acabavam levando em sua composição doce de leite, chocolate.

Dessa forma, algumas receitas acabaram sendo desenvolvidas para esse púbico, e se você faz parte de um deles, vamos hoje aprender a fazer um pé de moleque vegano, para que não haja problema em seu consumo.

Receita De Pé De Moleque Para Pessoas Veganas

Pé De Moleque Para Pessoas Veganas

Pé De Moleque Para Pessoas Veganas

Como estamos falando na produção de uma receita vegana, os ingredientes que acabam sendo geralmente utilizados para a produção do pé de moleque serão substituídos, como é o caso do leite condensado, que não será encontrado diretamente nos ingredientes dessa receita.

Ingredientes Para O Preparo Da Receita De Pé De Moleque Vegano

  • Uma xícara e meio de leite de coco.

OBS: em outras receitas nós já ensinamos como extrair diretamente do coco o leite de coco, caso seja de sua preferência, mas hoje, iremos aprender novamente.

Como Extrair Do Coco O Leite De Coco

Os ingredientes necessários para que possamos realizar esse processo de forma mais fácil será apenas cerca de oitocentos mililitros de água potável morna, juntamente com a polpa do próprio coco, de preferência já seco.

A parte mais trabalhosa para algumas pessoas acaba sendo o processo de retirar a casca do coco, para que sua polpa possa ser extraída de forma mais rápida. Mas para pessoas que acabam ficando apavoradas com essa situação, podemos dar uma dica que ajudará você nesse processo, tornando tudo mais rápido e fácil.

A primeira parte consiste em se retirar toda a água que se encontra dentro do coco. Para isso, você deverá primeiramente realizar um furo na superfície do coco. Enquanto isso, pré-aqueça seu forno por cerca de vinte minutos, e então coloque sobre uma assadeira o coco, e o leve até o forno.

Deixe o coco por cerca de quinze minutos dentro do forno, e depois desse processo retire do forno. Espere até que ele esfrie completamente e retire sua casca. Você irá perceber que essa parte do processo terá se tornado muito mais fácil e ágil, após você realizar esse processo.

Como Extrair Do Coco O Leite De Coco

Como Extrair Do Coco O Leite De Coco

Depois de retirar toda a polpa do coco corte a mesma em vários pedaços leve até ao liquidificador, juntamente com a água morna. O próximo passo será bater essa mistura no liquidificador até que tenha se misturado completamente. Geralmente esse processo todo pode durar até três minutos.

Após isso, com o auxílio de um pano de prato, realize o processo de coar o que agora já pode ser chamado de leite de coco. Você pode utilizar outros instrumentos nesse processo, como peneiras e outras, mas o pano de prato conta com a vantagem de que você poderá também ao final do processo fazer com que seja mais aproveitado todo o leite de coco.

Após esses processos serem realizados, seu leite de coco estará pronto par ao consumo, e o que sobrou em sue pano de prato poderá ser utilizado em outras receitas, como por exemplo farinhas de coco ou farofas.

  • Três xicaras e meia de açúcar cristal
  • Três colheres de sopa de grãos de linhaça
  • Quatrocentas gramas de amendoim torrado e de preferência sem a casca

Modo De Preparo Da Receita De Pé De Moleque Vegano

Em uma panela qualquer você deverá primeiramente ferver todo o leite de coco, e aos poucos ir acrescentando todo o conteúdo do açúcar já separado. Realize então uma mistura com esses ingredientes e adicione por fim a linhaça e se preferir, essência de baunilha. Após a linhaça ter sido adicionada a receite, você poderá perceber que sua receita ficara com um aspecto mais pastoso e você deverá continuar mexendo até que o acuar esteja completamente dourado em sua receita.

Chegará um ponto onde você irá sentir uma dificuldade maior em mexer sua receita, e quando isso acontecer, você já poderá desligar o fogo e levar a mistura do doce ainda quente para alguma travessa, que deve ter sido untada previamente com óleo ou margarina. Após a mistura ter sido completamente secada, você poderá então começar a cortar os pedaços do doce de pé de moleque, e então se servir.

Por fim, iremos hoje aprender mais uma forma de realizar a preparação desse saboroso doce, e que dessa vez será feito de forma ainda mais fácil, no micro-ondas.

Receita De Pé De Moleque Feito No Micro-Ondas

Ingredientes Para O Preparo Da Receita De Pé De Moleque Feito No Micro-Ondas

  • Quinhentas gramas do amendoim. Dessa vez iremos seguir um caminho diferente das receitas que foram ensinadas, ou seja, o amendoim dessa vez terá que ser utilizado cru.
  • Quinhentas gramas de açúcar. A sugestão principal para o tipo de açúcar mais recomendado nessa receita é o açúcar mascavo, por ele conseguir oferecer a receitas algumas características que podemos considerar mais saborosas ao final do processo.
  • Uma lata grande de leite condensado

Modo De Preparo Da Receita De Pé De Moleque Feito No Micro-Ondas

Primeiramente você deverá colocar o amendoim em uma vasilha que poderá ser levada até o micro-ondas, para que você não corra o risco de perder toda sua receita e sua vasilha juntamente com os ingredientes.

A potência que deve ser utilizada no micro-ondas deve ser alta e ser mantida assim por cerca de oito minutos. Durante esse tempo, você deverá então parar o micro-ondas e ir mexendo a mistura, para que todos os lados da mistura possa ser cozinhado da mesma forma. O açúcar, juntamente com o leite condensado deverá ser adicionado nessa receita no final do processo. Por fim, leve essa mistura até um recipiente onde ela poderá ser deixada até que esfrie completamente. Após isso, corte em diversos pedaços a receita toda, até que todos os pés s de moleques esteja devidamente cortados.

Essa é uma receita muito saborosa e que deve ser realizada sempre que possível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *