Lanche de Pernil: Receita Para Fazer e Vender

O Brasil é um país famoso por sua culinária típica, que não inclui apenas um ou outro prato, mas diversos deles e, por isso, encantam a todos os visitantes, visto que cada região apresenta um prato diferenciado e muito gostoso.

É até difícil selecionar apenas um prato para se apresentar a receita, mas no caso, vamos ensinar a fazer um delicioso e suculento Sanduíche de Pernil, daqueles bem temperadinhos e que são vendidos em festas e até no Mercado Municipal. Para quem não conhece esse sanduíche agrada a todos, especialmente os amantes de uma boa comida.

O Que É Um Lanche de Pernil?

Muitas pessoas podem não saber o que é pernil, por isso, vamos exemplificar: pernil é a perna do porco, vamos dizer assim. É uma parte bastante saborosa, pois, como possui um pouco de gordura, a carne se torna tenra e macia, diferente do que pode acontecer com o lombo.

Como outras carnes, há diversas formas de se preparar um pernil, mas, no caso do sanduíche, a preparação do pernil é feita assada. O pernil é bastante apreciado pelos brasileiros, principalmente em situações festivas, como Natal e Ano Novo, além disso, muitos assam o pernil ainda com o couro do porco, que, durante a preparação acaba ficando pururuca, tendo um sabor único e crocante.

Receita de Lanche de Pernil

Preparação do Pernil

  • 01 pernil, ou seja, uma peça cujo tamanho vai de acordo com a necessidade de cada um, já que há peças grandes e outras menores.
  • Aproximadamente 300 ml de vinho branco seco, que pode ser do vinho popular mesmo, não necessita ser aquele próprio para cozinha
  • Mais ou menos 300 ml de óleo de soja ou aquele que você costuma usar em casa
  • 01 cabeça pequena de alho picado e temperado com ervas que goste
  • Sal a gosto
  • 01 colher de sopa de tempero baiano, que pode ser comprado em casas de tempero ou em mercados comuns
  • Para montar o lanche são necessários os seguintes itens abaixo:
  • 03 ou 04 fatias de pernil o que dá aproximadamente 200 gr
  • 02 fatias não muito finas de queijo provolone
  • Molho caprichado feito à base de cebola, tomate e pimentão bem picadinhos e temperados
  • 01 Pão francês bem fresquinho (isso tudo é para apenas um lanche)

Modo de Fazer

A primeira coisa a se fazer é lidar com o pernil, que deve estar resfriado, mas não congelado. Pegue a peça e com a ajuda de uma faca de ponta fina, faça furos em toda ela, para que o tempero possa penetrar na carne toda. Despeje todo o vinho branco em cima do pernil.

Dentro do liquidificador ponha o restante dos temperos, ou seja, o óleo, o alho já temperado com as ervas, o sal e o tempero baiano. Espalhe essa mistura em cima do pernil.

Aguarde até que o tempero curta na carne por no mínimo 04 horas, senão o pernil fica sem gosto. Leve ao forno médio para assar, sempre coberto com papel alumínio, durante aproximadamente 03 horas, de acordo com o forno de cada um.

Depois desse tempo, remova o papel e aguarde até que a carne fique dourada, o que pode levar até 02 horas.

Dica Especial

Sugestão de Como Preparar O Molho do Sanduíche

Numa panela pequena ponha algumas rodelas de cebolas, tomates e pimentões (que podem ser amarelo, vermelho ou verde). Disponha sobre os alimentos um fio de azeite, uma pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe murchar. Se for preciso, ponha um pouco de água. Também é possível que se faça a preparação do molho no grill, porém, é melhor que se dê uma leve aferventada no pimentão.

Receita 02 – Sanduíche de Pernil

Sanduíche de Pernil, Vinagrete e Pão Francês

Ingredientes Para O Lanche

  • 01 pernil de mais ou menos 1,5 kg já desossado
  • 01 xícara de chá de suco de limão espremido na hora
  • 04 colheres das de sopa de tempero pronto, que pode ser o Gril da Maggi
  • Aproximadamente ½ kg de cebola cortada em rodelas

Para O Molho

  • ½ xícara de das de chá de azeite ou outro óleo de sua preferência
  • 02 colheres de sopa de cheiro verde picado (salsa e cebolinha)
  • 04 colheres de sopa de vinagre branco ou tinto
  • 01 tomate de tamanho médio bem picado
  • Demais temperos a gosto, como alho, pimenta, colorau e outros mais
  • 12 unidades de pão francês bem fresquinho

Modo de Fazer

O modelo de temperar o pernil é muito semelhante ao que foi proposto na receita anterior, ou seja, fure a carne com a ponta de uma faca, tempere tudo com o limão e os demais temperos e deixe para tomar gosto por aproximadamente 02 horas.

Ponha o pernil em uma assadeira, cubra todo ele com o papel de alumínio e ponha assar em forno médio de mais ou menos 200 °C, porém, deve ser preaquecido. Como o pernil é pequeno, deixe no forno por mais ou menos 01 hora e meia.

Depois desse período remova o papel, acrescente na assadeira a cebola picada e deixe que a carne continue assando por um tempo aproximado de 40 minutos, tomando o cuidado de regar o mesmo de vez em quando, usando para isso o caldo que se formará na assadeira. Assim que a carne estiver assada, retire do forno, aguarde até que esfrie um pouco e fatie. Se for fatiar ainda quente, pode acontecer das fatias se romperem e não ficarem tão bonitas.

Modo de Preparo do Molho:

Nessa etapa, faça uma mistura dos ingredientes que foram descritos acima e deixe na geladeira até o momento de servir.

Montagem

Abra os pães ao meio e recheie cada um deles com algumas fatias de pernil, molho vinagrete e as rodelas de cebola que estavam na assadeira. Sirva logo a seguir.

Sugestões

Essa receita pode ser usada tanto para o almoço quanto para o jantar e pode ser completada com o uso de uma salada verde, bem fresca e temperada e, para a sobremesa, sirva frutas, especialmente o abacaxi que pode até ser usado no lanche, para uma preparação agridoce.

Como pode ser observado a receita é de fácil execução e preparação, portanto, aproveite e faça uma receita diferente para sua família!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lanches

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *