Receitas de Lanches Saudáveis

A Alimentação dos Dias Atuais

Com a correria do dia a dia, tudo o que mais precisamos é de uma alimentação leve, gostosa e saudável. São tantas atividades que exercemos como: faculdade, trabalho, ocupações, academia, formações que acaba tornando difícil e também prejudicam a alimentação das pessoas.

Tudo o que os nutricionistas pedem é que façamos uma boa alimentação e que não passemos muito tempo sem nos alimentar. Mas devido à quantidade de atividades diárias, as pessoas acabam optando ou não tendo escolha de fazer uma refeição saudável.

Solução para a Correria = Males para a Saúde

A solução e única alternativa para se alimentar entre os pequenos intervalos é comer um lanche na cantina. Infelizmente as pessoas acabam não sabendo como conciliar uma alimentação saudável com a correria e o estresse do dia a dia. Desta forma, acabam preferindo comer alimentos práticos, refeições rápidas nos restaurantes tipo fast food e nas lanchonetes.

Com este tipo de alimentação, o que realmente importa que é a saúde acabe ficando em segundo plano e por isso fica prejudicada, mas é possível ter uma alimentação saudável. Prefira alimentos naturais, frutas, sanduíches naturais, sopas, canja e caldos ou outros alimentos mais leves.

Saiba que os sanduíches com presunto, salsicha, hambúrguer, ovo, maionese, salame, mortadela e queijos (cheddar, prato, mussarela, catupiry, ricota, minas) podem fazer parte do seu cardápio, mas um pouco mais raramente, pois são ricos em gorduras.

É Possível ter sim uma Alimentação Saudável

É possível ter hábitos alimentares saudáveis e saber a quantidade certa da sua alimentação e também a freqüência adequada. Por isso vamos destacar algumas dicas de lanches saudáveis, para você escolher o que vai consumir em diversas situações, pois geralmente trabalhamos o dia todo, temos pouco tempo para preparar refeições saudáveis e isso complica na hora de escolher o que vamos comer.

Mas saiba que existem várias opções bem práticas, saudáveis e que não requer refrigeração, que podem ser consumidas em pouco tempo e fazer bem a saúde da gente.

Os médicos, os nutricionistas e os profissionais da área da saúde nos recomendam comer de três em três horas, mas como vamos nos alimentar corretamente se passamos o dia trabalhando, fora de casa e não temos tempo para fazer uma refeição mais elaborada?

Sabemos que fazer o lanche no meio da manhã e da tarde é essencial, para quem quer se alimentar ou quem quer perder peso, pois este hábito vai manter o nosso metabolismo equilibrado e também vai controlar o nosso apetite ate a próxima refeição. Mas lembre-se que é crucial que o nosso lanche tenha os nutrientes para manter nossa saúde e que não tenha gordura saturada ou trans e tenha poucas calorias e sódio.

A Refeição Ideal, como Fazer

Todos querem ter uma alimentação saudável, e para isso é importante que se faça uma refeição saudável e a ideal é composta com carboidrato (torradas, pão integral), uma fruta, uma proteína (peito de peru, frango, queijo e iogurte), gorduras boas (sementes oleaginosas), saiba que esses alimentos têm bom valor nutricional. A seguir indicaremos alguns lanches saudáveis e com poucas calorias.

Por mais que achem estranho, existem lanches que podem substituir o almoço, por isso se possível prepare seu lanche em casa e leve como você, a melhor opção é o sanduíche, pois fica mais fácil escolher os ingredientes, e suas variações:

  • Carboidratos: pão Frances, integral, pão árabe, pão de batata, qualquer outro tipo de pão;
  • Proteínas: frango desfiado, grelhado, carne fatiada, atum, presunto, peito de peru, blanquet de peru, rosbife, queijos (branco, ricota e cottage);
  • Vitaminas e minerais: alface, cenoura, beterraba, agrião, tomate, palmito, espinafre e almeirão;
  • Suco de fruta.

Reserve algum tempo para fazer sua refeição com calma (alguns minutos), você não pode esquecer o tradicional arroz com feijão, não se esqueça das verduras, legumes e da carne, sempre que possível faça a opção por uma comida caseira para almoçar se não der procure consumir no jantar comidas quentes.

Alguns Sanduíches que você pode Fazer

  • Sanduíche de Ovo picante: pão de forma, ovo mexido com requeijão, pimenta calabresa;
  • Sanduíche Tomatino: pão de forma, requeijão ou creme de ricota, tomates, orégano ou manjericão (pode ser frio ou quente);
  • Sanduíche de atum: pão de forma, atum, gotinhas de limão, pepino japonês;
  • Sanduíche natural: Existem várias opções de sanduiches naturais, veja 4 exemplos.

1 – Alface, milho, cenoura ralada, maionese light ou requeijão, pão de forma.

2 – Frango desfiado, maionese ou requeijão, cenoura ralada, milho, presunto, queijo fatiado, tomate, alface, pão de forma.

3 – Pão de forma, maionese ou requeijão, tomate, peito de peru, mussarela de búfala e cenoura.

4 – pão de forma, tomate, agrião e patê de atum. Para fazer o patê, basta misturar um atum de sua preferência com maionese, requeijão, creme de leite, pode usar até o cream cheese ou ricota.

  • Sanduíche Ciabata especial: pão Frances ou ciabata requeijão, atum, rúcula, tomates em rodelas.
  • Sanduíche de carne cremoso: carne cozida e desfiada, tomates picados, requeijão, salsa picada, pão Francês.

Agora que já viu diversas opções sobre como ter uma alimentação saudável, mesmo comendo lanches, tenha cuidado e escolha bem os ingredientes para fazer seus lanches rápidos e saudáveis. Não compre em muita quantidade, faça compras para a semana, pois alimentos naturais tendem a se estragar com maior facilidade.

Não se esqueça de seguir a ordem dos médicos e se alimentar a cada 3 horas, ao comer regularmente você não precisará comer exageradamente nas refeições que chamamos de grande.

Ao fazer uma reeducação alimentar é de suma importância para melhorar sua qualidade de vida e só assim você conseguirá ter uma vida mais saudável e agradável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lanches

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de ter as receitas de pates para lanche naturais para que eu possa vender
    obrigada.

    cristiane 13 de dezembro de 2013 2:09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *