Receita de Molho Branco

Os molhos brancos são largamente utilizados pela gastronomia em todo o mundo, podendo receber algumas variações que dependem do prato que acompanham. O molho branco serve de base para essas variações que passam a receber outros nomes, como o molho béchamel. Existem muitas receitas diferentes do molho branco básico, mas segundo os especialistas em cozinha o grande segredo do sucesso do molho branco é o tipo de amido que é usado para engrossá-lo, pois o resultado de qualquer tipo de molho branco depende da sua textura, que por sua vez, depende do tipo de amido, ou seja, do tipo de farinha que é usada no preparo da receita. As receitas mais tradicionais utilizam mesmo a farinha de trigo, que oferece uma textura cremosa mais homogenia. Algumas outras farinhas podem ser utilizadas com diferentes resultados, no entanto o amido de milho deve ser evitado. A seguir vamos apresentar algumas receitas diferentes de molho branco.

Molho Branco

Molho Branco Básico

Ingredientes:

2 colheres de sopa de farinha de trigo,
1 colher de sopa de manteiga,
1 cebola média picada,
1 dente de alho esmagado,
1 xícara de leite,
sal e
pimenta a gosto.

Modo de fazer:

Em uma panela em fogo médio derreta a margarina e refogue o alho e a cebola até que esta fique transparente, coloque a farinha aos poucos e fique mexendo por cerca de 1 minuto. Depois tire do fogo e mexa até desmancharem todos os grumos de farinha, quando a mistura deve voltar ao fogo médio acrescentando aos poucos o leite até se obter a consistência perfeita do molho, que é mais cremosa do que um mingau. Depois de pronto tempere com o sal, podendo acrescentar a seu gosto nós-moscada e pimenta. Somente depois de pronto o molho é que podem ser acrescentados os outros ingredientes das diversas variações.

Simples

Molho Branco Light

Ingredientes:

1 copo de leite desnatado,
1 colher de sopa de margarina light,
1 colher de cebola picada,
1 ovo
sal,
pimenta e
nós-moscada a gosto.

Modo de fazer:

No liquidificador bata o leite, o ovo, a farinha e o sal. Em uma panela refogue a cebola, junte os demais ingredientes e vá siga mexendo delicadamente até ferver e formar um creme homogêneo. Essa receita de molho branco light dá duas porções e tem cerca de 280 calorias.

Light

Dicas de Preparo

Estas receitas de molho branco são básicas e podem ser utilizadas em massas e acompanhando receitas de frango e carnes. Para o preparo de um molho branco perfeito o cozinheiro precisa saber que a proporção entre a farinha e o leite é que determina a consistência do molho, quanto mais leite mais fino o creme, quando mais farinha mais grosso. O molho branco pode ser enriquecido com creme de leite, manteiga e queijo ralado. Adicionando mais manteiga e o creme de leite você obtém um molho com uma textura mais suave, e adicionando queijo ralado você obtém um sabor bem ao gosto brasileiro. Estas receitas que apresentamos são as receitas básicas, quem está cozinhando pode acrescentar temperos e especiarias ao seu gosto, personalizando o molho branco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Molhos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • não prestou a receita…. ficou horrível…

    carlos 18 de junho de 2011 16:36
  • realmente, não ficou nem um pouco boa essa receita aqui em casa ‘—-‘

    Rafael 16 de fevereiro de 2012 17:21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *