Verdades Sobre o Consumo de Maionese

Alimento Polêmico

A maionese sempre foi alvo de várias dúvidas, por parte dos consumidores. Muitos a consideram um alimento altamente calórico, outros que é perigosa à saúde, e alguns apostam que tem poucas calorias, pondendo ser consumida em caso de dietas.

Opiniões de Especialistas em Nutrição

De acordo com nutricionistas, a maionese industrializada, não é muito calórica, já que costuma ter em média 40 calorias para cada 1 colher de sopa(12g). A versão light tem em média 30 calorias e a caseira, é a mais calórica, com cerca de 76 calorias em média por cada porção.

Se comparado a outros produtos, como manteiga que tem em média 144 calorias ou azeite com 105 calorias por colher de sopa, a maionese pode ser considerada como alimentação equilibrada.

Comida Calória

Além disso, ela é feita a partir de óleos vegetais, que auxiliam na absorçãode vitaminas, contem gordura poliinsaturada e ácidos graxos ômega 3 e 6, que não são produzidos naturalmente pelo organismo,só através dos alimentos.

Maionese Caseira Versus Industrializada

Segundo os especialistas, a maionese industrial apresenta um melhor valor nutricional, com menos gordura e calorias, além de colesterol em menor quantidade do que a versão caseira.

Maionese Caseira

A maionese comprada no mercado é considerada mais segura, para a saúde do consumidor, pois seus ingredientes passam por uma pasteurização, que destroi os agentes patogênicos, porém preserva as propriedades nutricionais do alimento. Já a caseira que é preparada com ovos não cozidos, pode sofrer contaminção pela bactéria Salmonella.

Gorduras Trans e Gorduras Boas

A maionese industrializada, não tem gordura trans, pois a lecitina do leite age como emulsificante, proporcionando a interação da água e do óleo, o que resulta no molho cremoso, onde a estrutura química das gorduras não é alterada pelo processo físico, não havendo a produção de gordura trans.Pelo contrário, ela é um alimento derivado de óleos vegetais, que são considerados fontes de gordura boa.

A tecnologia utilizada faz com que a maionese industrializada, apresente baixos teores de colesterol. A versão caseira é que pode apresentar alto índice de colesterol, pois contém ingredientes como gorduras e ovos.

Alimento Saudável

Toda dieta equilibrada é feita pela combinação, de todos os grupos alimentares, que são primordiais para o bom funcionamento do organismo humano. A maionese não está no grupo de alimentos essenciais, mas se for combinada com outros produtos alimentares, pode auxiliar na ingestão deles, por sua versatilidade, podendo ser usada para preparar sanduíches, temperar saladas ou molhos.

Acompanha no Sanduíche

Por isso, os especialistas informam que a maionese, pode ser utilizada em dietas de emagrecimento, pois tanto a versão light, quanto a tradicional estão dentro do consumo diário de gordura, recomendado para uma dieta de emagrecimento.

Consumo de Maionese por Crianças

Segundo especialistas, não há necessidade das crianças consumirem esse produto, já que os seus nutrientes podem ser obtidos atráves de outros tipos de alimentos com nutrientes mais saudáveis.

Para os que gostam de passar maionese no pão, substituindo o requeijão, vale lembrar que quanto ao valor calórico, não há muita diferença entre eles, no entanto,é importante saber que a maionese, tem mais conservante que o requeijão, sendo esse último uma melhor opção de consumo por esse motivo.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Molhos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • como se mistura vai no fogo ou nolidficador

    jacqueline 23 de fevereiro de 2012 1:35

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *