Pacu Assado

O pacu é um peixe muito apreciado na culinária brasileira, preparado de várias formas e com diversos acompanhamentos. Os peixes em geral são tidos como alimentos muito saudáveis ricos em vitaminas e sem gorduras saturadas, que fazem mal a saúde. No caso específico do pacu, pode ser preparado com: farofas, molhos, assado, frito, cozido, etc. Com um pouco de criatividade você irá preparar deliciosos pratos com pacu. Conheça a seguir algumas receitas especiais de pacu assado.

Pacu Recheado com Farofa de Banana

Pacu Assado

Pacu Assado

Para preparar essa receita você irá precisar de: 1 pacu, 3 limões, sal e coentro a gosto. Para a farofa: Uma dúzia de banana da terra, um pacote de farofa pronta temperada, uma cebola, manteiga e uvas passas a gosto.

Comece retirando as escamas do pacu, e depois tempere com o coentro, sal e limão, deixe reservado por 20 minutos. Enquanto isso frite a banana picada em óleo quente e em outra panela frite a cebola picada com a manteiga, acrescente a banana, a uva passa e o pacote de farofa pronta.

Use a farofa de banana pronta para rechear o pacu, que já estará temperado, e feche. Coloque o peixe em uma assadeira untada com óleo e leve para assar até que esteja dourado.

Pacu Assado Simples

Receita

Receita

Para fazer essa receita você irá precisar de: 1 pacu inteiro, limão, sal, um pacote de farofa pronta e os ingredientes de sua preferência para incrementar a farofa, como: bacon, azeitonas, pimentão, tomate, etc.

Para preparar, retire as escamas do peixe, passe o suco de limão e o sal e deixe marinando por cerca de 20 minutos. Enquanto isso pegue o pacote de farofa pronta e incremente a mistura com os temperos de sua preferência, recheie o peixe com a farofa já pronta e leve ao forno por 1 hora e meia. Quando a casca do peixe estiver dourada é só servir.

Dica

A farofa deverá ser bem sequinha, pois o pacu já é um peixe muito gorduroso, e ao usar uma mistura mais seca depois de assado você irá notar que ela ficará molhadinha, pois o peixe liberou sua gordura.

Pacu Assado Especial

Dica

Dica

Essa é uma receita muito especial, que ao final tem um resultado delicioso. Para prepará-la, separe:

1 pacu com cerca de 3 quilos
Suco de 2 limões
Sal, orégano e pimenta do reino a gosto
4 colheres de manteiga
4 ovos cozidos em rodelas
2 cebolas picadas
2 dentes de alho amassados
1 xícara de azeitonas sem caroço
1 xícara de cheiro verde picado
2 xícaras de farinha de mandioca

Para preparar, comece limpando o peixe e temperando-o com o limão, o sal, a pimenta do reino e orégano, deixe marinando por umas três horas. Enquanto isso, em uma panela coloque a manteiga, os ovos, a cebola, o alho, as azeitonas e o cheiro verde. Refogue tudo e acrescente a farinha de mandioca. Coloque a farofa pronta dentro do peixe e passe manteiga nele todo. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno até dourar.

Por Heloisa Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>