Filé de Peixe ao Molho de Mostarda

A Culinária é realmente uma das coisas mais incríveis criadas pelo ser humano, não é verdade? Pois bem. Durante muito e muito tempo, isso não foi levado em conta, sendo importante apenas quando o Ser Humano descobriu  o fogo: a partir daí, ninguém mais segurou: ele começou a utilizar o fogo para praticamente tudo: desde cozinhar até se defender dos animais que existiam aqui em um número muito maior do que é hoje.

E, como bem sabemos, o nosso planeta é bastante pequeno em relação aos que existem em nosso Sistema Solar. E, mesmo assim, consegue fazer com que mais de duzentos países existam, cada um com a sua peculiaridade, cultura e costumes. Nesse sentido, podemos imaginar também que a culinária é bastante diversificada: algo que  consumimos aqui no Brasil pode soar muito estranho em um país do Oriente Médio, por exemplo.

Atualmente, há várias movimentações que buscam adotar novas medidas de consumo de alimentos espalhados pelo planeta. Um que vem crescendo e chamando a atenção de muitas pessoas é o veganismo, uma versão mais radical do vegetarianismo, na qual busca-se cortar da dieta o consumo de alimentos que tenham derivados animais. No caso do vegetarianismo, o consumo de carne animal é vetado, deixando de lado o consumo de alimentos derivados dele. Os argumentos em relação ao consumo de carne é que essa é uma forma de fazer com que o meio ambiente pereça menos: para um quilo de bife bovino, são consumidos mais de dezesseis milhões de litros de água. Fora que muitos pastos são criados sob matas derrubadas, para a criação de gado de corte. É uma luta que vem trazendo controvérsia e certa resistência por parte das pessoas e do mercado da carne.

Além da carne bovina, outro tipo de alimento que  também enche os olhos de uma grande parte da população são os animais aquáticos (incluindo ai, os frutos do mar), como os peixes. E, no nossos artigo de hoje, iremos ensinar você a cozinhar um delicioso peixe ao molho mostarda. Confira:

O Peixe na Dieta do Ser Humano

Não é de hoje que os peixes fazem parte da dieta do ser humano. Quando os nossos ancestrais começaram a perambular por aqui, a caça, a coleta e a pesca foram cruciais para que os seres humanos conseguissem se desenvolver por aqui. A importância dos peixes vai além de servir de alimento para nós: ele também foi um dos primeiros seres-vivos a dar as caras por aqui.

Como muitas pessoas já devem saber, o planeta Terra passou por diversos processos até chegar ao que é hoje, não é verdade? Pois é. Antes de ser este planeta com vida e cor, era uma verdadeira bola de fogo em órbita de uma bola de fogo maior ainda. Após milhares de anos e processos ocorrendo, a água presente hoje começou a se formar. E a água desses oceanos estava carregada de elementos nutritivos que contribuíram para o desenvolvimento dos primeiros sistemas mais complexos, incluindo aí os peixes que tanto conhecemos.

Além de estar sempre presente na alimentação humana, o peixe é uma ótima forma de se nutrir, já que há uma grande quantidade de minerais e vitaminas no animal. Um dos principais é, sem dúvida, o Ômega 3, que auxilia, entre outras coisas, a memória de quem faz um consumo regular do peixe, indicado para consumo por, principalmente, idosos e crianças. Pesquisas mostram que, se o consumo de peixe for regular durante toda a vida, as chances de a pessoa envelhecer com a mente ainda ativa é bastante alta.

Acredita-se que os peixes marinhos sejam muito mais nutritivos do que os peixes de água doce, por conta dos minerais que estão presentes nos mares e oceanos. Mas, fica o aviso: o consumo de peixes de água doce ainda é recomendado, pois pode suprir as necessidades básicas vitamínicas do ser humano.

Os peixes mais consumidos no Brasil é a sardinha, o atum, além da merluza, cujo filé faz muito sucesso frito, servindo como um tira gosto bastante chamativo para aqueles dias nos quais se deseja um copo de cerveja, como uma reunião entre amigos.

O Problema do Plástico Nos Mares e Rios

Não é novidade para ninguém que a poluição dos rios e mares (e no meio ambiente em geral) gera um grande desequilíbrio na vida marinha do nosso planeta, não é? Pois bem. O plástico, para se ter uma ideia, não é muito antigo – tem por volta de 100 anos – e, desde então, todo o plástico que fora produzido desde então sequer começou o seu processo de decomposição. E, como temos percebido, o plástico faz parte da nossa vida por conta do seu preço baixo. Com um descarte bastante errado, já que é um dos itens que mais pode ser reciclado no dia a dia, ele ameaça diversos ecossistemas.

Plástico Nos Mares

Plástico Nos Mares

Um dos maiores problemas é o plástico que é jogado nos mares e rios, que podem fazer com que os animais que lá habitam se confundam, acabando por se alimentar disto, causando grandes problemas para a saúde destes animais. Não é muito difícil vermos em noticiários onde pesquisadores que analisam corpos de peixes e baleias mortas encontrarem em seus estômagos grandes quantidades de plástico.

No Oceano Pacífico, por exemplo, se concentra um “continente” de plástico, cujo tamanho equivale ao de um continente. Ou seja: ou diminuímos o consumo de plástico, destinando a um descarte correto ou é o nosso fim.

Peixe ao Molho Mostarda

Peixe ao Molho Mostarda

Peixe ao Molho Mostarda

Para poder executar essa deliciosa receita de peixe ao molho mostarda, você vai precisar de oito filés de peixe – preferencialmente filés de peixe linguado – um ponte de trezentos gramas de nata, seis colheres de mostarda forte, três pepinos, dois dentes de alho, suco de um limão, manteiga, sal e pimenta ao seu gosto.

Depois de reunir todos esses ingredientes, é hora de temperar os filés com alho, sal, pimenta, e o suco do limão. Depois disso, deve fritar os filés na manteiga, colocando logo em seguida em uma forma refratária redonda. Logo após, misture a nata com a mostarda, temperando com sal e a pimenta para, enfim, despejar sobre os filés.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Peixe

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *