Arroz com Nata e Milho

A culinária está presente em toda a nossa vida, não é verdade? Se não nos alimentarmos de forma correta, pode ser que passemos por grandes problemas em nossa saúde. Um exemplo disso é o que aconteceu a um adolescente na Inglaterra que, aos 17 anos, perdeu a capacidade de enxergar por passar grande parte de sua vida em uma dieta a base apenas de batata frita e demais embutidos.

Quando nós estamos falando de uma alimentação mais saudável, a inclusão de alimentos como legumes, frutas, cereais e verduras está mais do que clara, aliados logicamente com uma rotina frequente de exercícios físicos. A partir do momento que ambas as coisas começam a andar junto, é bem provável que a sua saúde possa ter um salto de qualidade bastante alto.

O problema é que o acesso a uma alimentação mais saudável é muito precária em alguns países e, surpreendentemente, os lugares onde a alimentação é mais prejudicial à saúde são os países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos da América: conhecido com o país da oportunidade e da liberdade, a sua população sofre com as consequências do consumo exacerbado dos chamados “fast-foods”, que se justifica pelos seus preços mais baixos em comparação aos demais locais para alimentação.

Fast-Foods

Fast-Foods

O Brasil, que também sofre com os índices de pessoas acima do peso ideal, porém, não tem um problema muito acentuado em relação à alimentação, na qual a oferta de produtos naturais é bastante grande em feiras e comércios livres, a preços bastante acessíveis. Um dos motivos para que isso possa acontecer é, justamente, o Brasil está localizado em uma zona tropical, o que facilita e muito o cultivo de diversos alimentos que necessitamos para o nosso dia a dia. Só para ter uma ideia, a banana, fruta que aqui pode ser encontrada pelo preço de até 2 reais a dúzia, em países como o Japão pode sair muito bem pelo preço de até 40 reais.

Já que estamos falando sobre uma alimentação mais regrada, mas sem deixar de viver bem ( não é mesmo?), vem com a gente aprender a preparar uma deliciosa e inusitada receita de arroz com nata e milho, além de conhecer um pouco mais sobre esses ingredientes.

O Arroz

Um cereal tipicamente asiático, o arroz é presença garantida no Brasil, no qual o alimento faz parte da base da cadeia alimentar brasileira: junto com o feijão, ele é recomendado pela maioria dos nutricionistas como uma forma de manter uma alimentação equilibrada, juntamente com uma proteína e uma verdura ou legume. Especialistas do mundo todo dizem que essa é uma das formas mais saudáveis de se alimentar em todo o planeta, perdendo apenas para o Japão, no qual é apontado que lá possuí a alimentação mais saudável do planeta, devendo o fato ao grande consumo de frutos do mar por parte dos japoneses.

O arroz está presente na alimentação humana há milhares de anos, nos quais o seu cultivo se dá em grandes lagos inundados, conhecidos como “arrozais”. Alguns acreditam que, em 2003, foi encontrado o arroz mais antigo a ser cultivado pelos seres humanos, com registros de que o ser humano sabia como manipulá-lo há quinze mil anos. No Japão, por exemplo, sabe-se que o arroz é cultivado desde 7 mil anos atrás.

Possuindo vitaminas como a B12, o arroz, no entanto, é apontado como vilão se consumido demais, por conta da grande presença de amido. Algumas variações estão sendo estudadas para retornar maior valor nutricional e, de que quebra, diminuir a quantidade de amido, evitando o ganho de peso adicional.

A Nata

Nata

Nata

A nata é um dos subprodutos do leite, que é a ‘gordura’ presente nele, que se forma e se torna aparente a partir do momento que o leite é fervido. É bastante empregado na confecção de derivados do leite, como queijos e coalhadas, além, também de ser ingrediente de diversos tipos de receitas, como bolos e uma das mais conhecidas, que é a “bolachinha de nata”, bastante comum em regiões de Minas Gerais.

O Milho

É um dos cereais mais consumidos em todo o planeta, sobretudo nos Estados Unidos. A partir deste, é possível fazer tudo, desde receitas salgadas a até doces, bem como, também, ser a base de diversos tios de alimentos industrializados. É um dos cereais mais antigos conhecidos pelo homem também, tendo sua origem na América e sendo conhecido pelos nativos americanos desde bem antes da chegada dos Europeus, os responsáveis por fazer com que o cereal fosse levado para a Europa e, consequentemente, espalhado pelo mundo. Aqui no Brasil, por exemplo, diversas receitas utilizam milho em sua composição, tais como o pastel de milho, o bolinho caipira, a pamonha, o curau, bolo de milho, entre outras.

O milho é, juntamente com a soja, o alimento que mais passou pelo processo de transgenia, na qual uma grande parte hoje do milho utilizado na indústria é transgênico. A ideia dos transgênicos é fazer com que esses alimentos fiquem mais vitaminados e mais resistentes às pragas, bem como, também, tenham sua produtividade aumentada a níveis mais confortáveis. Porém, não há um consenso geral sobre o uso dos transgênicos em nossa alimentação, haja vista que não se conhece a fundo o que a mutação genética desses alimentos transgênicos podem causar a longo prazo tanto na natureza quanto no organismo dos seres vivos, que no caso é o nosso mesmo.

Arroz com Nata e Milho

Arroz com Nata e Milho

Arroz com Nata e Milho

Para poder preparar um arroz com nata e milho, você vai precisar de três xícaras de arroz, um pote de nata, uma lata de milho verde, três colheres de manteiga, quatro colheres de molho de tomate pronto, duas colheres de óleo e, por fim, sal à gosto.

Depois de reunir todos esses ingredientes, você vai colocar o óleo para aquecer em uma panela, adicionando o arroz e fazendo-o normalmente, tomando cuidado apenas para que ele não passe do ponto e que, assim, possa ficar soltinho. Utilizando outra panela, coloque a manteiga e o molho de tomate, deixando que isso doure, acrescentando, em seguida, a nata e o milho. Assim que a nata já estiver diluída, misture com o arroz. Pode servir! A dica é que essa receita acompanha muito bem saladas verdes e carnes em geral.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Petiscos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *