Canapés Frios

Os canapés frios são famosas receitas no brasil, e são servidos geralmente em eventos sociais, em aniversários e casamentos. A palavra Canapé em si é uma palavra francesa, e essa receita foi muito realizada antigamente pelos russos. O modo com que eles serviam essa receita era muito diferente. O costume de se servir canapés como um aperitivo, antes das principais refeições se iniciou em restaurante russos, lá eles adquiriram o costume de em restaurantes construir uma antessala para que ali pudessem ser servidos quaisquer tipos de alimentos que poderiam ser considerados pequenas porções ou aperitivos, incluindo o canapé.

Existem diversos tipos de canapés, que se diferenciam por meio de sua cor, sabores e coberturas. A receita de canapé em si é baseada em pequenas porções aperitivas que são consideradas como entradas. A base da massa da receita pode ser feita de diversas formas e com diversos tipos de sabores e condimentos, porém, os mais clássicos são feitos com bolachas, massas de farinha de trigo, variados tipos de pães de forma, entre outros que acabam sendo mais utilizados.

Os canapês seguem o mesmo padrão de alguns sanduíches, e necessitam de uma base para o sustento do recheio, alguns contam com algum tipo de cobertura, mas isso não é regra no preparo dessa receita.

Geralmente os canapês são dispostos diretamente sobre bandejas ou algum outro recipiente, sendo sobrepostos em cima de algum tipo de protetor plastificado, mas existem pessoas que gostam de inovar no processo de sua receita e acabaram criando canapês que podem ser servidos em copos, ou algum recipiente próprio.

Por ser um aperitivo que acaba sendo muito servido em eventos sociais, como coquetéis e casamentos, eles na maioria vêm enfeitado com algum tipo de guarnição. As mais comuns de se encontrar no topo desse aperitivo são pimentões, azeitonas pretas ou verdes e em alguns casos mais exóticos, cerejas.

Como a principal camada de recheio dos canapês podem ter diversos sabores e aspectos, vamos aprender primeiro com realizar o preparo da base do canapê frio, a assim depois o patê ou molho que irá ser sobreposto em cima da base do aperitivo poderá ser escolhida e executada.

Para a realização dessa receita, geralmente não é preciso procurar muitos ingredientes, e pode ser executada de forma simples.

Ingredientes Para A Base do Canapé Frio

Como o preparo de canapés é um processo que pode ser realizado por pessoas mais leigas em dominar a cozinha, vamos dar algumas sugestões que podem ser realizadas por pessoas menos aptas ao mundo da cozinha, bem como para alguém que tenha mais experiencia e acabe levando o mundo da cozinha como um hobby.

Existem diversos tipos de canapés disponíveis para ser feito, a base do canapé pode ser de qualquer tipo de alimento que você deseje, desde que fique de forma plana, como exemplos podemos citar:

  • Carnes: existem diversas pessoas que em churrasco e eventos acabam optando por ir pelo caminho de ter como base do canapé, uma carne. Geralmente são servidos carnes mais fáceis de se manusear, e que depois quando finalizada apresentaram uma característica mais maleável, facilitando assim para que as pessoas possam morde-la. Os principais tipos de carne utilizadas nesse canapés são lombos, pernis, peito de frango. Em geral, a carne que você optar por utilizar nessa receita só deve ter a restrição quanto ao seu formato assim que for disposta em uma mesa.
  • Indo em um caminho totalmente contrario ao da ultima sugestão de base para canapés, agora podemos observar uma questão muito interessante. Por ser uma receita simples e prática, o canapé pode ser realizado de diversas formas e para diversos tipos de pessoas, bem como vegetarianos, que irão adorar esse canapé que leva pepino em sua base estrutural. Além de pepinos pode ser usado pepino amarelo, pepino verde, pepino vermelho, entre outros tipos de legumes e verduras que você preferir.
  • Os canapés mais tradicionais contam com sua base formada por alguma massa, seja ela assada ou frita. Porém, existem também clássicas opções onde as bases dos petiscos são torradas de diversos sabores e pães, de forma ou até mesmo o clássico pão francês.
  • Existem algumas bases de canapés que podem ser consideradas um tanto quando exótica, mas não perdem em nada seu sabor. Podemos citar como exemplo pessoas que optam por utilizar cascas de aboboras, queijos frios entre outros.
  • Tomates são também ótimas opções para ser utilizadas nesse petisco, ainda mais quando o assunto são canapês frios. Dessa forma esse petisco pode ser servido em eventos sociais no período da tarde, em épocas mais quentes.
  • Uma das novas opções de canapês frios pode ser observada em diversas lojas que trabalham com servimento de porções e afins. Geralmente eles oferecem o clássico canapê frio, ou quente, e em alguns estabelecimentos podemos encontrar canapés frios a base de massa de tapioca. Elas são ótimas opções para se diferenciar do clássico modo e servir, e além de tudo, ficam deliciosas.
  • Alfaces e rúculas: se você procura uma opção de lanche mais saudável, e ainda sim saborosa, considerar utilizar folhas de couve, folhas de alfaces ou rúculas são ótimas opções, além de ficarem lindas e super. coloridas.

Os canapês são opções muito versáteis e podem ser servidos em diversos tipos de eventos, a qualquer horário e época do ano. Eles são utilizados em diversos tipos de evento justamente por sua aparência fina, praticidade de preparo e sabor.

Apesar de ser um tanto quanto simples realizar a montagem desse aperitivo, o processo deve ser executado com cuidado, se atentando sempre com o tamanho do canapé frio, como eles serão servidos, quais serão os tipos de cobertura dos aperitivos oferecidos para os convidados ou até mesmo clientes.

Dicas De Quais Tipos De Recheio Se Utilizar Nos Canapés Frios

A maioria dos canapés servidos podem ser considerados salgados, porém, existem exceções onde ao se colocar uma geleia de amor sobre o canapé frio ele pode ser considerado um aperitivo doce, mesmo que não seja tão intenso.

Além de se poder utilizar geleias, elas combinam de uma forma muito saborosa com queijos, podendo ser depositado sobre uma torrada ambos os ingredientes, bem como a geleia como cobertura e o queijo como a base de sustentação do petisco.

Para os apreciadores de petiscos com um ar agridoce, a opção de se misturar geleias com os frios, principalmente presuntos é uma boa pedida. Apesar de soar um pouco ousado e exótico, o sabor é realmente muito bom. Além de que o preparo desses petiscos é realmente muito rápido e prático, levando em média apenas alguns minutos.

Peixes também são muito bem-vindos nos canapês frios, sejam eles crus, assados, cozidos ou fritos. Podemos utilizar uma massa folhada e depois acrescentar algum tipo de creme e por ultimo sobrepor sobre esses ingredientes o peixe. Caso sua opção seja o salmão cru, é muito indicado que você adicione nos seus canapês frios cream cheese, mesmo que industrializados.

Para pessoas que são vegetarianas opções que levam vegetais e cremes com legumes são sempre muito bons.  Opção de se fazer um canapé frio utilizando pepino, por exemplo é muito viável, já que é uma receita simples e sobreposto ao pepino pode-se adicionar vários condimentos.

Os canapês que tem como base tomates, podem ser recheados de diversas maneiras, já que essa e uma fruta muito eclética e tropical. Para pessoas que são apreciadoras de pimenta e pimentões, a utilização destes em suas receitas é muito válida.

Existem canapés que são relativamente mais finos e podem contam em sua composição com ingredientes considerados mais refinados. Para a realização dessa receita muitas vezes são utilizadas torradas que contem grãos, e em cima das torradas vê-se carnes como capacito.

O canapé pode ser servido de forma aberta ou enrolada. Caso você prefira servir seus petiscos enrolados, uma ótima opção é utilizar os chamados pães de forma, assim será possível que você os enrole com o suporte de um palito de dente, colocando dentro dos pães o recheio que desejar.

Canapês frios com caviar: essa é uma receita realmente muito elegante e que nem sempre pode ser encontrada nos lugares. Geralmente canapês frios que tem em sua composição o uso de ovas de peixes, conhecidas como caviar, são servidos em torradas, juntamente com ovos cozidos ou queijos finos.

Existem também canapês que são feitos com torradas, queijos e tomate. Esse é o caso do canapê frio de tomate seco, onde em cima de uma torrada é disposto algum creme gelado de queijo, ou queijo fresco, juntamente com um pequeno tomate seco por cima.

Umas das vertentes mais interessantes dos canapês frios é que eles podem ser servidos em eventos onde a sofisticação vem em primeiro lugar, bem como num almoço familiar de domingo ou até mesmo reuniões causais com amigos ou colegas de trabalho.

Uma das principais características dos canapês frios são que sua composição geralmente leva ingredientes frescos e pastosos. A seguir vamos aprender alguns exemplos de pastas e guarnições que podem ser utilizadas na receita de canapé frio.

Canapés Frios De Mortadela

Canapés Frios De Mortadela

Canapés Frios De Mortadela

Os Principais Ingredientes Para O Preparo Dessa Refeição São:

  • Uma colher e meia de mostarda;
  • Torradas, pães de forma ou pães franceses;
  • Uma xícara de extrato de maionese;
  • Uma xícara e meia de mortadela ou presunto defumado;

Modo De Preparo Dos Canapés Frios Com Mortadela

Para que a mortadela fique em um tamanho mais confortável para ser ingerido, é recomendado que a mesma seja passada por algum tipo de processador ou liquidificador. Após o processo de passar a carne pelo processador retire-a e deposite em um recipiente, onde você poderá acrescentar aos poucos a maionese e mostarda. Caso você prefira após o preparo, temperos e sal a gosto podem ser adicionados.

Um outro tipo de canapé frio muito realizado em cozinhas de restaurantes e até mesmo alguns eventos é o canapé com base de pimentões.

Canapé Frio De Pimentão

Canapé Frio De Pimentão

Canapé Frio De Pimentão

Ingredientes Para O Preparo Dos Canapés Frios Com Pimentões

  • Para o preparo desse acompanhamento de torradas ou pães, são necessários de dois a três pimentões verdes já higienizados e abertos, de forma que não haja nenhuma semente em seu interior.
  • Bem como de dois a três pimentões vermelhos ou amarelos;
  • Uma xícara de cream cheese ou molho branco.

Modo de Preparo dos Canapés Frios Com Pimentões

Para a realização da montagem desses canapés os pimentões já devem estar cortados em pequenas fatias, ou cubos. Dessa forma, adicione uma pequena quantidade desses pimentões ao molho branco e misture com a ajuda de uma colher. Após esse processo, espalhe sobre a torrada ou pão a sua mistura e decore da maneira que preferir.

Uma dica muito importante para pessoas que desejem realizar o preparo da receita de canapés frios é que mantenham sempre que possível, seus petiscos conservados em algum refrigerador ou geladeira. Isso porque, na maioria das vezes a pasta que acompanha o canapé frio, tende a estragar ou acabar não fazendo muito bem para quem a consumir. Dessa forma, é sempre melhor manter seus petiscos refrigerados até um pouco antes deles serem servidos.

Como sugestão de pasta para acompanhar os canapés frios podemos observar a seguir:

Canapés Frios Com Pasta de Manga e Gengibre

Canapés Frios Com Pasta de Manga e Gengibre

Canapés Frios Com Pasta de Manga e Gengibre

Essa é uma receita um tanto quanto exótica, mais que se realizada da forma correta irá surpreender todos os seus convidados ou clientes.

Ingredientes Para Canapés Frios Com Pasta de Manga e Gengibre

  • Uma manga inteira, já higienizada e cortadas em cubos, de preferência;
  • Sal a gosto;
  • Pães de forma, franceses ou sírios que serão a base da receita de canapé frio com pasta de manga e gengibre;
  • De duas a três colheres cheias de creme de leite fresco;
  • Duas colheres e meia de margarina sem sal.

Para o início do preparo de sua receita, são necessários alguns ajustes nos condimentos. Como o gengibre. Ele deve ser picado e reservado, em um recipiente que possa ir a geladeira ou refrigerador. Nesse mesmo recipiente adicione as duas colheres e meia de margarina e o creme de leite fresco. Misture com o auxilio de uma faca e logo após adicione a quantidade de sal almejada. Para que a receita fique com um ar mais exótico, algumas pessoas costumam adicionar kani em sua pasta. Dessa forma, adicione a manga já picada em cubou e o kani. Misture tudo e serve em uma geladeira.

Enquanto a pasta fica na geladeira os pães ou torradas devem ser devidamente espalhados sobre a bancada onde os canapés frios irão ser montados.

Após esse processo, retire a pasta da geladeira e espalhe sobre os canapés.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Petiscos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • GOSTARIA DE RECEBER DE VCS RECEITAS E MODO DE FAZER CANAPÉS FRIS, VISTO Q SOU UM GRANDE APRESENTADOR DESTA ARTE MARAVILHOSA E GOSTÁRIA DE ESTARDESENVOLVENDO A MESMA.
    ANTECIPADAMENTE AGRADEÇO!!!!

    FRANCISCO BORGES 10 de maio de 2011 1:59
  • Boa tarde.
    Gostaria de saber onde são dados cursos de canapés quentes e frios no Rio de Janeiro.
    Obrigada,
    Miriam

    miriam glass 1 de junho de 2011 14:37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *