Pinchos

Culinária

De origem tradicionalmente basca, os pinchos são considerados aperitivos e entradas requisitadas em coquetéis ou mesmo entrada de jantares. Associado a uma fatia de pão ou massa específica, os pinchos geralmente recebem como molho e cobertura preparados a base de frutos do mar, ou mesmo peixes como salmão, a sardinha e o atum. Na classe dos aperitivos frios, os pinchos podem também ser servidos quentes, caso forem levados ao forno para uma leve gratinada, sempre em temperaturas baixas, já os frios são servidos como os canapés e outros, com patês e molhos de preferência salgados. O nome de origem basca também se assemelha a antigos bolinhos que utilizavam de massas e recheios, juntamente com palitos para segurança. Hoje eles são confundidos com as tampas, que se trata de uma comida similar, contudo com recheios e molhos diferenciados. Normalmente e de forma clássica, os pinchos são servidos em conjunto a taças de vinho ou outras bebidas mais sofisticadas, tudo dependendo da ocasião e momento a ser servido, ou como entrada ou mesmo como simples aperitivos.

Frios

Os Ingredientes

Para se fazer um delicioso pincho são necessários alguns ingredientes indispensáveis para a degustação de fato dos sabores, principalmente no molho utilizado e os temperos. Quando surgiu na região Basca, Cantabria, Navarra, entre outros países da mesma cultura, os pinchos obedeciam a preparações a base de pescados, especialmente merluzas e bacalhau; já que eram peixes em grande quantidade na região. Mas também observa-se o uso de muitos outros ingredientes a base de batatas e leguminosas, tradição essa que definia-se sempre na criatividade cada vez maior da diversidade e novos experimentos, que atualmente contribuíram para receitas mas exóticas e diferenciadas em seu modo de preparo, e tipos de molhos.

Canapes

A Tradição Dos Palitos

Os pinchos acompanhados de palitos para melhor junção do pão com o recheio são clássicos em bares e restaurantes do País de Basca, principalmente pelo motivo de que o número de palitos é fiel ao dono do estabelecimento para definir melhor a conta a ser paga. Essa tradição deu-se para sustentar mais um aspecto da cultura basca em sua criatividade, pois a maioria dos palitos utilizados diferencia-se quanto a cor, ao tamanho, ao formato, sempre conforme a preferência do cliente.

Pinchos

Toda essa prática de palitos é sempre uma diversão para as crianças, que se divertem com os coloridos ou mesmo em forma de desenho, curtos ou longos, dependendo do tamanho do pincho a ser servido. Muito interessante além dos palitos é a maneira como as pessoas os consomem, sempre em volta da mesa onde serão servidos, e em pé, já que acreditam ser esse ritual um sinal de sorte e prosperidade durante todo o ano, em acompanhamento de bebidas e conversas com os amigos e família.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Petiscos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *