Salada Ceasar

Salada

Alface romana, molho especial e crôutons é a base desta receita de origem mexicana, criação de um chef de cozinha ítalo-mexicano cujo nome é Ceasar Cardini, de onde surgiu o nome para este delicioso prato batizado de salada Ceasar. Como todos sabem o ato de cozinhar pode ser considerado como uma forma de arte, onde a criatividade do cozinheiro se expande em novas combinações que são capazes de encantar o paladar de seus convidados, e também podem ocorrer algumas modificações no modo de preparo, que é o que ocorre nesta receita onde um dos ingredientes originais é substituído pela maionese. Vamos então a receita.

Salada Ceasar

Os ingredientes

Necessários a preparação desta receita são: 6 fatias de tamanho médio de pão de sanduíche sem a casca, cerca de 150gr; 12 colheres de sopa de seu azeite de oliva preferido; 20 filés de anchova na conserva; 2 dentes de alho sem casca; 1 colher de chá de molho de mostarda; suco de limão, 1 colher de sopa; vinagre de vinho branco, 2 colheres de sopa; 3 e colheres de sopa de maionese; alface romana, 2 unidades; ½ xícara de chá de queijo ralado grosso, tipo parmesão; sal a gosto; pimenta preta do reino moída.

Molho

Para o preparo:

O pão de forma deve ser cortado em cubos muito pequenos com cerca de 1 cm; a assadeira deve ser untada com 1 colher do azeite de oliva; coloque os cubos de pão na assadeira e leve ao forno pré aquecido a 180º por cerca de 10 minutos ou até que os pães fiquem dourados, então retire-os do forno e reserve. Coloque no liquidificador os seguintes ingredientes: anchovas, alho, mostarda, suco do limão e vinagre, bata por cerca de 3 minutos ou até que a mistura se torne homogênea, então adicione a maionese e deixe bater por 1 minuto e, sem desligar vá adicionando o restante do azeite de oliva, aos poucos.

Receita

Despeje em um recipiente e adicione sal e pimenta, mas cuidado com o sal, pois as anchovas já vem pré salgadas. As folhas de alface devem ser bem lavadas e secas em papel absorvente, logo após rasgue-as e coloque na saladeira, então despeje o molho sobre ela, salpique com crôutons e adicione também o queijo parmesão e os pedaços de pão dourados. Está pronta para servir. Nesta receita a maionese veio substituir os ovos, que de acordo com a receita original devem ser cozidos por apenas 2 minutos. Esta deliciosa salada pode acompanhar um macarrão especial ou até mesmo como complemento de uma receita com linguado. Saladas mais elaboradas como esta mukitas vezes acabam por se tornar o prato principal de um belo jantar surpreendendo os convidados, sirva com um arroz branco e bom apetite!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Salada

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *