Banana Frita

A Banana é um fruto, da bananeira, uma planta herbácea vivaz acaule, e não uma árvore apesar de seu grande parte, fazendo parte da família da Musaceae (género Musa – além do género Ensete, que produz as chamadas “falsas bananas”). Sendo assim as bananas são constituídas como o alimento em quarto lugar como mais consumido e produzido no mundo inteiro, seguindo o arroz, trigo e o milho.

São cultivadas em mais de 130 países. Esta planta é originária do sudeste da Ásia, sendo assim cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta. E vulgarmente inclusive para todos os efeitos comerciais, o termo banana, é referente a vários tipos de frutas que contam com polpa macia e doce, que podem inclusive serem consumidas cruas.

Existem porém variedades cultivares de polpa mais rija e ainda de casca mais firme e verde, geralmente elas são designadas por plátanos, banana pão ou mesmo pantains, que são bastante consumidas na cozinha como fritas, cozidas ou assadas. Se constituindo assim como um alimento base de muitas populações de regiões tropicais diversas do Brasil. A maior parte das bananas para exportação são do primeiro tipo que apenas 10 a 15% da produção mundial seja para exportação. E as principais potências importadoras do produto é os Estados Unidos da América e também a União Européia.

Receita Especial

Receita Especial

A História da Banana

O cultivo de bananas pelo Homem teve seu início no sudeste da Ásia e ainda existe muitas espécies de bananas selvagens na Nova Guiné, na Malásia, Indonésia e Filipinas. Vários indícios arqueológicos surgem que Kuk Swamp na província das Terras Altas Ocidentais da Nova Guiné existiam bananas que eram cultivadas há pelo menos 5000 anos antes de cristo ou até mais. Se tornando este local o berço do cultivo de bananas. Sendo muito provável que outras espécies de banana selvagem tenham sido um grande objeto de cultivo posteriormente, em outros lugares do sudeste asiático.

A banana ainda é mencionada em documentos que foram escritos pela primeira vez na história em textos budistas, que remontam a anos de 600 antes de cristo, e se sabe que Alexandre, o Grande comeu bananas na Índia no ano de 327 a.C. E ainda só encontramos plantações de banana que estivessem organizadas a partir do século III d.C. na China. Já no ano de 650 os conquistadores Islâmicos trouxeram a banana para a Palestina. Sendo assim provavelmente os mercadores árabes quem divulgaram a banana por grande parte da África já que o nome teve origem na África Ocidental e ainda foi adaptada por tempos depois por portugueses e espanhóis passando inclusive depois de algum tempo sendo utilizada na língua inglesa.

Já nos séculos XV e XVI os colonizadores portugueses começaram a plantação sistemática de bananais nas ilhas atlânticas, e no Brasil bem como na costa ocidental africana. Porém as bananas se mantiveram desconhecida por muito tempo da população europeia. Um ponto interessante é que a obra de Júlio Verne, em “A volta ao mundo em oitenta dias” (1872), descrevia o fruto de forma detalhada pois saberia que grande parte dos leitores desconheceria a fruta. Com isto a banana aos poucos foi ficando popular, e surgiram diversas receitas recorrentes do fruto, e por este motivo a banana é um dos alimentos preferidos no mundo, principalmente a banana frita, se não sabe como fazer, veja a seguir.

Banana Frita Com Açúcar e Canela 1

Como ingredientes você irá precisar de:

  • 2 bananas nanicas maduras
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1/3 de xícara de açúcar
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de cravo em pó

Modo de Fazer:

Primeiramente procure cortar as bananas em sentido do comprimento em fatias, com um tamanho em torno de 1 a 2 centímetros de espessura, em seguida procure colocar a margarina na frigideira e a frite, as bananas aos poucos, e se a margarina ficar escura, procure a trocar. Em seguida procure ir colocando todas as fatias fritas em uma travessa, e as mantenha aquecida. Junto disto misture o açúcar, a canela e ainda o cravo, polvilhando sobre as bananas fritas. Procure servir como sobremesa ou também junto com sorvete, que fica uma verdadeira delícia. A receita é fácil, prática e ainda deliciosa.

Banana Frita 2

Como ingredientes você precisará de:

  • 5 bananas nanicas maduras e sem cascas
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ xícara de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de canela em pó

Modo de Preparar

Para preparar é muito fácil, basta primeiramente retirar as cascas das bananas, e as core em metades em sentido do comprimento, a seguir procure esquentar a manteiga e uma panela e leve as bananas para refogar, procure fritar bem os dois lados da banana, quando ela  estiver dourada ou quase marrom é quando ela estará bem frita.

Em seguida procure retirar as bananas com todo o cuidado para que não se quebrem, e ainda a coloque em um prato raso, de forma separada, misturando assim bem o açúcar e ainda a canela. A seguir procure polvilhar sobre as bananas fritas ainda quente esta mistura, que irá ficar magnífico, podendo se acompanhar daquele bom cafezinho preto.

Receita de Banana da Mônica 3

Como ingredientes você irá precisar de:

  • 1 banana nanica
  • mel a gosto
  • canela em pó para polvilhar
  • creme de leite light
Experimente

Experimente

Como Preparar:

Para preparar o prato, procure cortar uma banana nanica em rodelas, colocando em uma frigideira com mel, na quantidade que seu paladar preferir. Em seguida procure aquecer em fogo brando até que a banana murche um pouco, ficando levemente frita.

Em seguida procure colocar em uma cumbuca de sorvete ainda quente, polvilhe a seguir com canela e ainda ponha por cima uma colher de sobremesa de creme de leite light.

Estas foram apenas algumas das receitas que podem ser realizadas com banana frita, sendo que a banana é um alimento muito versátil podendo ser feitos com várias finalidades diferenciadas e para todos os gostos. Aproveite este alimento, que é um dos frutos mais tradicionais brasileiros e faça estas maravilhosas receitas que certamente você não irá se arrepender.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Salgados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *