Receita de Torta Marta Rocha

A torta chamada Marta Rocha foi criada por doceiras gaúchas, em uma grande homenagem a Miss Brasil do ano de 1954, da vice Miss Universo Maria Martha Hacker Rocha esta que apesar de ser baiana, era muito querida no sul, dando origem ao nome desta deliciosa torta.

Apesar de existir esta história a Marta Rocha é a torta mais conhecida e a preferida de muitas pessoas. A sua receita foi originalmente criada em Curitiba através da criação de um confeiteiro espanhol em homenagem a Miss, que teria perdido o concurso de Miss Universo. Existem diversas versões da torta por todo o Brasil, porém ela é a mais conhecida e mais saborosa no sul do Brasil.

Torta

Torta

Na região de Minas Gerais por exemplo, Dona Edina, que fundou a Confeitaria Doces Bárcbaros, foi a primeira a criar a receita de Marta Rocha na cidade, e nesta época ainda foi feita na sua própria casa, com todo o sucesso que foi observado ela logo foi copiada, e hoje é praticamente impossível se ir em uma confeitaria ou mesmo padaria na cidade e não se encontrar algum tipo de torta.

Qual a Razão do Sucesso da Receita de Marta Rocha?

Uma boa resposta é a sua combinação de cores, texturas e também sabores, o que realmente poderia levar a um tipo de experiência difícil de poder ser alcançada. A dureza dos crocantes tem contrastes com o maciço do pão de ló, e o cremoso do chantilly, e ainda o etéreo do suspiro e os discos de merengue que podem ser também incluídos na receita. Existe ainda uma combinação deste tipo de doce com o amargo e o azedo, deixando esta torta muito saborosa e bastante peculiar, sendo realmente uma delícia, pois dificilmente existe alguém que não gosta.

Existem inclusive relatos de que Marta Rocha nunca teria experimentado a torta que foi feita na sua homenagem apesar de ter lhe sido ofertado uma fatia, ela alegou não gostar de doces.

Esta torta é tão maravilhosa e existem basicamente duas versões, porém a mais tradicional deverá levar a massa de bolo claro e chocolate, creme de ovos moles, suspiros, nozes e também chantilly. Não existe quem resista ao sabor apesar de muitas pessoas acharem que é algo doce demais, é claro que se for feita com medidas corretas dos ingredientes deverá ficar muito suave e nem um pouco enjoativa.

Veja uma Receita Interessantíssima de Marta Rocha

Ingredientes para Massa de Bolo Claro

  • 5 claras
  • 5 gemas
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de água quente
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 1/2 colher(chá) essência de baunilha

Modo de Preparar a Massa

Primeiramente procure bater as gemas com o açúcar, até que possa ficar um creme fofo. Em seguida procure colocar a farinha, a baunilha e a água quente. Bata mais um pouco misturando o fermento e as claras em neve por último. Em seguida procure untar uma forma com um tamanho próximo a 25 centímetros e leve ao forno para assar em 180 graus por mais ou menos um tempo de 40 a 45 minutos.

Para fazer o bolo de chocolate, procure colocar na massa uma xícara de cacau em pó ou mesmo chocolates amargos em barra ralados. Depois que estiverem assados, procure cortar cada um dos bolos em três discos.

Recheios para Fazer

  • Ovos moles
  • 3 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água
  • 12 gemas passadas na peneira
  • 1 colher (chá) de manteiga

Primeiramente procure misturar o açúcar com a água misturando bem, leve em seguida ao fogo e não mexa mais. Quando começar a ferver a mistura, procure contar cinco minutos, em seguida procure desligar e acrescentar a manteiga sem mexer a calda deixando amornar.

Depois que passar as gemas em uma peneira, procure juntar duas colheres de chá de água fria, mexendo bem. Misture em seguida na calda morna e leve em seguida ao fogo até ferver, desta vez procure mexer até que esteja com consistência de creme e reserve.

Crocante

Crocante

Para Fazer o Crocante

  • 1 xícara de nozes picadas
  • 1 xícara de açúcar

Primeiramente procure misturar e levar ao fogo mexendo sempre bem até que fique açucarado, em seguida procure tirar do fogo mexendo bem até que possa formar uma farofa.

Para Fazer os Suspiros

  • 6 claras em neve
  • 300gr de açúcar
  • 2 colheres (chá) de maisena
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de Vinagre

http://www.youtube.com/watch?v=Zq-0hRubCTo

Paras fazer é bem simples, basta apenas bater as claras em neve, porém não as deixe muito firmes. Procure a seguir adicionar açúcar e procure bater até que ela fique encorpada. A seguir procure acrescentar a maisena, o vinagre e também a baunilha, envolvendo sem bater.

Procure depois disto fazer um disco sobre uma folha de papel vegetal, levando ao forno em uma temperatura de 150 graus, poderá utilizar de uma forma de pizza como base. Em seguida procure deixar no forno por aproximados 30 minutos e desligue em seguida o forno, deixando dentro até que esfrie. Se quiser facilitar poderá utilizar suspiros prontos que também fica uma delícia.

Para o Chantilly

  • Utilize um equivalente a 2 ½ potes de nata de marca de sua preferência
  • 5 colheres de açúcar refinado

Bata bem até que possa formar um chantilly porém não deixe ficar muito consistente.

Calda para que Possa Umedecer o Bolo

É possível se utilizar leite condensado misturado com leite para umedecer os discos do bolo, porém como o bolo deverá levar recheios muito doces, é interessante utilizar apenas guaraná.

Como Montar a Torta

Primeiramente utilize o disco de bolo de chocolate, colocando por cima os ovos moles, procure colocar só a metade, em seguida o disco de bolo claro, e o crocante de nozes, procure passar uma camada bem fina de nata sobre o bolo para o crocante poder aderir á massa, em seguida coloque outro disco de bolo de chocolate, e suspiros, a seguir procure colocar o disco de bolo claro, uma camada de chantilly, e para finalizar um disco de chocolate. Procure cobrir a torta com chantilly e decore a seu gosto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tortas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *