Receitas de Chantilly Para Cobrir Bolos e Doces

O creme chantilly é um creme muito conhecido entre as pessoas que adoram doces, sobremesas e afins. Normalmente ele é muito utilizado como coberturas, em recheios para sobremesas, decoração em bebidas e em pratos, ele é um creme feito com creme de leite fresco, superficialmente açucarado e aromatizado com baunilha ou com licor, ele é doce e mundo adorado entre as pessoas.

A Origem do Chantilly

É duvidosa a origem do chantilly, uns atribuem sua origem aos doceiros da casa dos Médicis, na França, no Castelo de chantilly, por isso o nome. O cozinheiro François Vatel descobriu que o leite era gorduroso e perfeito para ser batido e transformado em creme quando adicionado com um pouco de açúcar. Conta a historia que Vatel percebeu que durante um jantar, os convidados sentados a mesa e não tinha ovos para fazer claras em neves, ele colocou creme de leite numa tigela e começou a bater sem parar, acrescentou açúcar, o creme endureceu e todos aprovaram a sobremesa.

O modo de fazer do creme “chantilly” foi transmitido oralmente, por entre as gerações e por isso existem poucos registros escritos sobre sua origem. Mesmo assim a iguaria passou a ser muito consumida e em 1819 o marquês Luis de Cussy inventou a clássica sobremesa Creme chantilly com morango. Essa sobremesa foi criada para Napoleão Bonaparte, e representava o sangue dos soldados na guerra da Espanha e a paz que todos desejavam.

O creme chantilly é muito usado em sobremesas, bolos, tortas, a receita é sempre a mesma, mas cada confeiteiro tem uma dica para deixar seu creme especial, mais cremoso, mais leve, mais saboroso.

Encontramos várias receitas de chantilly e vamos destacar algumas delas:

1º Receita Creme “Chantilly”, O Chamado Legítimo.

 Vamos precisar de:

 500 gramas de creme de leite fresco, ele deve estar bem gelado;

  • 4 colheres de sopa de açúcar e
  • Essência de baunilha ou uma de sua preferência.

Para Fazer:

Basta bater na batedeira em velocidade média até ficar bem consistente, bata por mais ou menos 5 minutos, assim que o creme ficar consistente você deve parar de bater, pois se você bater demais pode virar manteiga. Pronto seu chantilly está pronto para consumo, use e abuse de sua criatividade e coloque nas mais diversas receitas. 

2º Receita Creme “Chantilly”

Vamos precisar de:

  •  1 lata de Creme de leite, ele deve estar gelado e não pode ter soro;
  •  3 colheres de sopa de Açúcar;
  • Uma pitada de Fermento em pó;
  • 100 gramas de Manteiga e
  • 1/2 colher de café de Essência de baunilha.

Modo de Fazer:

Coloque na batedeira o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha e bata até formar um creme, adicione o creme de leite e também o fermento e continue a bater por mais cinco minutos, depois leve a geladeira por uns 30 minutos. Pronto, seu chantilly está pronto, viu como não é nada difícil? 

3ª Receita “Chantilly Caseiro”

Vamos precisar de:

  • 500 ml de creme de leite fresco e
  • 4 colheres de sopa de açúcar.

Para Preparar:

Coloque o creme de leite na geladeira por uma noite inteira, depois deixe no congelador por mais ou menos meia hora, coloque o creme gelado com o açúcar na batedeira e bata até que o creme comece a fazer ondas. Bata mais um pouquinho, na velocidade mínima até chegar ao ponto (com ondas mais firmes). É preciso prestar atenção, pois, se passar do ponto, vira manteiga.

Sabia que você pode fazer o creme de leite em casa? Veja como fazer seu creme de leite fresco caseiro:

Você vai precisar de:

  • Leite;
  • Margarina ou manteiga sem sal em temperatura em ambiente;
  • Gordura vegetal hidrogenada e
  • Gemas peneiradas.

Veja agora como fazer seu creme de leite caseiro:

Para fazer o seu creme de leite caseiro, coloque em uma panela o leite e as gemas, leve ao fogo e deixe esquentar, mas não deixe ferver. Fique mexendo, quando desligar o fogo acrescente a manteiga e a gordura e continue mexendo até misturar tudo, leve para gelar e então você pode utilizá-lo para fazer o chantilly caseiro. 

4ª Receita “Chantilly Caseiro”

Ingredientes

  • ½ litro de creme de leite caseiro e
  • 50 ml de açúcar refinado

Para fazer deixe o creme de leite no congelador por aproximadamente uns quarenta minutos, depois bata na batedeira por uns dois a três minutos acrescentando o açúcar devagar, continue a bater até aumentar o volume e formar um creme consistente. 

5ª Receita “Chantilly de Liquidificador

Você vai precisar de:

  • ½ litro de creme de leite fresco, aqueles de garrafa e bem gelado e
  • 100 gramas de açúcar

Para Fazer:

No liquidificador coloque o creme de leite (lembre-se de deixá-lo um dia na geladeira e depois 30 minutos no congelador ou no freezer), use a função pulsar por umas 10 a 15 vezes, acrescente o açúcar e bata por mais um minuto para obter o ponto certo do chantilly. Atenção para não bater muito, o chantilly pode passar do ponto e virar uma espécie de manteiga. 

Dicas Para Scertar Na Hora de Fazer o Creme de Chantilly

  • É muito importante que o creme de leite, sendo a lata, caixinha (não muito recomendado) ou mesmo o fresco, esteja gelado, coloque no congelador ou no freezer;
  • Adicione uma pequena pitada de sal ao açúcar;
  • Evite usar creme de leite ultra-pasterizado (caixinha);
  • Você pode acrescentar licor;
  • Você pode usar adoçante em pó;
  • Para colorir use corante para alimentos;
  • Cuidado na hora de bater pois a mistura pode virar manteiga se passar do ponto;
  • Para o chantilly mais firme acrescente gelatina sem sabor.

Como vimos o creme chantilly é um creme gostoso, que serve para rechear e cobrir tortas, bolos e também usamos em saladas de frutas, sorvetes, pudins, nas bebidas, é um creme muito usado na culinária para decorar, mas que exige muito trabalho, pois ele sendo a base de gordura ele pode derreter com muita facilidade, precisa de refrigeração, e precisamos encontra o ponto certo para usar na decoração.

Muitos profissionais da culinária encontraram receitas para substituir o chantilly, por um creme com o mesmo sabor e com a mesma textura, assim apareceu o falso chantilly, que é uma cobertura que imita o clássico chantilly.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tortas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria que voce colocasse as quantidades certas de gemas, manteiga…. para fazer o creme de leite fresco caseiro

    ariany 2 de dezembro de 2013 16:51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *