Torta Chiffon – Aprenda a Fazer Essa Maravilha

Que tal fazer uma deliciosa receita para o Natal ou para uma ocasião importante? Você vai ver como ela é fácil e muito em conta (com cerca de 20 reais você consegue fazer). É a Torta Chiffon, muito fácil de preparar, extremamente saborosa, extremamente deliciosa e muito sofisticada para eventos importantes, como o Natal, ou o Ano Novo.

Torta Chiffon

Ao contrário de outras receitas semelhantes, com a Torta Chiffon não vamos trabalhar com massa e recheio, e sim com a junção das duas coisas, utilizando ingredientes simples e obtendo um ótimo resultado.

Primeira Etapa do Recheio da Torta Chiffon

Para a receita, você vai usar 1 xícara e meia de água e vai usar também 1 xícara de açúcar. Colocando numa panela, deixamos ferver até que a cauda comece a ficar levemente amarelada e água pingue de maneira mais grossa. Além disso, as bolhas da fervura precisam estar grandes.

Quando obter esse resultado na panela, você também vai usar outros ingredientes simples. Na batedeira, vamos colocar 4 gemas e uma 1 colher de sobremesa de baunilha. Quando a cauda fervendo na panela estiver no ponto indicado, adicionaremos esses outros ingredientes.

Depois de bater e quando a cauda estiver pronta, coloque a cauda da panela na batedeira, e bata até que a mistura fique bem fofa. Essa técnica não é muito usada, mas é muito boa, e o resultado é um belo creme de cor branca, quase como uma espuma.

http://www.youtube.com/watch?v=euPrKj5NIGk

O resultado é uma gemada fofa.

Segunda Etapa do Recheio da Torta Chiffon

Agora precisaremos de quatro claras e de 1 xícara de açúcar que colocaremos na panela. Mexa a panela com esse açúcar até espumar, e enquanto mexe adicione as claras. Mexa até espumar e ficar bem leve, batendo igual à aparência de um suspiro.

É bom aquecer para não usar o ovo cru (por causa da saumonela) e também para dissolver os grãos de açúcar, assim eles não serão sentidos quando mordemos a torta. Então, nesse passo você vai dissolver a clara no açúcar num fogo bem morno, ou bem fraco, e continuar mexendo.

Depois, leve a panela até a batedeira e despeje a espuma no recipiente da batedeira. Bata por 15 minutos. Você vai criar uma espécie de uma espuma.

Acabamos aqui com as duas etapas do recheio da Torta Chiffon. Agora temos outras etapas bem deliciosas para se juntar a essas.

Terceira Etapa do Recheio da Torta Chiffon

Agora precisaremos de 500 gramas de chocolate meio amargo derretidos num recipiente. Evite usar chocolate ao leite ou chocolate branco, pois no final a torta ficará muito doce e as pessoas não conseguirão comer.

Usaremos também 1 xícara de chocolate ao pó e 1 caixinha de creme de leite. Coloque esses dois ingredientes numa vasilha grande. Misture ambos os ingredientes, pois deixarão a receita bem gostosa e escura. Quando estiverem bem misturados, adicione o chocolate meio amargo.

Em seguida, acrescentaremos 18 gramas de gelatina em pó quente sem sabor dissolvida em meia xícara de água (que pode ser acrescida na mesma hora em que você adicionar o chocolate em pó ou depois do chocolate meio amargo). Continue mexendo.

É importante que a gelatina esteja quente na hora dessa mistura, porque assim não vai haver grumos de gelatina não dissolvida na hora de comer a torta. Mexa bem.

Recheio

Quarta Etapa: Começando a Montar

Nessa etapa, nós vamos montar a torta Chiffon. Experimente usar uma massa de 25 cm de diâmetro.

É preciso retirar a parte central do bolo para esfarelar, como se fosse uma farofa de bolo. Reserve.

Quinta Etapa: Misturando os Recheios

Misture os resultados obtidos na etapa 1 com a etapa 3 (ou seja, misture a gemada com o chocolate) e depois coloque também o merengue batido da segunda etapa. Essa mistura vai criar uma mousse à moda antiga.

http://www.youtube.com/watch?v=ugx3y47bCW4

Sexta Etapa: Recheando

Coloque o bolo dentro de uma assadeira forrada com plástico e regue o interior do bolo com meia xícara de leite condensado misturado e meia xícara de guaraná. Reserve.

Depois, vamos colocar a mistura de todos os recheios no recipiente com os farelos. Não misture os recheios com os farelos com colher ou outro utensílio: amasse bastante com a própria mão (em luva, se assim preferir), até que diminua de volume.

Pegue o bolo reservado e coloque dentro dele essa mistura obtida acima e leve para gelar no freezer ou na geladeira de um dia para o outro.

Sétima Etapa

Cubra o bolo com o chantilly misturado com o chocolate e faça a sua decoração com cerejas.

Dicas Adicionais

Para deixar a sua torta ainda mais bonita, experimente decorá-la usando sua criatividade e experimente também montar a torta com frutas secas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tortas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • A receita é enorme e desnecessária,e o que realmente deveria ter na receita não têm!!!! como o nome ja diz “RECEITA”!!!! primeiramente como vamos aprender uma receita se não sabemos quais ingredientes vamos usar????? e outra!!! a receita fala que precisamos de um bolo de 25cm de diâmetro!!!! mais cadê a receita da massa do bolo?????? só fala de recheio , recheio….e mais recheio ….um milhão de etapas e a massa do bolo que é bom nada!!!! haaaa e pra finalizar a agua com açucar do começo da receita não virou espuma coisa nenhuma , passou bem longe do ponto de uma espuma !!!! Mais desculpa encomodar , pois era só isso que eu tinha pra dizer!!!!

    aline 8 de novembro de 2013 1:56
  • além do comentário da aline muitíssimo oportuno, devo dizer que, embora o assunto seja concernente à culinária, ou confeitaria ou seja lá o nome que quiser, é preciso lembrar que a CAUDA que é mencionada incontáveis vezes durante a “RECEITA!!!!” penso que a CALLLLDA ficaria melhor e menos indigesta. Já pensou adicionar uma CAUUUUDA de cachorro, de cavalo ou de crocodilo….??!!

    vitor 5 de dezembro de 2013 23:27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *