Torta de Abacaxi

Tortas são sempre uma ótima pedida para a sobremesa em casa ou restaurantes, eventos ou até mesmo para o lanche na tarde. Muitas vezes elas substituem o bolo, podem ser servidas geladas com recheios e coberturas de todos os tipos.

Torta

Ingredientes para a massa

Duas xícaras de açúcar

100gramas de margarina ou se preferir manteiga

4 ovos com a clara separada

Uma xícara de leite

3 xícaras de farinha de tipo

Uma colher de fermento em pó

Ingredientes para a calda

Para fazermos a calda é bem simples, pegue duas xícaras de açúcar e meio abacaxi cortado em fatias.

Abacaxi

Preparo

Pegue os ingredientes da massa, coloque-os em na vasilha da batedeira, adicione cada ingrediente de uma vez, primeiro coloque o açúcar, gemas e a manteiga, misture primeiro esse ingredientes, logo mais junte o leite e bata novamente até obter uma massa parecendo um creme, quando chegar a este resultado desligue a batedeira, adicione então a farinha e bata novamente.

O próximo passo é adicionar as claras (já em neve) e mexer até que ela se misture com os outros ingredientes da massa, adicione então o fermento. Trabalhe a massa até absorver totalmente a gordura. Após esses passos, coloque a massa na assadeira escolhida (forma bem untada com manteiga), e leve ao forno pré-aquecido 180°c. Quando ver que a massa começou a dourar, desligue o forno, pegue a assadeira e desenforme a massa ainda quente, pois caso contrário ela grudará.

Depois da massa pronta, o que fazer?

Pronto, já temos a massa da torta, douradinha e pronta, agora precisamos da calda. Descasque o abacaxi, retire o talo, pegue os pequenos pedaços cortados e leve ao fogo em uma panela, logo acrescente as xícaras de chá de açúcar e meia xícara de chá de água.

Também existe a opção de comprar uma lata de abacaxi em calda (rodelas) como preferir. Descanse um pouco e deixe a calda cozinhando até formar um doce em calda, retire do fogo e deixe esfriar.

Uma dica é antes do desenforme da torta, espalhar calda de abacaxi antes. A torta já absorve a calda antes mesmo de tirar da assadeira.

Para decorar use sua criatividade e bom gosto, deixe a torta esfriar por completo, pincele com geleia (se assim quiser) e encha o centro com chantilly, é uma ótima pedida não acham? Termine então a decoração com cereja.

Como fazer a calda e chantilly?

Ferva o açúcar refinado granulado com a água (o fio tem que estar forte). Faço um suco de abacaxi (natural) e continue fervendo até afinar. Logo mais, pegue uma caixinha (ou lata) de creme de leite adicione açúcar de confeiteiro e a baunilha em ponto de chantilly.

Pronto, já tem sua calda de abacaxi e chantilly, agora é só experimentar essa delicia e chamar os amigos, namorado, marido, filhos para dividir essa guloseima deliciosa com você.

Fazer

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tortas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • boa noite!vi essas receitas e gostaria de recebe-las em meu email se possivel agradeço!

    andreia 24 de agosto de 2011 22:35
  • GOSTARIA DE RECEBER AS RECEITAS DE TODAS AS TORTAS DE ABACAXI E OUTRAS
    DES DE JÁ AGRADEÇO.
    FORTE ABRAÇO

    sandrelainy 13 de setembro de 2011 3:22
  • essa recita e uma delicia,meus filhos adoraram

    marilene 13 de setembro de 2011 19:25
  • I love these articles. How many words can a wsordimth smith?

    Adelphia 21 de outubro de 2011 3:17
  • adorei essa tonta de abacaxi da primeira vez q come foi na casa da minha tia .

    emilina 29 de outubro de 2011 18:35

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *