Trufa De Morango Simples

As trufas são um dos maiores deleites de muitas pessoas em todo o território brasileiro, podendo ser vendidas para que indivíduos arrecadem dinheiro para complementar sua renda fixa. As trufas são bombons recheados geralmente com mousses ou brigadeiro e algum tipo de doce. São encontradas em quase todo o mundo. Geralmente as trufas são feitas de forma caseira, com o uso de forminhas especificas de plástico, porém, existem algumas empresas que acabaram investindo nesse alimento como forma de comercio.

A História Da Produção De Trufas

Quase todo brasileiro já é familiarizado com trufas produzidas em sua maioria de forma artesanal, mas poucas pessoas acabam sabendo qual a origem desse famoso alimento. O nome que foi depositado sobre esse alimento é proveniente de um fungo que aparenta o mesmo formato do alimento, a Trufa. A Trufa pode ser encontrada em muitos locais do país, sendo principalmente vista nas cores tendenciosas ao amarelo, branca e até mesmo preta.

As primeiras trufas produzidas foram na Áustria, em meados do século vinte e vinte e um. O processo de criação desse alimento foi realizado por um chefe de cozinha que estava servindo um almoço para a corte Russa que estava visitando seu país. A receita foi um processo de um erro culinário, onde o chefe esqueceu de seguir alguns importantes passos para que a receita original pudesse ser executada.

Dessa forma, sem querer esse chefe acabou criando um alimento que ficou conhecido ao redor do mundo por sua boa aparência e sabor. Apesar de no Brasil ser chamada e conhecida como trufa, em outros países esse doce acaba levando outros nomes, como é o caso da Espanha, que acabou nomeando esse doce de Ganache.

Tradicionalmente esses doces acabam sendo produzidos de uma forma muito artesanal, onde o processo de construção da receita se baseia no derretimento do chocolate, sem nenhum tipo de acréscimo para que assim possam ser consideradas mais caseiras possível. Porém, existem pessoas que acabam adicionando a receita alguns outros ingredientes que podem facilitar o processo de construção da receita, ou até mesmo realizar algumas alterações no seu sabor.

Como essa receita geralmente não conta com muitos ingredientes que podem desestruturar o chocolate, acaba sendo muito fácil de se produzir. Além disso, o processo para que o chocolate seque e possa ser retirado acontece geralmente muito rápido.

Geralmente as trufas que são consideras clássicas e que prezam o toque requintado sofrem um processo de construção diferente, onde depois de retirada da forminha que molda o doce é passada novamente em uma calda de chocolate, e logo em seguida em um recipiente que conta com uma certa quantidade de cacau em pó.

Apesar de seu preparo ser considerado muito fácil e rápido, essa sobremesa pode ser servida de diferentes formas e sabores. Geralmente em alguns eventos noturnos ou reuniões de trabalho trufas são servidas em bandejas para que os convidados possam se deliciar. Na maioria das vezes em que essa sobremesa é servida nos eventos, ela conta com uma contribuição de alguns outros alimentos que poderão dar a ela um ar mais requintado, como caldas de chocolate ou morango.

Mesmo sendo produzida em sua maioria de forma caseira, existem algumas companhias e industrias de porte nacional e internacional que acabaram investindo no processo de comercialização dessa sobremesa, dentre elas a famosa Cacau Show, uma empresa de grande porte no setor alimentício no Brasil.

A partir da criação desse alimento, diversos outros tipos de recheio forma criados e desenvolvidos para que pudessem assim criar novas variedades para a sobremesa. Dentre eles, um dos principais recheios que compõe esse alimento são os mousses.

A maioria de trufas que comercializadas de forma artesanal apresentam em seu recheio variados sabores e composições de mousse, dentre elas o mousse de morango.

Trufa De Morango

A trufa é um chocolate que pode ser vendido, comprado ou até mesmo compartilhado em todas as épocas do ano. Por isso, as pessoas geralmente comercializam esse doce em escolas, praças e universidades. A trufa de morango é uma das principais formas de se fazer esse doce, onde geralmente o recheio da mesma é feita em forma de mousse.

Existem diversos tipos de morango que podem contribuir para o sabor de sua trufa, seja ela servida em eventos mais simples, ou até mesmo em grandes casamentos e eventos. O morango é uma fruta extremamente nutritiva, que geralmente é colhida no período de inverno.

O morango é uma fruta que geralmente é comercializada de forma internacional. Porém, no Brasil existem diversos tipos de variedades dessas frutas, que acabam tendo uma pequena validade, por estragar de uma forma muito rápida.

Morango Tochiotome

Morango Tochiotome no Pé

Morango Tochiotome no Pé

Esse é um morango que geralmente não é encontrado no Brasil. Os melhores chefs de cozinha acabam levando esse alimento na composição de alguns alimentos. Esse tipo de morango é considerado mais ácido, porém, se quiser ser incrementado em receitas que sejam tendenciosas para o sabor mais doce, pode ser facilmente utilizado.

Morango Amaou

Esse é um tipo de morango altamente recomendado para que seja utilizado no recheio de trufas de morango, pois apresenta um sabor mais adocicado e delicado, facilitando o processo de preparo da receita, e suavizando então seu sabor.

Morango Japonês Fukuoda Amaou

Morango Japonês Fukuoda Amaou

Esses são alguns dos tipos de morango que podem ser encontrados em diversos tipos de supermercados e comércios, com quitandas. Eles podem ser comercializados de forma industrial ou até mesmo orgânica.

Os morango são frutas extremamente saborosas, que podem ser consumidas de forma natural e que muitas vezes são plantadas em alguns jardins, para consumo próprio do seu produtor. No Brasil existem diversas fazendas que cultivam esse fruto como forma de comercializam, porem, existem algumas restrições pra que ele seja aproveitado de uma melhor forma, como a sua necessidade de ser cultivado em locais que apresentam temperaturas mais baixas. Por isso, uma das principais cidades que cultivam esse tipo de fruta, são consideradas mais frias, como é o caso da cidade de Campos de Jordão. Essa cidade fica localizada no estado de São Paulo, e é muito conhecida no território brasileiro como produtora desse tipo de alimento.

Receita Da Trufa De Morango Simples

Após conhecer melhor a história das trufas, como o seu surgimento ocorreu e até mesmo os melhores tipo e morango para processar essa receita, iremos finalmente aprender como realizar essa receita, em sua forma mais simples.

Ingredientes Para O Preparo Da Receita De Trufas De Morango Simples

  • O primeiro ingrediente para o preparo dessa receita é o chocolate. Geralmente ele é adquirido em barras, e assim derretido para que possam então ser utilizados na receita. Nessa receita a quantidade indicada desse alimento é cerca de um quilo de chocolate. Eles podem ser encontrados sem diversos tipos no comercio, como meio amargo, ao leite, e até mesmo em diversas quantidades de porcentagem de cacau, presentes em sua composição. Nessa receita iremos então utilizar um quilo de chocolate meio amargo
  • O leite condensado é também um ingrediente muito importante para a produção dessa sobremesa, e nessa receita iremos utilizar uma lata do mesmo
  • A quantidade de morango pode variar muito, e depende exclusivamente da quantidade de trufas que você irá realizar. Em médias cerca de três caixinhas da fruta são suficientes para que uma boa quantidade dessa receita seja produzida
  • Uma colher e meia de margarina, sem sal
  • Cinquenta mililitros de leite integral

Como utensilio para o preparo dessa receita, existe apenas uma restrição, que é a necessidade de uma forminha própria para o preparo da mesma.

Modo De Preparo Da Receita De Trufa De Morango Simples

Preparando Trufa De Morango Simples

Preparando Trufa De Morango Simples

Existem tipos de trufas que podem ser produzidas, onde o morango pode ser inserido na receita de diversas formas. Nessa receita iremos inserir essa fruta no processo de criação da trufa de forma natural, mas elas podem ser feitas e formas de mousses, ou até mesmo cobertas apensas por chocolate.

Sendo assim, em uma panela acrescente a margarina, juntamente com o leite condensado e o leite integral. Ligue o fogo e mexa a mistura até que ela apresente uma consistência mais firma, em um ponto de brigadeiro que possa ser consumido na colher.

Após desligar o fogo, leve a mistura até um recipiente e então deixe na geladeira.

Mulher Preparando Trufa De Morango Simples na Forminha

Mulher Preparando Trufa De Morango Simples na Forminha

O chocolate deve ser então derretido e para isso existem duas formas clássicas. A primeira dela é o derretimento em banho-maria, para que isso possa ser feito, acrescente água em alguma panela e leve-a até o fogo. Em um outro recipiente adicione a barra de chocolate, e assim leve esse recipiente até a panela. Deposite o mesmo sobre a água da panela e monitore o derretimento do mesmo, conforma a temperatura da água se apresenta mais alta. Após derretido por completo, desligue o fogo e retire o recipiente da água.

Porem, existe uma forma considerada mais simples de se realizar esse processo. Para isso coloque o chocolate em um recipiente de vidro, que possa ser levado até o micro-ondas. Ligue o aparelho e o programe para trinta segundos. Após isso, mexa com o auxílio de uma colher. Continue nesse processo até que todo o chocolate esteja derretido.

É importante ficar atento ao fato que o chocolate assim que derretido começa um processo de endurecimento, e muitas vezes isso pode atrapalhar seu processo de construção da receita. Por isso, já esteja com todos os outros ingredientes e forminhas a postos.

Após retirar o chocolate do fogo ou micro-ondas, espalhe sobre as forminhas, até que se forme uma pequena camada de chocolate ao fundo da mesma.

Leve as forminhas já com o chocolate para a geladeira, por cerca de dez minutos. Esse processo irá fazer com que o chocolate resseque mais facilmente e então possa ser desgrudado da forminha.

Enquanto isso realize a higienização das frutas, para que possam ser utilizadas na composição do recheio das trufas. Geralmente nesse momento os indivíduos já realizam o corte das frutas, se assim elas forem dispostas dentro do doce.

Após o tempo determinado, retire as forminhas da geladeira, juntamente com a mistura de leite condensado, margarina e leite integral.

No meio do chocolate que foi retirado da geladeira, adicione a mistura e por fim acrescente os morangos.

Nesse momento a trufa ainda estará aberta, e para que isso seja mudado, é necessário que a mesma seja coberta, com o uso do chocolate derretido.

Leve novamente a trufa para a geladeira, e por fim retira a mesma da refrigeração e desenforme.

Caso você deseje consumi-la de forma mais rápida, após esse processo ela já estará pronta para consumo. Porem, existem pessoas que realizam essa receita com o intuito de comercialização.

Para isso, é necessário que a mesma seja armazenada de forma higiênica e com uma temperatura regulada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Receitas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *