Comida Alemã

Mesmo sendo pouco conhecida entre os brasileiros (com exceção dos descendentes de alemães), a culinária alemã ainda compõe uma pequena parcela das comidas servidas no Brasil.

É natural a imaginação de que a cozinha alemã é uma cozinha generosa e que sua comida dispõe aos “clientes” somente carne de porco, repolho e alimentos cozidos, já que não há um contato tão forte entre a comida brasileira e a alemã.

De qualquer maneira, essa teoria está certa em parte. Porém, ao resumir a cozinha alemã a isto, grande parte da verdadeira culinária germânica é perdida. E esta é composta de muitos detalhes e variações, as quais mudam de região para região.

Comida salgada + Fruta

Comida Alemã

Comida Alemã

Uma das muitas características da comida alemã é o modo de preparo de suas comidas salgadas, que são misturadas às frutas.

Alguns exemplos dessas comidas são aquelas que são vendidas, em sua maior parte, em Hamburgo, as quais: sopa de cerejas e sopa de enguias. Esta ultima tem em seus ingredientes: cenoura, aspargo, ervilha, ameixa e damasco seco.

Carne

As principais carnes usadas e consumidas na culinária alemã são carne de porco, bife e aves. Como já é de costume e consciência de todos, carne de porco é a mais popular, sem dúvida. Mesmo o pato, o ganso e o peru sendo bem estabelecidos, a carne de galinha é a mais popular na cozinha germânica entre as aves.

Ao longo do ano, são disponibilizadas sempre as carnes da caça, principalmente as de javali, veado e coelho. Existe na Alemanha mais de 1.500 tipos de formas de carne que são distribuídas, porém, a mais consumida é aquela em forma de salsicha.

Peixe

Típicos

Típicos

Atualmente, diversos peixes estão sendo aceitos na culinária alemã como a sardinha, atum, arenque, salmão e cavalinha. Porém, os peixes mais comuns na culinária de todo o país são o lúcio, carpa, perca e truta. Este ultimo é o mais conhecido e comercializado no país, já que é o mais adequado aos alemães.

Vegetal

Na culinária alemã, os vegetais são, na maioria das vezes, consumidos em sopas ou em ensopados. Também são servidos como pratos complementares. Os vegetais mais comuns são o nabo, a cenoura, o espinafre, o feijão, a ervilha e os múltiplos tipos de repolho.

Temperos e Condimentos

Pratos

Pratos

O acompanhamento mais comum na Alemanha é a mostarda, que geralmente é usada para aprimorar o gosto das salsichas. No nordeste há uma diversificação na mostarda, sendo possível encontrá-la doce na região. Com exceção da mostarda nas salsinhas, dificilmente é encontrado tempero ou condimento nos pratos alemães.

Sobremesas

Sorvetes são bem populares na culinária alemã. A maioria das sobremesas alemãs é constituída por frutas frescas. É usual o uso de frutas como maçã, morango, cereja e ameixa em bolos e tortas. No nordeste alemão, existe uma sobremesa bastante comum, que é uma gelatina vermelha feita de frutas, chamada “Rote Grütze”.

Samuel Castro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alemã

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei ja fiz ate o meu trabalho e muito legal

    lucas 21 de agosto de 2010 20:00
  • odeio essas comidas brasileiras prefiro as estrangeiras!minha tia britnei searssabe fazer varias comidas!!gente eu sou americana e estou aprendendo portugues sei falar varias coisas nessa lingua

    marina spears 1 de Março de 2011 0:35
  • !minha tia britnei searssabe fazer varias comidas!!gente eu sou americana e estou aprendendo portugues sei falar varias coisas nessa lingua

    marina spears 1 de Março de 2011 0:36
  • !Eu gosto de comidas brasileiras mais as estrangeiras,sao muitooo melhores…a comida brasileira que eu mais gosto é lasanha e strogonof…<3

    mariana 7 de novembro de 2013 19:20
  • eu adorooo comidas brasileiras…as estrangeiras sao boas mais sou mais a do meu brasil,,,adoroooo lasanha de quatro queijoss kkkkk, é muito bom!!!

    laura eduarda 7 de novembro de 2013 19:23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *