Receitas de Farofa Doce

É bem difícil encontrar um brasileiro que não goste de uma boa farofinha. Com alguns pratos essa delícia bem brasileira, dizem, típica do Nordeste (os mineiros dizem que faz parte da tradição deles), é fundamental. Imagina se deliciar com aquela feijoada e não ter uma boa farofa para acompanhar?

Com a carne assada então é de dar água na boca. Enfim, o que não faltam são maneiras de comer farofa, que para um americano (que esteve no Brasil durante a Copa) era areia. Depois de experimentar e gostar da farofa, o americano perguntou se era areia. Uma confusão bem divertida para quem está acostumado com esse prato no Brasil.

Mas, voltando para a cozinha e para a farofa, é bem comum que o prato seja considerado fácil de fazer, mas quando na verdade não é bem assim.

Antes de mostrarmos para vocês três receitas deliciosas de farofa doce, queremos desvendar o segredo de um bom prato revelado por alguns famosos cozinheiros brasileiros.

O primeiro segredo que descobrimos e parece bem óbvio é que para se fazer uma boa farofa é necessário ter uma boa farinha e os cozinheiros avisam, escolha a “torrada em manteiga pura”. Anotou a dica ? E não é só isso.

Outra maneira de se fazer uma deliciosa farofa é não abrir mão do momento do refogado de cebola e alho. E nada de usar óleo, o gosto especial será realçado com o  uso da manteiga. E ainda tem mais segredo. Depois de refogar na manteiga o alho e a cebola e antes de colocar a farinha, coloque um fio de azeite.

Outras dicas para não errar na hora de preparar a farofa

As farofas tradicionais são as de ovo ou de banana. No segundo caso, o conselho é mesmo usando a fruta caprichar no tempero com salsinha e alho.

E se você ama fazer farofa com banana, então, a dica de quem entende é que o melhor tipo da fruta para fazer o prato é a banana da terra. A razão é simples. Ela não deixa que a farofa fique seca.

No caso do ovo, a dica é bater os ovos antes de colocá-los na panela.

Quem prefere a farofa de banana mais doce deve optar pela banana d´água, que aparece como segunda opção para fazer o prato. Os demais tipos de bananas não são indicados.

E não pense que as dicas acabaram. Como dá para ver, simples sim, mas quando você tem alguns truques na manga.

A altura do fogo para preparar a farofa é fator importante para que ela fique saborosa. Lembre-se que a farinha vai ao fogo para ser torrada e para não queimar é preciso fazer em fogo baixo e mexendo sem parar. Ela está pronta quando está crocante.

Outra dica é para quem faz farofa de dendê. Para evitar um prato muito pesado é melhor usar azeite ou manteiga na mesma quantidade de farinha que foi colocada para torrar.

Receita número 1 – Banana com uvas passas

1- Ingredientes necessários para fazer a receita de farofa doce:

  • 5 bananas da terra (elas devem ser cortadas e fritas antes de usá-las no prato);
  • Meio abacaxi picado em pedaços bem pequenos;
  • 1 pacote pequeno de uvas passas ou a quantidade da sua preferência;
  • E mais: 3 xícaras (de chá) de farinha de mandioca; corte 2 linguiças calabresa em fatias finas; rale 1 cenoura média; pique em pequenos pedaços 1 cebola média; pique em pequenos pedaços 1 tomate médio; 200 gramas de bacon (pique em pequenos pedaços); pedaços de castanha do caju (a gosto) e um misto de tempero verde (a gosto)

2- Como Preparar:

  • Em azeite frite (coloque só uma gota) os pedaços da linguiça e do bacon.
  • Em seguida, depois de fritá-los, acrescente: os pedaços de cebola e a cenoura. Mexa até perceber que ambos estão cozidos.
  • Vá colocando a farinha aos poucos e mexendo devagar. (não esqueça, em fogo baixo)
  • Assim que estiver crocante a farinha significa que a farofa está pronta. Retire do fogo, e ainda quente, coloque nessa ordem e vá mexendo: o tempero verde, os pedaços de banana, a uva passa, os pedaços de tomate, os pedaços de abacaxi e os pedaços de castanha de caju.
  • Depois de tudo bem misturado, o prato está pronto para servir.

Receita número 2 – Manga, banana e abacaxi

A receita a seguir serve 10 porções e pode ser preparada em um tempo médio de 15 minutos. É feita com farofa pronta, o que encurta o tempo de preparo. Uma opção para quem está precisando preparar algo especial, mas não tem muito tempo.

1- Ingredientes necessários para fazer a receita de farofa doce:

  • As frutas: meia manga picada em pequenos pedaços; 1 maça pequena picada em pequenos pedaços; meio abacaxi picado em pequenos pedaços.
  • E mais: 1 embalagem de farofa pronta da sua preferência (normal, não compre com nenhum sabor especial que poderá alterar o gosto do prato); 1 colher de manteiga; 50 gramas de bacons em pedaços bem pequenos e 1 cebola média picada em pedaços pequenos.

2- Como preparar:

  • O primeiro passo é levar ao fogo baixo, o bacon picado em pequenos pedaços e em seguida, acrescentar a colher de manteiga. (o ideal é usar uma panela antiaderente).
  • Assim que o bacon estiver crocante, acrescente os pedaços de cebola, deixe fritar até que fique dourado.
  • Vá colocando aos poucos, sempre em fogo baixo, mexendo sem parar a farofa pronta.
  • Em seguida, coloque os pedaços de maçã e também os pedaços de manga. Mexa bem até que a fruta, maçã,  esteja com aparência de cozida.
  • Retire do fogo e coloque na vasilha onde será servida a farofa. Em seguida, acrescente os pedaços de abacaxi, mexa bem e aguarde pelo menos 30 minutos para somente depois servir. Esse tempo serve para que o calor da farofa que acabou de sair do fogo, se misture com o suco dos pedaços de abacaxi.
  • Passado os 30 minutos, antes de servir, dê mais uma mexida e pronto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acompanhamentos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *