Receita de Sopa

Sopa é um prato tradicional do inverno, mas também existem sopas refrescantes apropriadas para a estação mais quente do ano. A verdade é que a maioria das pessoas gosta de sopas, que pode ser um prato nutritivo, saboroso e muito fácil de fazer, podendo facilmente ser congelado sem perder seu sabor e sua consistência, e podem ser servidas como entrada para o almoço ou jantar ou mesmo como único prato. A base das sopas são os caldos de carne, de peixe, de frango, de peixe ou de legumes. Uma boa dica é preparar os caldos e utilizar quando for preciso.

Receita de Caldo Básico

Para preparar um caldo de base para sopas, cozinhe o carne, o frango, o peixe ou os legumes com temperos a gosto, que podem ser cebola, tempero verde, alho e sal por uma hora na panela de pressão. A preferência é por carnes e galinha com osso e quando for fazer o caldo de peixe pode-se usar a cabeça do peixe que é muito saudável. Coe o caldo e o congele ou então outilize imediatamente no preparo da receita de sopa escolhida.

Canja de Galinha

Ingredientes: uma galinha, tempero verde, 1 cebola, 1 dente de alho, ½ xícara de arroz, 2 batatas médias e sal a gosto. Modo de fazer: cozinhe a galinha partida em pedaços em 2 litros de água, com as batatas picadas e a cebola e o alho inteiros, até que a carne solte dos ossos. Então coe tudo e reserve o caldo. Retire a carne dos ossos e desfie, acrescente ao caldo e devolva ao fogo, adicionando o arroz e o tempero verde bem picadinho. Deixe cozinhar até o arroz abrir ao meio. Sirva quente.

Canja

Sopa de Feijão

Ingredientes: 2 xícaras de feijão pronto, 1 litro de caldo básico para a sopa (receita acima) ou água, ½ xícara de arroz ou macarrão de conchinha, 4 folhas de couve picadas. Modo de fazer: bata o feijão com o caldo básico no liquidificador e então leve ao fogo médio até ferver, adicione o macarrão ou arroz e a couve e deixe cozinhar por 10 minutos. Sirva bem quente com tempero verde picado por cima.

Sopa

Sopa de Legumes com Macarrão

Ingredientes: 1 litro de caldo básico para sopa de carne ou de frango, 1 cenoura, 2 batatas, 1 fatia média de abóbora, 1 cebola, 1 xícara de vagem, 1 xícara de repolho, 1 talo de salsão, 1 maço de tempero verde e ½ quilo de macarrão de conchinha para sopa. Modo de fazer: Coloque o caldo de carne em fogo médio até levantar fervura, então adicione os legumes picados do mesmo tamanho e deixe cozinhar até que estejam bem macios. Então acrescente sal e orégano se for de seu gosto e depois coloque o macarrão e aguarde levantar a fervura, então desligue o fogo e aguarde por 15 minutos com a panela bem fechada. Na hora de servir aqueça novamente e adicione o tempero verde picado sobre cada prato.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sopa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *