Comida Francesa

Culinária Francesa

A culinária francesa é conhecida mundialmente por ser rica no quesito de diversidade de pratos e ingredientes utilizados no preparo.

Comida Francesa

Comida Francesa

Sofisticação e elegância não são apenas características da vida dos franceses. Até os pratos que eles comem possuem um toque de refinamento.

Da mesma maneira de quando se pensa em moda se lembra de Nova York, ao se falar de gastronomia somos levados a pensar instantaneamente na França.

História da cozinha francesa

Internacional

Internacional

A comida francesa tem evoluído durante muitos séculos. O gosto pela gastronomia começou a se formar já na Idade Média, essencialmente na cidade de Paris, mas foi se espalhando por todo o território Frances, Europeu e atualmente, mundial.

Comiam-se usando as mãos, e todos se fartavam com imensas porções de carne; apesar da aparente falta de bons hábitos, os banquetes eram muito comuns e admirados naquela época principalmente pelos nobres.

Características

Tipos

Tipos

A comida francesa tem uma enorme variedade de ingredientes sendo comparada apenas com a cozinha chinesa. As terras francesas têm diversos aspectos geográficos e climáticos, que contribuem para que uma grande diversidade de produtos seja produzida.

A herança cultural e regional francesa foi decisiva para que suas receitas fossem apreciadas durante todos esses anos por várias pessoas do mundo todo.

Quase todas as especialidades francesas são pratos típicos de alguma região de lá. E apesar das receitas serem conhecidas por toda a França, a qualidade do preparo e dos ingredientes é ainda maior nas regiões de origem.

A primeira regra básica para uma boa comida francesa é a simplicidade. Os grandes chefes da cozinha não se atraem por comidas complicadas. Outra característica é o uso de produtos sem muitos temperos para que possam manter o seu sabor original.

Para um brasileiro que está acostumado com os cardápios lotados de uma variedade de pratos e porções diferentes se assustaria certamente com a simplicidade dos menus franceses. Ervas, suco de limão e vinagre são os temperos da vez.

Mas nenhuma dessas características seria suficiente se não fosse pela característica que mais faz diferença na hora do preparo de um prato: os chefes franceses são extremamente criativos e inventores. Com poucos ingredientes inventam pratos e novas combinações de sabores.

Para quem fizer uma visitinha à França, não deixe de experimentar um dos mais tradicionais pratos da comida francesa – o Foie gras, que é o fígado de pato ou de ganso que foi super alimentado e fica de um tamanho gigante.

Como escolha de sobremesa, para os viciados em trufas, saiba que essa é, juntamente com o foi gras, uma das maiores iguarias da culinária francesa.

Outros pratos típicos: pot au feu (carne de bom com cenouras e batatas), steak tartare (carne de boi comida crua com vários temperos) além de pratos feitos com frutos do mar (geralmente cozidos e servidos com maionese) e os queijos.

E é claro, não adianta comer nenhuma dessas maravilhas sem tomar um delicioso vinho francês.

Por Carol C.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>