Comida Natural

Ainda hoje, muitas pessoas usam o termo ”comida natural” em várias situações, mas sem saber ao certo o que o termo significa realmente. Ele é amplamente usado com vários significados, mas não tem uma definição legal.

Definição

Em Busca de uma Definição Formal:

A primeira vez que o nome “comida natural” foi usado, ele se referia às comidas macrobióticas. Depois, passou-se a chamar todas as comidas sem produtos industrializados de ”comidas naturais”. Há quem use o termo para falar das comidas usadas em dietas.

Macrobiotica

Porém, as Diferenças são Claras:

Alimentos macrobióticos: O termo macrobiótico tem origem grega e quer dizer “que vive muito, de longa vida”. É uma dieta que envolve o consumo de grãos e cereais e vegetais. Não se consomem comidas processadas ou refinadas. Muitas pessoas acreditam que essa seja a dieta ideal para a prevenção do câncer, mas isso não foi formalizado pela medicina que ainda aconselha que esse tipo de dieta não deve ser usada como meio exclusivo de prevenção, por não ser completa e suficiente para o organismo humano.

Produtos diet e light: É muito vasta a lista de produtos que o mercado oferece hoje em dia para aqueles que buscam perder peso de forma ”natural”. É por isso mesmo que existe uma dúvida quanto aos termos dados para esses produtos.
Os produtos light são aqueles que possuem uma redução na quantidade de calorias ou nutrientes ”engordativos”. Ideais para aqueles que querem fazer uma dieta. Porém, esses alimentos não estão livres da presença do açúcar.
Já os produtos diet, são aqueles ideais para os diabéticos, pois o açúcar é trocado por produtos similares, como a frutose.

Produtos orgânicos: foi o Departamento de agricultura dos Estados unidos (USDA) que oficializou o termo ”orgânico”. Os produtos orgânicos são aqueles que não contem fertilizantes, antibióticos, colorantes, adoçantes artificiais e nem aromatizantes em seu processo de produção. Outra condição para que o alimento seja orgânico é que ele não pode ser transgênico, ou seja, não pode ser um organismo que contém um ou mais genes transferidos artificialmente de outra espécie.

Mesmo que a comida orgânica sendo a que mais chegue perto de algo que seja verdadeiramente ”natural”, a definição de comida natural ainda é inexistente.
O que se sabe, é que o alimento orgânico é um tipo, ou poderia estar inserido dentro dos tipos de alimentos naturais.

Alimentos Radicalmente Naturais:

Com milhões de adeptos nos dias de hoje, os vegetarianos tem ganhado espaço na sociedade e conquistado um mercado especialmente particular.
Vegetariano é a pessoa que se alimenta estritamente de comidas naturais. Há diversas variantes. Há os vegetarianos que não comem carne ou derivados de carne, consumindo apenas vegetais, frutas, grãos e frutos secos. Eles também se dizem consumidores de ”comida natural”.

Independente de qual dessas variações você estiver, ou se está pensando em começar a seguir alguma delas, lembre-se: procure sempre um profissional para lhe orientar, pois alimentação apenas de produtos naturais não significa 100% de saúde. O seu corpo pode requerer mais do que esses alimentos podem dar.

Vegetariana

Por Carol. C.

3 comentários

  1. Selma Silva de Paiva Brasil

    Gostaria de receitas vegetarianas, gostaria de parabenizar a todos com este conteúdo receitas maravilhosa para quem quer ter uma boa saúde.

  2. shirley de oliveira toledo

    Adorei , gostaria de receber receitas vegetariana e trocar esperiencias

  3. A comida natural ainda é a melhor melhor opção

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>